Segundo os dados apresentados pela Pace Pulse Brasil, o novo comportamento do consumidor durante a pandemia acelerou a entrada do público idoso no comércio eletrônico.
A informação é de que o público entre 55 e 73 anos de idade já faz mais compras no ambiente on-line do que físico. Segundo a pesquisa, 44% das pessoas desta faixa etária já preferem encomendar compras de supermercados, por exemplo.
A tendência é de que o comportamento do consumidor não mude em um mundo pós-pandemia. Esta projeção se dá por diversos motivos, entre eles a praticidade e a preocupação com a saúde.
É inevitável que, mesmo após a vacinação contra o coronavírus estar completa, a população idosa mantenha alguns cuidados pela saúde. Comportamento este que deve priorizar o ambiente virtual para diversas atividades cotidianas.
Aqueles que estão inclusos no público entre 55 e 73 anos ou já ajudaram parentes próximos nessa faixa etária, sabem que nem todos os sites e sistemas são amigáveis para quem não está familiarizado com tecnologia. Ícones, formulários e até processos que para os jovens são naturais e de fácil entendimento, podem ser um empecilho para as pessoas de mais idade. Por isso, as marcas estão, cada vez mais, investindo em melhorias na experiência do usuário (UX).
Tornar os seus ambientes virtuais amigáveis a todos os públicos, principalmente no nicho de comércio eletrônico, se tornou uma obrigação para qualquer marca que pretende crescer na internet.
Com o público idoso representando pouco mais de 6% do total de clientes de comércio eletrônico em 2020, o mercado começou a dar mais relevância para os mais velhos na hora de criar suas estratégias de negócio.
Após a pandemia, a expectativa do mercado é que esse comportamento seja o novo “convencional”. Pois cada vez mais a população idosa está conectada à internet e gerando consumo on-line.
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