Pandemia iniibiu procura por mamografia
Em 2020, toda a atenção da imprensa voltou-se justificadamente à pandemia do Coronavírus e todas os demais males foram relegados a um segundo ou terceiro plano e a queda na procura por mamografia caiu para mais da metade em relação ao ano passado.
De uma hora para a outra, assuntos como formas de contágio, leitos de UTI, diagnóstico dos sintomas e desenvolvimento de vacinas e medicamentos passaram a fazer parte das conversas com familiares e amigos.
A repercussão diária de assuntos relacionados à Covid-19 e suas consequências em todos os meios de comunicação reforçou naturalmente a conscientização de todos e contribuiu para o aumento do controle da pandemia.
O lado negativo é que tirou o foco sobre outras doenças que são igualmente perigosas, como o câncer de mama.
O medo precisa ser rompido
O Outubro Rosa chegou e com isso é importante colocar o câncer de mama novamente em pauta.
Segundo a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), quase 627.000 pessoas faleceram em 2018 devido ao câncer de mama no mundo.
O câncer de mama é o tipo de tumor mais comum entre as mulheres no Brasil e pode ser detectado por auto exame, e depois com mamografia:
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que haverá mais de 66 mil casos de câncer de mama no Brasil só em 2020.
Hábitos saudáveis e diagnóstico precoce são ainda as principais medidas para evitar o câncer de mama.
De acordo com o INCA, a adoção de hábitos como atividades físicas regulares, não fumar e beber e alimentação balanceada podem reduzir em 28% o risco da mulher desenvolver o câncer de mama.
O diagnóstico precoce (por meio do autoexame e da realização regular de mamografia), por sua vez, eleva para 95% as chances de cura.
Por isso, é essencial divulgar as medidas preventivas e fazer com que as mulheres conheçam melhor seu corpo e procurem imediatamente o médico ao identificarem alguma anormalidade.
Diversas empresas promovem em outubro campanhas de divulgação e conscientização sobre o câncer de mama entre suas colaboradoras.
Para ajudá-las nesse momento, a POSHER, startup que presta serviços de bem-estar, saúde e beleza nos escritórios, lançou a Campanha Outubro Rosa em sua plataforma de serviços online:
Serão palestras online semanais com informações sobre autoexame e se tiver caroço suspeito faer uma mamografia, nutrição saudável e os aspectos emocionais dos pacientes durante e após o tratamento, com espaço aberto aos participantes para esclarecer dúvidas com os especialistas em saúde.
Para participar das lives interativas, basta acessar o app da POSHER.
“Diversas empresas nos procuraram com o objetivo de realizar eventos de conscientização sobre o câncer de mama para os seus colaboradores”.
Ddiz Julio Hirose, um dos fundadores da POSHER.
“Decidimos, em função da importância do tema, fazer essa ação gratuitamente para todos, com informações e dicas novas todas as semanas durante o Outubro Rosa”, complementa.
Website: https://www.posherapp.com