De acordo com a Pesquisa de Hábitos do Consumo de 2019, o ticket médio dos presentes para a data foi 54% maior do que o orçamento destinado ao Natal. Mesmo em um ano atípico, o mercado mostra-se otimista e entende que a data pode ser um alívio para os lojistas.
A aposta do varejo
De acordo com dados divulgados pelo site Promoo!, 58,1% dos entrevistados dizem que certamente realizarão compras para a data, mesmo que com um ticket médio menor do que o previsto. Por isso, a aposta das redes varejistas são os brinquedos mais em conta.
Enquanto pais e avós pesquisam os melhores preços, os lojistas já começaram a encher as prateleiras com novidades e tentar recuperar parte do faturamento perdido com o fechamento temporário.
De acordo com o G1, em regiões como Mogi das Cruzes e Suzeno, onde a pesquisa foi realizada, brinquedos têm sido excelentes opções também para adultos e interação familiar, com aumento de até 70% das vendas em itens como jogos de tabuleiro, quebra-cabeças e linhas educativas.
Para o Dia das Crianças, a expectativa dos fabricantes de brinquedos é manter o ritmo de crescimento de, pelo menos, 3% em relação ao ano passado, de acordo com dados divulgados pelo G1.
Francisco Dobrinco, proprietário de uma fábrica de brinquedos de Poa, explica “as lojas reabriram ao mesmo tempo e precisavam repor as mercadorias, então os pedidos vieram todos de uma vez. Estamos aumentando os turnos para tentarmos dar conta da quantidade de pedidos”.
Para aumentar ainda mais as esperanças de retomada, a busca por termos relacionados a presentes para o Dia das Crianças aumentou em até 400%, como brinquedo dia das crianças.
Mobilização do mercado físico
Com a restrição de funcionamento, principalmente de centros comerciais e shoppings, a palavra do momento é a antecipação. Para atrair o consumidor e sinalizar sobre as promoções, as redes precisarão de muito mais esforço – e tempo! Por isso, a divulgação, cenografia e decoração dos espaços, que antes começavam com uma média de 30 dias de antecedência, já estão em andamento.
Isso porque com 10 dias de ampliação de horários, os shoppings já registraram um aumento de 20% no fluxo de clientes. Para Alfredo Cotait, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), a expectativa é que ações promocionais devam estimular “a retomada do comércio e a geração de empregos no setor”.
A vitrine é o ponto de partida das lojas físicas e tem recebido a maior parte dos investimentos, de acordo com Alfredo Pastre – CEO da Bárions Produções, empresa especializada em cenografia e decoração de vitrines.
A sinalização interna com adesivos, displays e expositores para destacar categorias de produtos; combos promocionais e estratégias de compre mais e pague menos; cash back e brindes são outras fontes de atração e conversão de vendas.
Estratégias de integração entre loja física e e-commerce, assim como ações em redes sociais, e outros canais online, são fundamentais para o sucesso da ação.
Para saber mais sobre como preparar lojas físicas e estimular o consumo para o Dia das Crianças, acesse: barions.com.br/dia-das-criancas
Website: http://www.barions.com.br