O consumo foi uma das áreas que mais sofreram transformações com a pandemia causada pelo coronavírus. De acordo com Compre&Confie, a partir das novas necessidades identificadas com o isolamento social, as vendas pela internet cresceram mais de 80% só em abril deste ano. Além disso, predomina uma reflexão sobre como viver a partir de agora. Dessa forma, tornou-se necessário alterar comportamentos que, até então, eram naturais. Dentre alguns dos hábitos que o novo consumidor vem adotando, estão os seguintes:
Procurar informações detalhadas
No tempo em casa durante a quarentena, consumidores tiveram a oportunidade de repensar suas necessidades de compra. Cada vez mais, as motivações são menos focadas no impulso. O consumidor do futuro se interessa pelos detalhes da compra que ele irá realizar. Para os empreendedores, uma dica é apostar numa comunicação transparente sobre os seus negócios – afinal, os clientes provavelmente já terão pesquisado bastante sobre as empresas em questão.
Conhecer a fundo a empresa
Neste novo cenário, o consumo consciente indica comprar menos, escolher melhor e tentar estender a duração de cada compra. Para chamar a atenção desse tipo de cliente, as empresas devem apostar na divulgação de informações adicionais, trazendo detalhes do processo de produção, relatos sobre o impacto da marca na sociedade, seu modo de valorizar os colaboradores e a participação em programas sociais.
Fazer uso de peças reutilizadas
De acordo com dados de mercado, como pesquisas realizadas pelo SEBRAE, a procura por brechós vem aumentando nos últimos anos – e o hábito de comprar peças de segunda mão deve se intensificar no futuro. Isso porque o reaproveitamento aumenta a vida útil das peças, evitando o descarte inadequado. Este é o momento perfeito para fazer uma limpeza no armário e ainda conseguir uma grana extra. Separar roupas, sapatos, e outros itens que não estão sendo mais usados e vendê-los pela internet é uma ótima escolha.
Incentivar a economia local
A atenção do novo consumidor para a economia local ganhou destaque, pois é uma saída que mantém o mercado em movimento e gera benefícios para a região. Quanto mais comércios locais, mais oportunidades de novos empregos para a população. Para as empresas, uma boa forma de manter os negócios em dia é conquistar novos consumidores através da internet. Com o aplicativo Sicredi Conecta, por exemplo, empresas podem se aproximar de seus clientes potenciais, e ainda divulgam seus produtos gratuitamente.
Usar a tecnologia como facilitadora
O novo consumidor vem apostando em compras que sejam rápidas e seguras. Nesse contexto, a tecnologia torna-se uma aliada, já que os celulares são cada vez mais úteis para facilitar as compras. Para as empresas, é muito importante estar presente no meio digital – seja com um site, em redes sociais ou através de aplicativos, como o Sicredi Conecta.
Criado pelo Sicredi – a primeira instituição financeira cooperativa do país –, o aplicativo funciona como uma vitrine virtual para seus associados divulgarem produtos e serviços. Além de facilitar a venda de uma forma rápida e segura, ele também incentiva a economia local. Os empreendedores podem contar com dicas para aumentar a renda e trazer mais visibilidade para os seus negócios. Para saber mais, basta acessar o portal www.sicredi.com.br/conecta.
Website: http://www.sicredi.com.br/conecta