Link building é um dos pilares de uma estratégia de SEO. É necessário construir uma rede de links em torno das páginas para mostrar ao Google que é uma autoridade na área de atuação.
O buscador acredita muito no que os links têm a dizer. É por meio deles que o robô rastreia novos conteúdos para indexar e percebe como as páginas se relacionam.
E são essas relações que mostram para ele a relevância de uma página na web — o que é essencial para ter um bom posicionamento nos resultados da busca.
É por isso que não basta as pessoas criarem um site com design responsivo, melhorar a velocidade das páginas e criar conteúdos relevantes. É hora de olhar para o link building e construir uma poderosa rede de links para o site.
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O que é Link Building?
Link building é o conjunto de estratégias de SEO que visa construir uma rede de links para uma página que direcionem tráfego e fortaleçam a autoridade diante dos mecanismos de busca.
Esses links podem ser externos ou internos. Mas quando se fala em link building, geralmente se pensa nos links externos, ou seja, aqueles links que são conquistados de outros sites, também chamados de backlinks ou inbound links.
Esses links têm o papel de mostrar ao Google a popularidade e a autoridade do site diante do mercado. O buscador investiga os links que direcionam para o site para saber se ele é bastante citado e se tem boas referências.
Quanto mais links ele receber de sites confiáveis, populares e referenciais, mais relevante ele demonstra ser na área de atuação.
Nessa análise, a inteligência do algoritmo permite também verificar o texto-âncora, o conteúdo em torno do link, a posição na página. E tudo isso impacta na indexação e no rankeamento da página que foi linkada.
Mas o link building engloba também os links internos, ou seja, aqueles links que são incluídos nas próprias páginas. Eles podem direcionar tanto para dentro quanto para fora do site.
O Google também avalia esses links para entender a qualidade e a relevância de uma página e, portanto, se ela merece um melhor posicionamento nos resultados da busca.
Mas, como tudo em SEO, é preciso pensar no usuário antes de pensar no robô. Por isso, os links são primeiramente uma forma de melhorar a experiência do usuário ao fazê-lo navegar por outras páginas e conhecer outros conteúdos.
Em vez de forçar a barra para fazer link building, insira links apenas quando eles fazem sentido para o usuário. É assim que o site irá ganhar tráfego e autoridade com essa estratégia.
O que é Google Alerta?
O Google Alerts é um serviço que detecta novos conteúdos indexados pelo Google e notifica usuários cadastrados por email ou RSS. Para isso, basta inscrever e empresa a partir dos termos e palavras-chave sobre as quais querem receber alertas de novidades.
Esse serviço facilita o processo de pesquisa, permitindo mais agilidade e praticidade na hora de ler conteúdos, já que os alertas garantem que o inscrito não perca nenhuma novidade sobre determinado assunto.
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Além disso, aliado a ferramentas de tendências de buscas como o Google Trends, o Google Alertas pode ajudar no ranqueamento de palavras-chave nos mecanismos de busca (SEO). Isso porque é possível identificar o que concorrentes e outras empresas estão escrevendo sobre um determinado assunto e, com isso, também incluí-lo em na estratégia de marketing de conteúdo da empresa.
Como fazer Link Building usando o alertas do Google?
Link building é uma técnica de SEO que pode ser desenvolvida com a ajuda do Google Alerta. Menções em sites através de linkagem externa é um dos fatores principais que influenciam no rankeamento do Google.
As pessoas podem usar o Google Alerta para cadastrar o nome da empresa ou variações dele e depois monitorar as menções através dos alertas. Com isso, conseguirão saber quais sites estão mencionando a empresa. Se algum deles não estiver fazendo a linkagem para o site, entre em contato requisitando o link.
Dessa forma, conseguirão criar backlinks de qualidade e manter uma boa reputação e autoridade nos buscadores. Consequentemente, as chances de rankear no topo do Google aumentam.
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