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O valor de uma estratégia de link building bem-sucedida

por Paulo Fernandes Maciel
Representação gráfica de link building

Como montar uma estratégia de link building bem-sucedida

O SEO é a principal estratégia de marketing digital, seja para uma empresa grande ou pequena, que vende produtos ou oferece serviços.

Representação gráfica de link building

Além do SEO on page e do Marketing de Conteúdo, que já falamos antes, o link building é, definitivamente, uma estratégia fundamental em uma consultoria de SEO.

Um dos fatores que o Google leva em conta para definir as posições nos resultados das buscas é a reputação e autoridade dos sites e ele avalia isso de acordo com os links que ele recebe.

A melhor forma de conseguir links de qualidade é produzindo conteúdo relevante, assim, outras pessoas vão naturalmente compartilhar seus posts, fazendo referência ao seu site.

 

O Link Building é uma parte importante de uma estratégia de SEO e fundamental para impulsionar os resultados das buscas.

 

O Link Building é um dos aspectos mais importantes e desafiadores do marketing de busca.

Esse processo é considerado a fase mais importante quando o objetivo é fazer as palavras-chave subirem nos resultados das buscas.

Mas, atualmente, o link building parece ter um papel ainda maior do que apenas apoiar, manter ou melhorar os rankings das suas palavras-chave, já que pode ser utilizado também para influenciar outros aspectos do marketing online.

Portanto, a “construção de links” deve ser parte de sua estratégia de crescimento.

Mais do que acrescentar relevância para o seu site, links publicados em outros sites devem ajudar a gerar tráfego para o seu site diretamente.

 

Confira neste post 6 etapas importantes para uma estratégia de link building bem-sucedida.

 

Mas antes entenda como o link building ajuda seu site a rankear bem:

 

  • O link building agrega valor à página para o qual o link está direcionado, permitindo-lhe melhorar a sua visibilidade nos motores de busca.
  • Agrega valor também a todo o domínio, permitindo que cada página nesse melhore seu ranking.
  • O texto do link (texto âncora) é uma indicação para o mecanismo de pesquisa do tópico do site e mais especificamente a página de recebimento.
  • As pessoas clicam em links, resultando no chamado tráfego direto.

Link Building como parte de sua estratégia de crescimento

Já vimos que bons links vão ajudar suas páginas a classificar-se mais alto nos resultados de pesquisa do Google.

Isso, no entanto, não é a única coisa que os links fazem.

Backlinks também ajudam a obter mais tráfego (referência) para o seu site.

Uma estratégia de link building deve levar em conta que a função dos links é enviar o usuário para páginas que poderá gostar.

Agências de link building usam a estratégia para o crescimento do público do site colocando links em sites que realmente gerarão tráfego.

Um bom link building, em primeiro lugar, atrai tráfego para o seu site.

 

Confira as fases dessa estratégia:

 

Passo 1: conheça seu público

Se você deseja aumentar a audiência do seu site, é preciso descobrir como expandir seu público ou como encontrar um novo target.

Você deve, portanto, saber duas coisas: quem é o meu público no momento e quem é o meu público ideal.

Adaptar o conteúdo do site para atingir este novo grupo de pessoas é importante, mas para alcançar esses públicos “novos”, links de outros sites apontando para o seu são importantes.

Para começar faça uma pesquisa para conhecer seu público.

Passo 2: faça uma lista de sites que atraem a audiência desejada

Se você já sabe o perfil do seu público atual e o que deseja atingir, já pode começar a fazer uma lista de sites que poderiam ajudá-lo a alcançar essa nova segmentação.

Encontre os sites que atraem esse tipo de público que você deseja atingir.

Links desses sites podem ajudá-lo a alcançar novos visitantes para o seu site.

 

Passo 3: escreva conteúdo de qualidade

Para que outros sites divulguem seu conteúdo, ele deve, simplesmente, ser incrível.

E, o mais importante, deve tratar de assuntos capazes de atrair a audiência de leitores ou consumidores que você está tentando atingir.

Certifique-se de que seus posts e artigos estão bem estruturados e bem escritos.

 

Etapa 4: combine conteúdo com sites

Se você escreveu um post bacana para o seu blog, procure naquela lista da etapa 2, sites identificados com esse conteúdo e que possam publicá-lo.

Se você tem uma abordagem de palavras chave de cauda longa, a quantidade de sites adequados à publicação será pequena.

Faça um esforço para encontrar esses sites que realmente se encaixam no tópico específico do post do blog.

Esses sites provavelmente estarão muito dispostos a publicar seu conteúdo por causa dessa identificação.

Mais importante ainda, os visitantes que virão para o seu site através desse link estarão realmente interessados ​​no tópico do seu artigo (possibilitando maior conversão e visitas periódicas).

 

Passo 5: prospectando links

Depois de escrever um bom post e encontrar sites que se encaixam no conteúdo dele, você deve entrar em contato para consultar a possibilidade de publicação.

A primeira abordagem é oferecer um conteúdo como forma de colaborar com o site.

Mas se isso não funcionar ofereça um exemplar do produto, quando isso for possível.

Comente sobre a qualidade do produto.

A maioria das pessoas ficará feliz em publicar o post se isso significar que o receberá de graça!

Você pode usar o e-mail, mas em muitos casos o Twitter ou mesmo um telefonema é uma ótima maneira de entrar em contato.

Certifique-se de chegar de forma pessoal, nunca envie e-mails automatizados.

Mídias sociais

 

Passo 6: use as mídias sociais
Se o seu conteúdo for original e bem estruturado, você poderá alcançar novos visitantes (e possíveis compartilhamentos de links) usando as mídias sociais também.

Certifique-se de tweetar sobre o seu blog, envie posts para pessoas específicas que poderiam gostar do conteúdo.

O Facebook também é uma ótima maneira de obter exposição para seus artigos. E quanto mais pessoas gostarem de compartilhar seus posts, mais links você poderá obter.

 

Conclusão: o link building é uma estratégia de crescimento

Uma estratégia bem sucedida de link building deve sempre ser destinada a trazer um público novo e interessado no seu site.

Um efeito secundário (e bem vindo) será então um ranking mais elevado no Google.

Contanto que você considere o link building como forma de alcançar sites para atrair visitantes, você está no caminho certo.

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