Home Empreendedorismo Mensalidade: como organizar pagamentos recorrentes na minha PME?

Mensalidade: como organizar pagamentos recorrentes na minha PME?

por Agência Canal Veiculação

Por Marcelo Lombardo

A gestão financeira representa uma parte considerável da gestão operacional de uma empresa de pequeno ou médio porte. Aquelas que possuem pagamentos recorrentes, as famosas mensalidades, precisam de uma atenção especial para que nada fique esquecido, gerando assim prejuízos para a empresa.

Nesse sentido, nada de fazer isso de forma manual. Contar apenas com a atenção de um funcionário ou mesmo do empreendedor pode não ser suficiente, principalmente à medida que a empresa vai aumentando o número de clientes mensalistas, fazendo com que, em determinados dias do mês, acumulem-se uma grande quantidade de notas, boletos e e-mails a enviar, tudo manualmente e sujeito a erros. Para otimizar e profissionalizar essa parte da gestão, nada melhor do que contar com um software ERP.

Ao contrário do que muitos empresários de PMEs podem pensar, ERPs não são só para empresas grandes. Felizmente, hoje existem opções no mercado de sistemas que além de acessíveis do ponto de vista financeiro, são muito fáceis de usar, simplificando a gestão em vez de complicá-la ainda mais – como é comum ver em alguns softwares.

Uma das maiores vantagens de um ERP é ter todas as informações concentradas num só lugar. Isso evita que dados fiquem concentrados nas mãos de uma ou duas pessoas e que acabem se perdendo por motivos banais. Além de reduzir a centralização, diminui também as probabilidades de erros, já que tudo fica automatizado.

O ERP faz o controle do envio dos boletos, emissão e armazenamento das notas fiscais e também a averiguação de pagamentos e eventuais inadimplências. É possível ainda integrar todas essas informações ao estoque e demais transações financeiras da empresa – tendo um controle central de todas as contas a pagar e a receber.

A possibilidade de ter tudo unificado, e ainda ter uma visão estratégica do negócio, é uma ferramenta poderosa de ação e planejamento para qualquer empresa. No caso de uma PME essa importância é ainda maior, visto que muitas vezes é o próprio dono que comanda a parte financeira. Profissionalizar a gestão é a melhor maneira de caminhar rumo ao crescimento.

Marcelo Lombardo é idealizador do produto Omie e CEO da Omiexperience.

Sobre Omie: www.omie.com.br

Omie é um ERP que oferece uma plataforma completa de gestão empresarial na nuvem para controlar todos os processos financeiros, de CRM, vendas e serviços, além de emissão de boletos e NF-e, com foco em PMEs. Com um visual simples e intuitivo, o sistema é muito fácil de ser operado e todas as informações fiscais e contábeis são integradas automaticamente com o contador, independente do software que ele utilize. Tudo isso, sem limites de usuários ou cobranças adicionais. “Ter uma gestão confiável é crucial para que uma empresa possa crescer. Acreditamos nisso e desenvolvemos um ERP capaz de atender as necessidades do negócio e ainda ser atrativo ao usuário”, esclarece Marcelo Lombardo, sócio-fundador da Omiexperience.

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