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Climatização centralizada reduz custos e causa menor impacto ambiental

por Paulo Fernandes Maciel

Ar-condicionado e sustentabilidade: como a climatização centralizada reduz custos e causa menor impacto ambiental

A busca por soluções que aliam eficiência energética e conforto térmico tem crescido no Brasil, tanto em residências quanto em espaços comerciais. O país, que já é o segundo maior mercado de ar-condicionado do mundo, registrou um aumento expressivo na demanda por esses equipamentos de climatização centralizada em 2024. Além disso, previsões do Met Office, centro nacional de meteorologia do Reino Unido, indicam que 2025 será um dos três anos mais quentes já registrados, reforçando a necessidade de sistemas de climatização eficientes.

Tecnologia de climatização centralizada desenvolvida pela Gree, com 150% de capacidade simultânea, climatiza múltiplos ambientes usando uma única condensadora, otimiza custos e reduz as emissões de gases de efeito estufa

Atenta a esse cenário, a Gree, considerada uma das maiores fabricantes de ar-condicionado do mundo, lançou em 2024 o G-Max Multisplit, o primeiro condicionador de ar multisplit da marca com gás R-32 produzido no Brasil. A solução de sistemas de climatização centralizada se destaca pela capacidade de reduzir custos operacionais, minimizar o impacto ambiental e oferecer eficiência energética, além de proporcionar uma refrigeração eficiente, ao operar com apenas uma condensadora, e proporcionar alta flexibilidade de instalação.

Com capacidade de até 48 mil BTUs, o G-Max permite conectar múltiplas unidades internas com um total de cinco unidade em até seis modelos diferentes — high wall, cassete, cassete 1 via, piso-teto e duto — garantindo até 150% de capacidade simultânea para os ambientes. A tecnologia inverter, utilizada pela Gree em todos os seus produtos, ajusta a potência conforme a demanda, operando com cargas térmicas parciais a partir de 25% da potência nominal, o que reduz o consumo de energia.

Projetado para ambientes residenciais e comerciais, o G-Max simplifica a instalação e a manutenção, otimizando tempo e investimentos. Todas as unidades utilizam o fluido ecológico R-32. A versão de 48 mil BTUs conta com carga suficiente para até 50 metros de tubulação no total, sem necessidade de fluido adicional. Em instalações com múltiplas evaporadoras, essa carga é distribuída entre elas, garantindo um funcionamento eficiente dentro do limite máximo de tubulação.

A eficiência energética do G-Max também contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa, alinhando-se às demandas globais por soluções sustentáveis. “O G-Max representa nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade. Por meio dele e de outros produtos, buscamos oferecer alternativas modernas e acessíveis para climatização”, destaca Nicolaus Cheng, diretor comercial da Gree.

Planta da Gree Zona Franca de Manaus,

Sobre a Gree Electric Appliances     


Fundada em 1991 e listada na Bolsa de Valores de Shenzhen em 1996, a Gree Electric Appliances, Inc. é um líder global em soluções de climatização e eletrodomésticos, com sede em Zhuhai, China. Com cerca de 80.000 funcionários e 77 bases de produção em todo o mundo, a Gree oferece produtos inovadores em mais de 190 países.

A empresa se destaca por seu compromisso com a qualidade, desenvolvimento sustentável e inovação tecnológica, possuindo mais de 120 mil patentes. Presente no Brasil desde 2001, conta com uma filial em Manaus, capital do Amazonas.

A Gree é a primeira empresa chinesa de eletrodomésticos a investir e construir uma fábrica no Brasil, tornando-se símbolo da capacidade de cooperação entre China e Brasil. A fábrica brasileira tem cerca de 100 mil metros quadrados e conta com mais de 1.300 funcionários. A Gree Brasil opera 100% com produtos próprios no País. 

Para saber mais, acesse: Link.   

   Entrando em um novo mercado 

Em 2025, a marca completa 25 anos no Brasil, tendo investido mais de R$ 20 milhões nesse período. A Gree planeja ingressar no mercado de linha branca com o lançamento de uma nova lava e seca, prevista para o segundo semestre de 2025. Este lançamento marca a entrada da empresa em um novo segmento, ampliando sua oferta de produtos e alcançando um público ainda mais diversificado.

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