Thales Alenia Space transfere tecnologia para a indústria espacial brasileira
Parceria da Thales Alenia Space com a Agência Espacial Brasileira (AEB) vai garantir a soberania do Brasil na indústria espacial brasileira;
No desenvolvimento de instrumentos ópticos para satélites de observação da terra
• A Transferência de Tecnologia (ToT) vai permitir ao Brasil se tornar um dos principais contribuintes nos mercados espaciais.
Thales Alenia Space (TAS), uma joint venture entre a Thales (67%) e Leonardo (33%), e a AEB;
Assinam contrato para transferência de tecnologia para a indústria espacial brasileira que capacita o Brasil a projetar e desenvolver instrumentos ópticos para satélites de observação da terra.
Leia também:
Telefone molecolá está com os dias contados
Engenheiros criticam leilão do SGDC o mesmo fim dos Brasilsat
Aporte ao programa SGDC
A assinatura do contrato é parte do programa SGDC – Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas – do Governo Federal;
Que tem como objetivo prover a cobertura de serviços de internet a 100% do território nacional e fornecer um meio seguro e soberano para as comunicações estratégicas do governo brasileiro.
Lançado com sucesso em 2017, o satélite SGDC foi desenvolvido pela Thales Alenia Space e hoje já conecta, por meio da banda Ka, mais de 7.000 escolas públicas, levando internet até as regiões mais remotas do país.
Transferência de tecnologia
Indiferente às polêmicas geradas pelo Exmo. Presidente francês a iniciativa privada atua.
A Thales está comprometida com a transferência de tecnologia para o país desde o início do programa SGDC, em 2013.
Cinco empresas e mais de 40 engenheiros brasileiros já foram treinados, na França, em diferentes sistemas de tecnologia espacial, supervisionados pela equipe do programa da Thales Alenia Space.
Em 2015, a empresa inaugurou em São José dos Campos o seu Centro de Tecnologia Espacial, onde faz a gestão dos programas de transferência de tecnologia.
Tecnologia para acelerar nossas expertises
A transferência de tecnologia para a indústria espacial brasileira ampliará a capacidade nacional no desenvolvimento e fabricação de sensores ópticos;
Isso além de permitir a abertura de mercados internacionais para o Brasil no seleto grupo de produtores de câmeras de alta resolução para satélites.
Em complemento, a empresa receptora da tecnologia, uma vez capacitada, poderá fazer parte da cadeia de suprimentos da TAS – Thales Alenia Space.
“Estamos muito satisfeitos com este novo contrato para transferência de tecnologia”.
Disse Jean Horanieh, diretor de Cooperação Industrial e Parcerias da Thales Alenia Space.
“Este último acordo vai expandir a capacidade do Brasil de desenvolver e fabricar sensores ópticos e abrir os mercados internacionais para câmeras de satélite de alta resolução do Brasil”.
“Estamos muito orgulhosos com mais esta parceria entre o Brasil e a França, através da AEB e da Thales Alenia Space”.
Afirma Ruben Lazo, Vice-Presidente da Thales América Latina.
“Faz parte do DNA da Thales poder contribuir com o desenvolvimento de tecnologia local, apoiando o país nos seus grandes desafios, e isso muito nos honra”.
* Thales Alenia Space assinou o contrato do SGDC com a Visiona (joint venture entre a Embraer e a Telebras) no final de 2013 uma pena ser no governo dos corruptos.
Este programa desempenha um papel fundamental no plano de desenvolvimento da Agência Espacial Brasileira/Telebras, além de abordar o plano estratégico do Ministério da Defesa.
Sobre Thales Alenia Space
Com mais de 40 anos de experiência e uma combinação única de habilidades, conhecimentos e culturas-
A Thales Alenia Space oferece soluções de baixo custo para telecomunicações, navegação, observação da Terra, gestão ambiental, exploração, ciência e infraestruturas orbitais.
Tanto os governos como o setor privado contam com a Thales Alenia Space para projetar sistemas baseados em satélite que fornecem conexões e posicionamento a qualquer hora, em qualquer lugar, monitoram o nosso planeta e aprimoram a gestão de seus recursos, e exploram o nosso Sistema Solar e além.
A Thales Alenia Space vê o espaço como um novo horizonte e ajuda a construir uma vida melhor e mais sustentável na Terra.
Uma joint venture entre a Thales (67%) e Leonardo (33%), a Thales Alenia Space também se une à Telespazio para formar a Space Alliance das empresas controladoras, que oferece uma gama completa de serviços.
A Thales Alenia Space apresentou uma receita consolidada de cerca de 2,5 bilhões de euros em 2018 e conta com cerca de 8.000 funcionários em nove países. www.thalesaleniaspace.com