Projeto EducaBenner investe em capacitação mesmo diante de cenário recessivo. A iniciativa visa à retenção de talentos, apostando na satisfação interna, qualificação e incentivo ao desenvolvimento dos colaboradores e também melhora no atendimento aos clientes. “Atualmente, perder um cliente ou bons talentos é muito mais oneroso para a empresa”, explica Marcelo Curbete, responsável pela área de Recursos Humanos do Grupo Benner.
O projeto propiciará formação nas áreas de tecnologia, negócios, carreira (liderança e comportamental) e cursos livres (essenciais),afim de padronizar a qualificação da base de 1.200 colaboradores.
Atualmente , o Grupo Benner está entre os cinco principais players nacionais, no mercado de software de gestão empresarial, com soluções em software, serviços e BPO (Gestão de Processos Administrativos).
O Grupo Benner, que recentemente passou por uma reformulação em sua estrutura organizacional, iniciou em maio o projeto EducaBenner, uma Universidade Corporativa, que reforça a preocupação com o conhecimento e a capacitação dos profissionais da companhia. Hoje, o Grupo é composto por sete empresas com mais de 1.200 colaboradores que atuam nos dois centros de desenvolvimento de tecnologia, sediados em Blumenau e Maringá, e em escritórios localizados em São Paulo, Alphaville, Curitiba e Rio de Janeiro. Para Marcelo Curbete (ao lado), responsável pelo RH do Grupo Benner, o grande diferencial do projeto é o fato da companhia ter criado uma equipe interna que trabalha exclusivamente para o EducaBenner. “São profissionais dedicados para produção dos cursos e conteúdos específicos”.
Curbete conta que esses analistas de treinamento ficam nas unidades de Blumenau e Maringá. “Eles elaboram os cursos pensando na nossa tecnologia, nos negócios e serviços da Benner., sempre em conjunto com as lideranças. Almejamos o desenvolvimento de competência dos colaboradores, criando os cursos sob medida”. Todo o conteúdo é desenvolvido de forma personalizada. São cursos focados, de curta duração e ágeis. Outra vantagem é que, na modalidade on-line, o conteúdo fica disponível e pode ser acessado novamente de acordo com a necessidade do funcionário.
O EducaBenner contempla formação em diversas frentes: área técnica (tecnologia), negócios, carreira (liderança e comportamental) e cursos livres (essenciais) que visam padronizar toda a capacitação de base. A expectativa é que 70% dos funcionários sejam beneficiados ainda neste ano.
A iniciativa soma-se à parceria já existente com o IPED – empresa de cursos online virtuais que fornece cursos em diversas áreas. E o projeto é ainda mais ambicioso: o objetivo para 2017 é atender também o público externo (clientes e canais) com capacitação sobre os produtos e as soluções oferecidas pela empresa. Assim, será oferecida uma alternativa à consultoria presencial que é realizada hoje. “Queremos criar um novo canal para os clientes com baixo custo, porém, com mais agilidade e conteúdo”, afirma Curbete.
Retenção dos talentos
A criação de um projeto como esse era uma ideia antiga na Benner e que tomou corpo durante o planejamento estratégico realizado no ano passado (2015). Neste momento de incertezas que o Brasil está enfrentando, o Grupo aposta na capacitação dos seus profissionais para atingir seus objetivos. “Queremos reter nossos talentos e acreditamos que o incentivo à qualificação vai nos ajudar nessa meta. Além disso, com profissionais capacitados, os resultados melhoram: os indicadores internos são alcançados, o amadurecimento profissional interno é elevado e as soluções são entregues com ainda mais eficiência. Atualmente, perder ou um cliente ou bons talentos é muito mais oneroso para a empresa”, explica o executivo de RH.
Severino Benner (acima), CEO do Grupo, enxerga a iniciativa da Universidade Corporativa como a representação de um pilar estratégico do Grupo Benner, que é o capital intelectual. “Não medimos esforços em capacitar e treinar nosso colaborador para seu desenvolvimento pessoal e profissional. Isso reflete na qualidade dos serviços e no atendimento ao cliente”.
Curbete confirma esse ponto de vista. “Além de contribuir para a motivação do nosso profissional, o cliente também recebe benefícios, pois é atendido melhor e mais rapidamente por um colaborador que passa a entender mais a sua necessidade, graças aos treinamentos recebidos”.
Cursos presenciais e on line
Curbete ainda esclarece que a Universidade Corporativa da Benner vai oferecer cursos on line e presenciais, em algumas das unidades do Grupo. “Numa empresa de TI, como a nossa, os cursos on line têm uma recepção muito grande e não há qualquer tipo de resistência. Com isso, a qualificação se torna mais rápida pois a aderência é maior. Creio que o fundamental é prover cursos de qualidade e gratuitos para os colaboradores”.
Sobre o Grupo Benner
Presente no mercado de software de gestão empresarial no Brasil desde 1997, o Grupo Benner oferece soluções em software, serviços e BPO (Gestão de Processos Administrativos) que beneficiam a gestão corporativa dos seus clientes e proporcionam resultados efetivos aos seus negócios.
Posicionada entre os cinco principais players nacionais, a empresa foi pioneira em criar soluções especialistas nas verticais em que atua: Logística & Supply Chain, Turismo e toda a cadeia de Saúde – Operadoras e Hospitalar – com foco em tecnologia, gestão de sinistro, terceirização(processos e centrais de relacionamento) e serviço de orientação médica (nurse call).
O Grupo oferece também ERP para os segmentos de Comércio e Serviços,
além de soluções para as áreas Jurídica, Recursos Humanos e Gestão de Viagens. Todas comercializadas tanto no modelo tradicional, como em Cloud Computing e SaaS.
A empresa preza pela qualidade no atendimento próximo e personalizado, 100% baseado em SLA (níveis de serviço). Além disso, mantém constante inovação tecnológica nos seus produtos e serviços visando sempre atender às necessidades dos seus clientes.
Atualmente, são mais de 1.200 colaboradores que atuam nos dois centros de desenvolvimento de tecnologia e em escritórios localizados em São Paulo, Alphaville, Blumenau, Curitiba, Maringá e Rio de Janeiro, além de canais de venda nos principais polos econômicos nacionais. Em 2015, o Grupo Benner registrou um faturamento de R$ 195 milhões.