Home Empreendedorismo Empresário aponta os impactos das ações sociais nas organizações

Empresário aponta os impactos das ações sociais nas organizações

por admin

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto de Responsabilidade Social da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), entre as 3.110 empresas analisadas, 62% delas declararam que pretendem implementar novos programas de ações sociais, o que provocará um aumento de 42% em relação ao que está sendo feito. Do total da pesquisa, 92% das organizações desenvolvem esses tipos de projetos, mas apenas 71% delas incentivam a participação ativa dos funcionários.

Para Marcos Teixeira, diretor da Costa Teixeira Logistics, esse tipo de projeto pode trazer diversos impactos positivos às pessoas e instituições. “Por meio delas podemos contribuir com o desenvolvimento social de um grupo de pessoas que não tem acesso a recursos, educação e outros. Por outro lado, quem contribui com projetos sociais, que podem ser tanto pessoas ou empresas, acaba ganhando respeito e credibilidade e reforça seu compromisso de liderança em construir uma sociedade mais igualitária e justa’’, aponta.

As ações sociais são marcadas pela importância da colaboração coletiva e da doação não só de itens aos que precisam, mas também de seu tempo e capacidade de ouvir o outro. E no transporte esse conceito não seria diferente. Existem inúmeras possibilidades de ações sociais no setor, que podem ir desde a promoção de maior convívio dos motoristas com seus familiares a ações voltadas à saúde nas estradas, educação alimentar, álcool e drogas, combate à exploração sexual infantil, educação financeira, inclusão social, entre outros.

Entretanto, nos períodos de crise, a solidariedade é essencial. “Fizemos diversas ações para minimizar os impactos e os riscos gerados pela pandemia, desde campanhas de distribuição de álcool em gel, máscaras e luvas e até campanhas para arrecadar doações para compra de alimentos e itens básicos para o público caminhoneiro. Além disso, internamente, criamos procedimentos de higiene e limpeza (pessoal/veículos/escritórios), procedimentos para carga e descarga em clientes, planos de contingência para situações de emergência, vídeos explicativos para facilitar o entendimento dos colaboradores em trânsito, entre outros’’, menciona.

Para Teixeira, o período é de mudança e reflexão. “Com certeza, em momentos de dificuldade vemos aflorar na sociedade um sentimento de solidariedade muito maior. Crises vêm e vão, mas deixam sempre suas marcas, e no caso desta pandemia, em que todos estão sentindo bastante, seja em função do isolamento social, seja em função das dificuldades econômicas inerentes, já é possível notar uma mudança de comportamento em relação ao próximo’’, completa.

Sobre Marcos Teixeira

Marcos Teixeira, é um exímio empresário do setor de Transporte. Atuando há mais de dez anos, é atualmente Diretor da Costa Teixeira Logistics. Além disso, fundou uma startup ligada ao setor, e é membro atuante do MIT Alumni Angels do Brasil.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário