Home Empreendedorismo Empresário aponta desafios do segmento logístico no Transporte de Cargas

Empresário aponta desafios do segmento logístico no Transporte de Cargas

por admin

Segundo dados da Confederação Nacional de Transportes, 61,1% de toda a carga transportada no Brasil usou o sistema modal rodoviário, 21,0% passaram por ferrovias, 14% pelas hidrovias e terminais portuários fluviais e marítimos, e apenas 0,4% por via aérea. O Brasil ocupa hoje a distante 54ª posição no ranking de performance em logística.

No transporte, é necessário entender que seu papel vai muito além do manuseio de carga. O segmento lida com o planejamento, execução e controle das tarefas, movimentando e armazenando de maneira eficiente. Atrelada à tecnologia, é um movimento-chave para o planejamento estratégico e a competitividade da empresa, além de controlar todos os processos dentro e fora do setor.

Entretanto, o mercado enfrenta alguns desafios, como a concentração no modal rodoviário, a falta de profissionais, o frete, a ausência de segurança no transporte de cargas e a terceirização dos serviços logísticos, trazendo certa insegurança para os profissionais da área.

Para o diretor comercial do Grupo Scapini, Lucas Scapini, o tradicionalismo empresarial é uma barreira para a implementação da tecnologia nos processos. “Um dos principais desafios do setor do transporte são empresas que possuem certas culturas tradicionais, e não conseguem ver o movimento tecnológico que acontece nas instituições”, aponta.

Outro ponto destacado pelo empresário, é o foco no mercado. “As empresas devem estar atentas às tendências de mercado. Isso permitirá a realização de todos os processos necessários para o aumento da produtividade e economia de recursos”, conta.

Apesar dos inúmeros desafios do segmento, os gestores buscam constantemente coordenar os processos logísticos para que as funções de suprimento, armazenamento, produção e distribuição funcionem de maneira integrada.

Na visão de Lucas, esse papel é fundamental. “O empresário do transporte, por ser um segmento muito complexo, possui uma habilidade gigantesca tornando-se um gestor mais completo”, finaliza.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário