A palavra ‘momento’ é definida como alguma ocasião marcante da vida das pessoas, tenha sido ela alegre, triste, solene, descontraída, festiva ou dedicada à reflexão. Foi, de qualquer forma, uma ocasião da qual, por algum motivo, deverá recordar em algum instante futuro.
Graças a esse valor para a vida pessoal das pessoas o momento tornou-se relevante para o marketing, que agora busca não mais somente construir os conteúdos mais adequados, e enviá-los pelos meios mais eficazes, mas também entregar as mensagens nos momentos mais propícios a interações favoráveis.
Bombardeadas por inúmeras informações simultâneas, provenientes de diversas fontes, as pessoas tornam-se cada dia mais seletivas na escolha dos conteúdos com os quais interagem. Dessa forma, a escolha do melhor momento para o disparo das mensagens tornou-se, realmente, fator capaz de contribuir significativamente o com o êxito ou o fracasso de uma ação.
Refinando oportunidades
Dentro das possibilidades abertas pelas ferramentas com as quais pode contar, o marketing sempre buscou estabelecer os momentos mais favoráveis ao contato com os consumidores. Nasceu dessa busca o já tradicional conceito do ‘marketing de oportunidades’, que entre outras coisas gerou a destinação de enormes volumes de verbas a eventos – como os grandes torneios esportivos e o Carnaval -, que envolvem as pessoas e as tornam mais predispostas ao consumo de determinados produtos.
Mas a evolução da tecnologia agora consolida o chamado ‘Moment Marketing’, que, como o nome diz, faz do conceito do ‘momento’ o fator que deve fundamentar uma mensagem ou uma ação.
Via tecnologia, o Moment Marketing busca linkar de maneira imediata as mensagens publicitárias e as informações relativas a determinado momento. Um exemplo: quando um aplicativo de trânsito informa que alguém está dirigindo em um local onde o trânsito está muito ruim, pode-se enviar no smartphone dessa pessoa uma mensagem convidando-a a visitar um estabelecimento localizado nas proximidades.
É possível também associar as mensagens online ao conteúdo que está sendo exibido na TV. Assim, se durante a transmissão de um jogo de futebol o locutor narra um gol, nesse mesmo instante alguém de interesse da marca pode receber uma mensagem relacionada àquele momento de comemoração (ou de tristeza, dependendo do time para o qual ele torce).
Mensagens sincronizadas
Entre as novas ferramentas tecnológicas que disponibilizam esse aproveitamento imediato das informações referentes a momentos vividos pelos consumidores aparecem as plataformas que monitoram continuamente a programação da TV, e que, identificando uma palavra de interesse de uma marca – caso do gol citado acima -, disparam mensagens para públicos pré-programados.
Tecnologia similar permite vincular as mensagens às informações dos aplicativos de trânsito, ou de previsões meteorológicas (por exemplo, disparando uma mensagem de um sorvete se a previsão for de calor).
Sincronizando as mensagens com as informações provenientes de outros canais – como os aplicativos de trânsito ou de meteorologia e a TV, entre outros -, essas soluções, assim como fundamentam o Moment Marketing, também tornam possível implementar ações multiplataformas, hoje indispensáveis para uma comunicação eficaz.
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