Home Games Estudantes da UFMT realizam cerimônia de colação de grau no game Minecraft

Estudantes da UFMT realizam cerimônia de colação de grau no game Minecraft

por SimbiekJP
Salão da formatura em formato Minecraft

Por conta do isolamento social necessário contra a contaminação pelo novo coronavírus, diversos eventos foram cancelados, entre eles, as cerimônias de colação de grau. Diante disso, estudantes do Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) inovaram ao realizar o evento de formatura utilizando o servidor do game Minecraft. A iniciativa foi promovida pelo Centro Acadêmico de Computação (CACOMP) juntamente com a Atlética Trojan.

Salão visto do lado de fora em formato Minecraft

A ideia foi motivada a partir da conversa informal entre os estudantes, que demonstraram o interesse em participar da cerimônia por meio do game. Minecraft permite aos jogadores entrar em um mundo onde é possível fazer construções e viver em seu próprio ambiente e, desta forma, os acadêmicos planejaram e desenvolveram todo o evento, desde a criação do espaço no servidor até o roteiro da cerimônia, que seguiu os passos de uma colação de grau presencial.

Alunos de beca em salão no formato Minecraft
O evento contou com elementos tradicionais de uma colação de grau presencial

“A Atlética Trojan nos forneceu o servidor de Minecraft deles para fazer o evento e suportar a quantidade de pessoas que compareceram, cerca de 70. A construção do espaço em si foi feita por mim e mais três colegas, Vitor Manoel de Almeida, Lucas Paes e Murilo Noboru. Foram necessárias 12 horas para estar completo. O roteiro da cerimônia foi desenvolvido pelo Thiago Ruiz”, explicou o diretor adjunto de comunicação do Centro Acadêmico, Alexandre Muraro do Carmo.

Professores dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação participaram do evento, que contou com os fundamentos tradicionais, incluindo discursos de patronos, paraninfos e oradores, além da entrega do diploma e premiações. Além disso, familiares e amigos foram convidados e puderam envolver-se com a cerimônia virtual por meio de transmissões ao vivo no YouTube e Twitch. Os professores e estudantes utilizaram um canal de voz no aplicativo Discord, para possibilitar que fossem ouvidos durante a cerimônia.

“Eu vejo a colação de grau como um momento de extrema importância. Sou uma pessoa que gosta de tradicionalismo e comemorações, então pra mim era algo que esperava desde o princípio. Acho que igualmente para os familiares e amigos, é como se fosse o momento em que todo seu esforço durante os anos é recompensado”, destaca a egressa do Curso de Ciência da Computação, Aline Elias Cardoso Verhalen.

O professor do IC, Cristiano Maciel, conta que sempre faz questão de estar presente nas cerimônias de formatura e, levando em consideração o cancelamento do evento presencial, a alternativa encontrada foi capaz de promover a amplitude do evento aos envolvidos. “Este ano, na data prevista, a formatura foi via Sistema Eletrônico de Informação, sendo burocrático e sem emoção. Então recebemos a notícia de que os alunos estavam marcando uma formatura no Minecraft. Via coordenação, respondemos positivamente o convite, mas não imaginávamos a grandiosidade do evento. Acredito que foi melhor que o esperado, uma surpresa”, afirma o docente.

Para Alexandre Muraro, o evento foi um sucesso pelo fato da descontração possibilitada e ainda assim consistir em uma cerimônia de colação de grau e toda sua importância aos acadêmicos. “Acredito que outros cursos vejam essa ideia como exemplo e façam algo do tipo. Eu me diverti em todas as etapas e espero que vejam isso também como uma forma de sair da rotina de isolamento e interagir com colegas e professores de outra maneira”, finaliza.

Quinze estudantes de Ciência da Computação e onze de Sistemas de Informação estavam entre os formandos, e a maior parte participou do evento virtual. Ao final da cerimônia, todos foram convidados a participar de uma festa de formatura em um espaço criado no game.

Salão da festa em minecraft

Fonte: https://news.microsoft.com/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário