Home Ecoverde Simbiose e Bioma em caravana da Embrapa chega ao Mato Grosso (Nortão)

Simbiose e Bioma em caravana da Embrapa chega ao Mato Grosso (Nortão)

por Paulo Fernandes Maciel

Caravana da Embrapa, Simbiose e Bioma chega ao Mato Grosso para ajudar produtor a reduzir a dependência de fertilizantes fosfatados

A segunda etapa da “Caravana Simbiose e Bioma, Solo Vivo, Fósforo Ativo” acontece entre os dias 26 e 28 de maio, com passagem por Sinop e Lucas do Rio Verde (26/05), Primavera do Leste (27/05) e Campo Novo do Parecis (28/05)

A Cogny, maior ecossistema de biológicos do mundo, que integra empresas como Simbiose e Bioma, Biagro, Biograss e Biojet, anuncia a realização da “Caravana Solo Vivo, Fósforo Ativo”, uma iniciativa em parceria com a Embrapa que irá percorrer importantes regiões agrícolas de Mato Grosso a partir de amanhã. O objetivo é demonstrar, na prática, os benefícios do uso de solubilizadores de fósforo no manejo nutricional das lavouras.

O SolubPhos e o BiomaPhos, desenvolvidos em parceria, destacam-se por proporcionar maior eficiência no uso de fertilizantes fosfatados, reduzindo a dependência desse insumo em um cenário de pressão global sobre oferta e preços, agravado pelas tensões geopolíticas no Oriente Médio.

Programação

A programação da segunda etapa da caravana inclui encontros técnicos em Sinop e Lucas do Rio Verde, no dia 26 de maio; Primavera do Leste, no dia 27; e Campo Novo do Parecis, no dia 28 de maio. A caravana reunirá consultores, agrônomos, decisores técnicos e produtores referência em uma agenda que combina capacitação técnica, visitas a campo e encontros com especialistas. As apresentações serão lideradas pelas pesquisadoras da Embrapa Milho e Sorgo, Dra. Christiane Paiva e Dra. Flávia Santos, responsáveis pelo desenvolvimento dos solubilizadores de fósforo SolubPhos (Simbiose) e BiomaPhos (Bioma) e pela especialista em fósforo Msc. Bruna Feix, representando o Programa ExtraPhos da Cogny.

Apoio da Embrapa

“Com o apoio da Embrapa e da nossa equipe técnica, o produtor terá a oportunidade de entender, na prática, como os solubilizadores aumentam a eficiência no uso de fertilizantes fosfatados, promovendo melhor aproveitamento nutricional da lavoura sem comprometer a produtividade, mesmo com doses menores de fertilizante fosfatado”, afirma Ivan C. Zorzzi, líder de agronomia da Cogny. “A proposta da caravana é realizar um diagnóstico próximo da realidade de cada produtor e demonstrar, com base em mais de duas décadas de pesquisa e validação em campo, como integrar essas tecnologias ao manejo agrícola”, detalha Zorzzi.

O avanço dos custos dos fertilizantes tem ampliado a pressão sobre a rentabilidade no campo e reforçado a busca do produtor por tecnologias capazes de aumentar a eficiência nutricional das lavouras. Levantamento da consultoria StoneX apontou altas de até 63% em alguns produtos, movimento impulsionado pelas tensões geopolíticas, restrições logísticas e instabilidades no fornecimento global de matérias-primas. “Nesse cenário, os solubilizadores microbiológicos da Bioma e Simbiose ganham espaço ao serem essências para a planta a acessar nutrientes já presentes no solo, permitindo otimizar o uso dos fertilizantes tradicionais e reduzir parte da dependência externa desses insumos”, explica Zorzzi.

A programação da Caravana Solo Vivo, Fósforo Ativo inclui uma imersão sobre manejo da fertilidade com foco em fósforo, uso de solubilizadores de fosfato e visitas técnicas personalizadas. Os interessados podem procurar representantes da Simbiose e da Bioma para obter mais informações sobre as inscrições.

Solução Simbiose e Bioma brasileira que transforma lavouras no mundo todo

A tecnologia desenvolvida entre Simbiose e Bioma, com suporte da Embrapa já ultrapassou as fronteiras brasileiras, sendo exportada para países da Europa e Estados Unidos. “Os resultados em diferentes regiões mostram que é uma tecnologia robusta, com alto potencial de retorno ao produtor. Hoje, já são dezenas de milhões de hectares tratados. A proposta da Caravana é levar esse conhecimento técnico e evidências de campo sobre nossa tecnologia, conectando ciência e prática”, afirma Ivan C. Zorzzi.

Sobre a Simbiose

A Simbiose possui o maior portfólio de insumos microbiológicos da América Latina. Com mais de 15 anos de experiência no mercado e uma fábrica na cidade de Cruz Alta (RS), a companhia se consolidou como referência na produção de biodefensivos agrícolas e inoculantes feitos à base de microrganismos. Investindo em ciência e desenvolvimento, possui ainda parceria com a Embrapa e diversos centros universitários pelo país para levar ao campo a mais alta tecnologia em insumos biológicos.

Sobre a Bioma

A Bioma desenvolve soluções tecnológicas na linha de inoculantes, fertilizantes e biodefensivos, buscando equilíbrio hormonal e nutricional das plantas juntamente com um controle eficiente de pragas e doenças, por meio da formulação de produtos essenciais e de máxima qualidade que resultam em maior produtividade dos cultivos. Em parceria com instituições de pesquisa e ensino, a empresa é responsável por um dos portfólios de produtos mais completos e diversificados do mercado nacional de microbiológicos.

Sobre a Cogny


A Cogny é o maior ecossistema de insumos biológicos do mundo, que reúne as empresas Simbiose, Bioma, Biagro, Biograss e Biojet. Com DNA em tecnologia e inovação, possui um amplo portfólio de produtos no País e a maior capacidade produtiva mundial de inoculantes. A companhia tem seis plantas industriais, localizadas nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Goiás, além de 17 centros de distribuição no Brasil com atuação também na Argentina. A Cogny também integra a Orygen Research, o maior centro privado de Pesquisa e Desenvolvimento de microbiológicos do Brasil focado no agronegócio.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações