Home / Ecoverde / IPT disponibiliza tomógrafos de uso Agroflorestais

IPT disponibiliza tomógrafos de uso Agroflorestais

Tomografia verde

Dois tomógrafos, equipamentos do Laboratório de Árvores, Madeiras e Móveis do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para a avaliação de risco de queda de árvores trazem informações mais seguras aos diagnósticos das equipes técnicas.

tomógrafos agro

Um dos tomógrafos  por impulso e outro tomógrafo por impedância foram adquiridos no início da década de 2010 pelo Instituto e seguem as tendências de execução de ensaios não destrutivos.

Mais completos e precisos do que as ferramentas convencionais, os tomógrafos permitem um rastreamento da seção transversal das árvores e também em 3D.

 

Ferramentas usadas pelo IPT para avaliação de risco de queda das árvores são tema de reportagem em telejornal da TV Record

Confira o vídeo

Os dois tomógrafos têm como função a detecção de deteriorações e cavidades em árvores e foram destaques em reportagem exibida pelo telejornal Fala Brasil, exibido pela TV Record, em 8 de março.

A matéria mostrou como é feito o diagnóstico de uma árvore quanto ao estado fitossanitário (ocorrência de cupins, fungos apodrecedores e brocas de madeira) e risco de queda, tendo início com uma análise externa e a prospecção não destrutiva, que pode ser feita também com equipamentos mais simples como o penetrógrafo.

O levantamento permite categorizar as árvores quanto ao seu risco de queda, segundo um modelo matemático baseado nos princípios da biomecânica.

Ferramentas para a Defesa Civil e Prefeituras

 

“Quem precisa ter o domínio das técnicas para aplicação nas árvores urbanas é a prefeitura”, afirma a pesquisadora do laboratório, Giuliana Del Nero Velasco, na reportagem.

“Os municípios são os gestores das árvores.

Nossa ideia é aproximar o que é desenvolvido no Instituto com o que é feito na prática no dia a dia das cidades, a fim de evitar as quedas de árvores”.

 

O IPT

O IPT é um instituto vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo e há mais de cem anos colabora para o processo de desenvolvimento do País.

Um dos maiores institutos de pesquisas do Brasil, o IPT conta com laboratórios capacitados e equipe de pesquisadores e técnicos altamente qualificados, atuando basicamente em quatro grandes áreas – inovação, pesquisa & desenvolvimento; serviços tecnológicos; desenvolvimento & apoio metrológico, e informação & educação em tecnologia.

About Paulo Fernandes Maciel

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*