Como a transformação digital está mudando o agronegócio brasileiro
Responsável por 23,5% do PIB brasileiro, de acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o agronegócio tem sido impactado pela transformação digital.
Um dos termos em alta, o conceito de smart farms traz negócios que apostam em inteligência da informação para elevar as produções e garantir o controle de pragas, automação das rotinas e coleta de informações de qualidade e em tempo hábil.
Especialista no segmento, Cintia Leitão de Souza avalia novos modelos de negócios baseados na indústria 4.0
Cintia Leitão de Souza, diretora de Agronegócio da Senior, empresa referência em soluções de gestão empresarial, destaca o diferencial que a a transformação digital traz ao segmento.
“Quando pensamos no agro, temos que levar em consideração toda a cadeia ligada à produção alimentícia, que traz uma série de negócios.
E as novas tecnologias exercem um papel fundamental de compartilhamento e coleta de informações fundamentais para a tomada de decisão, dos silos até a comercialização dos produtos”, comenta a executiva.
IOT no campo
Um dos exemplos de transformação digital, de acordo com Cintia, o uso da internet das coisas (IOT) e da inteligência artificial.
“São duas questões que cada vez mais ganham espaço no agro.
Na primeira podemos citar como exemplo dispositivos que avaliam a capacidade de estoque de silos, que antes eram medidos manualmente.
Essa velocidade e precisão das informações garantem uma tomada de decisão eficaz e mais rapidez à rotina.
Já o segundo ponto nos leva a ver como a indústria 4.0 também chega ao segmento.
A automação, o uso de chatbots, máquinas cada vez mais inteligentes e autônomas reduzem a necessidade de intervenção humana, alavancando a produção agrícola em novos níveis”, destaca Cintia.
Integração de dados
A diretora da Senior também acredita que a integração de dados é outro destaque da transformação digital no agronegócio.
“Hoje temos a digitalização dentro e fora das porteiras.
Há, por exemplo, o rastreamento de produtos do campo à mesa do consumidor e uma série de dados que apoiam o produtor e empresário na mensuração de custos, lucro, produtividade.
A partir daí temos processos melhorados, técnicas aprimoradas e uma rotina muito mais eficiente que nos permite atingir performances antes impossíveis”, conclui.
Sobre a Senior:
+ senior.com.br
A Senior oferece soluções em Gestão Empresarial, Logística, Gestão de Pessoas, de Relacionamento com Clientes, de Supermercados e Gestão de Acesso e Segurança para empresas de diversos portes e segmentos.
São mais de 100 mil contratos ativos em todo o Brasil. A companhia conta com consultorias e sistemas integrados que apoiam clientes em seus processos de transformação digital, otimizando processos e modelos de negócios com inovação e produtividade, simplificando a tomada de decisão e acelerando a gestão.
Considerada uma das 20 melhores companhias para se trabalhar no Brasil na categoria Grandes Empresas de Tecnologia pela pesquisa da Great Place to Work, conta com mais de 1,3 mil colaboradores, distribuídos em 20 operações próprias.
Possui ainda mais de 200 consultores e cerca de 100 canais de distribuição em todo o país.
Acredita na inovação, na colaboração, no conhecimento e na diversidade de talentos.
Referência nacional em tecnologia para gestão, a companhia potencializa pessoas e impulsiona negócios com um dos mais completos portfólios para alta performance.