Fique por dentro das novidades do Google!
O Google é uma empresa multinacional de serviços online e de softwares criada na Califórnia, nos Estados Unidos, em 1998. Seu buscador é o mais famoso e mais utilizado no mundo todo, assim como tantos outros serviços que a companhia disponibiliza de e em 2022 traz inovações nas plataformas e tem algumas novidades do Google para serem observadas atentamente.
Todo ano a empresa se renova e traz atualizações de seus produtos e novidades que deixam os fãs da marca ansiosos. E neste ano, de 2022, não será diferente! Por isso, reunimos neste artigo as principais novidades que o Google está preparando para o ano de 2022.
Saiba informações sobre o fim dos cookies, a maior transparência em anúncios políticos e as novas ferramentas para as “casas inteligentes”
Você vai descobrir mais informações sobre o fim dos cookies, a descontinuação do app Google Meu Negócio, as novas regras para anúncios políticos, as novas ferramentas para as “casas inteligentes”, o novo recurso fitness para a Google TV e a desativação do Google Voice, além de mais informações sobre a parceria da Aunica com Google Marketing Platform. Continue lendo para não perder nenhum detalhe!
Não terá mais suporte a cookies de terceiros
A interrupção no suporte a cookies de terceiros no Google Chrome, o navegador do Google, estava prevista para acontecer em 2022. Contudo, a empresa decidiu adiar a interrupção para 2023.
Em 2022, o Google vai continuar estudando as melhores alternativas para substituir a utilização desses cookies no navegador da companhia e, para isso, está comprometido em ouvir o público e trabalhar mais de perto com os órgãos reguladores, para que toda a transição de sistema ocorra de forma segura.
Os cookies são pequenos arquivos criados por sites, ao serem visitados, e que ficam salvos no computador do usuário, no navegador de internet. Eles armazenam informações que são usadas para identificar o “visitante” de uma página. Com essas informações, é possível personalizar a página de acordo com o perfil dos visitantes e até mesmo facilitar a transição de dados entre as páginas do site.
Essas informações são usadas, principalmente, no marketing digital com a finalidade de direcionar melhor anúncios de compras, para possíveis clientes mais compatíveis com determinados produtos ou marcas.
O app Google Meu Negócio será descontinuado
Em novembro de 2021 foi anunciado que o app Google Meu Negócio será descontinuado. Isso acontecerá porque serão realizadas atualizações de ferramentas para comércios locais, nos resultados de buscas no buscador da empresa.
Será possível, por exemplo, que um comerciante faça a manutenção do perfil de sua loja diretamente pelo Google Maps ou pela Pesquisa Google. Com essas mudanças, o app Google Meu Negócio não precisará mais ser utilizado.
Mais transparência sobre anúncios de políticos no Google
Nas Eleições de 2022, o Google estabeleceu novas regras para que candidatos possam fazer propaganda eleitoral na plataforma e com isso, será disponibilizada uma ferramenta de transparência para os eleitores.
Entre as novidades estão a obrigação de verificação para quem anuncia conteúdo eleitoral; personalização limitada de anúncios; e um relatório de transparência sobre as propagandas. Neste documento, os candidatos terão que divulgar os gastos dos anúncios e esses dados serão abertos ao público.
Os conteúdos serão moderados por sistemas automatizados, revisores manuais e canais de denúncia. Para não ser banido, o conteúdo vai precisar indicar claramente as intenções eleitorais. Não serão permitidos anúncios com títulos tendenciosos – conhecidos como ‘clickbaits’ –, informações falsas, discursos de ódio ou extremismo. Um ponto importante é que os anúncios não poderão ser segmentados por público-alvo.
Novas ferramentas para “casa inteligente”
As principais novidades no setor da “casa inteligente” para 2022 estão relacionadas à internet das coisas – que contará com novas ferramentas para tornar a casa ainda mais conectada com foco no gerenciamento remoto.
Um recurso que recebeu mais funcionalidades é o “Pareamento Rápido” que utiliza a tecnologia bluetooth e serve para configurar os dispositivos conectados. Antes, o recurso só funcionava para alto-falantes, carros, fones de ouvido e tecnologias vestíveis, mas com a atualização, ele também funcionará em Chromebooks, TVs e outros dispositivos domésticos inteligentes.
O Google Assistente também vai ganhar novidades que vão permitir realizar mais comandos remotos com ele. Além de usar a voz para desligar luzes, fechar a garagem de casa ainda enquanto dirige, checar se as portas estão trancadas e diminuir o termostato, com a atualização será possível também bloquear, desbloquear ou obter informações do aparelho conectado ao Google Assistente, além de resfriar remotamente o seu carro.
O smartwatch vai ganhar um pouco mais de alcance. Com ele vai ser possível desbloquear e acessar o Chromebook, o smartphone ou um tablet Android. Os fones de ouvido também ganharam funcionalidades extras. A partir de 2022, se alguém estiver utilizando o dispositivo via bluetooth, enquanto assiste um filme em um tablet Android, e receber uma ligação no momento, por exemplo, o filme será pausado e o áudio do fone será automaticamente alterado para o smartphone.
Google TV ganha recurso fitness
Em 2022, a Google TV deve ganhar recursos fitness. O anúncio ocorreu durante a CES (Consumer Electronics Show) 2022 – a maior feira de eletrônicos de consumo que acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos, em janeiro.
Ainda não há muitas informações sobre esta nova funcionalidade, mas uma das possibilidades apontadas é a integração da TV com serviços e dispositivos como Google Fit – uma plataforma de acompanhamento de saúde, e Fitbit – um smartwatch com funcionalidade para quem faz exercícios físicos.
O Google Voice será desativado
A partir de fevereiro de 2022, a versão antiga do Google Voice vai ser desativada porque o programa está defasado. A versão Google Voice for Workspace continuará existindo, assim como a versão mais atualizada do Google Voice para contas pessoais, lançada em 2017 – que passou por uma repaginada em seu design, o que inclui uma grande atualização dos aplicativos para dispositivos móveis.
Google Topics
O Google anunciou dia 26/01 o Topics, uma nova proposta do Privacy Sandbox para a publicidade baseada em interesses dos usuários. O recurso foi criado com base nos aprendizados e amplo feedback da comunidade sobre os testes anteriores do FLoC, a fim de substituir a ferramenta.
O Privacy Sandbox tem o objetivo de melhorar a privacidade na web para os usuários, ao mesmo tempo em que fornece aos editores, criadores e outros desenvolvedores as ferramentas necessárias para construir negócios sólidos, garantindo uma internet segura e saudável para todos.
Com o Topics, o navegador gerará várias categorias com base no que o usuário está consumindo e procurando mais na internet; como “Fitness” ou “Viagem”, que representam os principais interesses por meio do histórico de navegação. Esse processo acontece inteiramente no dispositivo, sem envolver nenhum servidor externo.
Quando um usuário visita um site que utiliza o Topics; as categorias mais relevantes de cada uma das últimas três semanas serão compartilhadas com este site e seus anunciantes, com o objetivo de otimizar campanhas. O recurso permite que os navegadores forneçam transparência e controle significativos sobre esses dados e, para o Chrome; o Google está criando controles que permitem que os itens gerados estejam disponíveis e que o usuário remova aqueles que não gostar; ou desative o recurso completamente.
Conheça mais novidades do Google na parceria da aunica com Google Marketing Platform
A aunica é uma consultoria de marketing digital especializada no uso da análise de dados para impulsionar os seus resultados de vendas. A empresa é guiada pelo Data Driven Marketing e acredita no poder dos dados para transformar o seu negócio.
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