Não é de hoje que ouvimos falar que os dados são o recurso mais valioso do mundo, mais importante até que o próprio petróleo, como decretou o matemático e empresário na área de ciência de dados, Clive Humby. Diante dessa realidade, atualmente as estratégias First-party Data são as apostas das grandes corporações que disputam por cada informação dos consumidores para entregar a eles uma experiência do cliente e produtos feitos sob medida.
Se você nunca ouviu falar o que é First-party Data, aqui é o lugar para entender do que trata esse termo e como aplicá-lo na sua empresa para garantir o crescimento da sua base de clientes e, claro, o número de vendas.
O que é First-Party Data?
A princípio, First-party Data pode parecer um conceito complicado, mas a verdade é que ele é mais simples do que você imagina. First-party Data nada mais é que os dados próprios de uma empresa, que ela coletou diretamente dos seus canais de comunicação, seja por meio de uma estratégia de marketing:
- Campanhas,
- Formulários,
- Redes sociais,
- Um atendimento ao cliente via chat,
- Telefone e
- De forma presencial.
Dessa forma, esses dados são fornecidos pelo próprio lead ou cliente, que geralmente compartilha suas informações pessoais por dois motivos: o nível de confiança com a sua marca ou como moeda de troca.
Mas antes de falarmos sobre isso, vamos abordar como a sua empresa pode se beneficiar com a aplicação desse conceito.
Quais as vantagens em realizar um bom First-Party Data?
Agora que você sabe o que é First-party Data, é bom entender quais as principais vantagens em gerar seus próprios dados. Sem dúvidas, a confiabilidade das informações dos consumidores é a mais interessante quando comparadas às estratégias de dados secundários coletados por uma empresa parceira que compartilha ou comercializa essas informações (o termo empregado para isso é Second-Party Data) ou aos dados fornecidos por terceiros e que geralmente são abertos e mais abrangentes (chamado de Third-Party Data).
Isso significa que, ao realizar um bom First-party, as informações fornecidas pelo consumidor são mais precisas, tornando a análise de dados sobre o perfil e comportamento de cada um bem mais eficaz. Com isso, a sua marca tem muito mais chances de personalizar as estratégias de marketing para melhorar a jornada do usuário.
Além disso, criar seus próprios canais de aquisição possibilita uma melhor gestão do relacionamento com o cliente, de modo que você terá muitas formas de oferecer um atendimento automatizado, reduzindo as tarefas repetitivas da sua equipe de atendimento e aumentando a eficiência na área de vendas.
Porém, é bom destacar dois pontos importantes sobre as estratégias para First-party:
A segurança dos dados é de sua responsabilidade
Por serem dados próprios, é preciso ficar atento para garantir a gestão e segurança das informações dos consumidores. Neste caso, a coleta de dados e o seu uso precisam estar de acordo com as leis de proteção de dados. Aqui no Brasil, desde setembro de 2020 a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está em vigor, e uma de suas regras no que diz respeito às ações de Marketing Digital é coletar apenas os dados necessários dos usuários, além de deixar claro a eles a finalidade dessas informações para os seus objetivos.
Integração de dados
É possível ainda combinar as estratégias de First-party e Third-Party para ter em mãos uma análise de dados mais detalhada do seu negócio e do perfil do consumidor. Para isso, você pode utilizar uma plataforma de gerenciamento de dados (DPM) para integrar dados de Firts e Third-Party Data.
Conheça algumas estratégias para First-Party
Como falamos anteriormente, as estratégias para First-Party dependem de dois caminhos: a confiança do usuário com a sua empresa e o conceito de moeda de troca.
No primeiro caso, basta você se colocar como consumidor interessado por uma marca. Acreditamos que você já deve ter fornecido alguma informação sua (número do telefone ou e-mail) se a empresa te passou confiança, certo? A realidade é que nós só compartilhamos nossos dados se tivermos a garantia de que a empresa não irá vazá-los ou vendê-los para terceiros, bem como não irá nos importunar com ligações ou envio de e-mails a todo momento para falar sobre seus produtos ou serviços.
No segundo caso, a moeda de troca é muito utilizada nas estratégias de Marketing Digital, especificamente no marketing de conteúdo. Sendo assim, uma empresa que precisa captar dados de seus leads deve estimulá-lo e oferecer alguma vantagem a ele. Nesse sentido, isso envolve a entrega de conteúdos valiosos como e-books, infográficos, webinars, newsletter, e-mail marketing, materiais interativos ou até mesmo questionários de pesquisa de mercado para conhecer melhor o seu público-alvo.
Em ambos os casos, o importante é traçar muito bem essa estratégia de aquisição de dados para atrair o potencial cliente. Logo, vale construir canais de comunicação atraentes e utilizar bem as redes sociais para compartilhar seus conteúdos e gerar mais tráfego para outras plataformas de conversão.
O fim dos cookies de terceiros aceleram as estratégias de First-Party
Cada vez mais grandes corporações como a Netflix, Amazon, Magazine Luiza e outras aderem às estratégias de First-Party para obter vantagem competitiva. Além dos benefícios que elas trazem, existe outra justificativa para o crescimento dos dados primários: o fim dos cookies de terceiros.
O Google, por exemplo, vai colocar o fim dos cookies com o objetivo de aumentar a privacidade dos usuários. Isso causará um impacto enorme para as empresas que anunciam na internet. Afinal, o browser que capta dados importantes dos usuários é utilizado em quase 70% dos computadores de todo o mundo.
Por isso, apostar nas estratégias para First-Party será primordial para a criação de anúncios personalizados a fim de conquistar novos clientes. Com isso em mente, a sua marca precisa investir mais em ações de dados primários (incluindo no pacote o uso de Big Data e Inteligência Artificial) para aumentar suas possibilidades de vendas e se destacar entre os concorrentes. Afinal, os dados continuam sendo o petróleo da era digital!
Sobre a Aunica
A aunica é uma consultoria de marketing digital especializada no uso da análise de dados para impulsionar os seus resultados de vendas. A empresa é guiada pelo Data Driven Marketing e acredita no poder dos dados para transformar o seu negócio.
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