Investir em segurança de e-mail é de suma importãncia principalmente em corporações
A segurança de e-mail deve ser vista como um fator essencial dentro das empresas. A grande maioria dos ataques na internet envolvem e-mails maliciosos. É estimado que 90% dos casos de ataques cibernéticos têm início com e-mails. Na prática, isto quer dizer que, ao utilizar e-mails e não investir em segurança, as empresas correm sérios riscos de serem hackeadas e ainda terem complicações frente à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
A Gatefy, startup do setor de cibersegurança, discutiu a importância da segurança de e-mail para as empresas. Além disso, a startup elencou motivos pelos quais as empresas não investem em soluções avançadas de proteção de e-mail quando, na verdade, deveriam.
Por que a segurança de e-mail é importante?
A grande maioria das empresas no mundo utiliza o e-mail como uma das principais ferramentas de comunicação. Isto significa que um funcionário recebe inúmeros e-mails por dia. Uma pesquisa afirma que um profissional recebe, em média, mais de 100 e-mails por dia.
Mas a maioria deles são e-mails que não acrescentam nada ao negócio. A Gatefy estima que cerca de 90% dos e-mails que as empresas recebem são mensagens indesejadas e perigosas, ou apenas lixo eletrônico.
Portanto, se multiplicados os seguintes fatores: “a importância do e-mail para as empresas” e o “volume de mensagens”, é possível entender por que o e-mail é o vetor número um de ataques e ameaças.
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Por que as empresas não investem em segurança de e-mail?
1. As empresas confiam na segurança dos provedores de e-mail
Muitas empresas ainda confiam nas configurações básicas de segurança fornecidas por seus provedores de serviço de e-mail, como G Suite, Microsoft Office 365, Zimbra, Locaweb e GoDaddy.
De acordo com o Gartner, o mercado de e-mail baseado em nuvem é dominado pelo Microsoft Office 365 e pelo G Suite. Apesar disso, “os clientes da Gartner relatam insatisfação com os recursos (de segurança) disponíveis de forma nativa e, portanto, optam por complementá-los com produtos de terceiros”.
Mas esse não é um problema exclusivo do Office 365 e do G Suite. A Gatefy recebe frequentemente reclamações de clientes que utilizam outros provedores de serviços de e-mail.
Inclusive, é neste cenário que a Gatefy se encaixa, fornecendo soluções avançadas de segurança para empresas (de todos os portes) que usam diferentes plataformas de e-mail, como Office 365, G Suite e Zimbra.
2. As empresas não se enxergam como alvos
Muitas empresas não se consideram potenciais vítimas de ataques e fraudes, principalmente devido aos seus tamanhos ou setores de atuação. Mas isto é um erro. Dados da Verizon mostram que quase 30% das violações envolvem pequenas empresas. Em outras palavras, todo mundo é um potencial alvo.
3. As empresas veem a segurança de e-mail adicional como um fardo
Algumas empresas simplesmente não se preocupam com a prevenção. Ou seja, para elas, a adoção de uma solução adicional de segurança de e-mail não é vista como um investimento, mas como um fardo.
Neste caso, 3 aspectos precisam ser considerados:
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- Financeiro
Custa muito mais caro e é mais trabalhoso lidar com as consequências de um vazamento de dados ou de uma infecção do que investir em prevenção. Além disso, quando um incidente ocorre, ele, geralmente, afeta a marca e a reputação da empresa. Dependendo do caso, um ataque pode significar falência.
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- Legal
A segurança de e-mail deve ser vista como um ponto-chave em um projeto de adequação a leis de proteção de dados, como LGPD e GDPR. Caso contrário, a empresa pode enfrentar multas e sanções devido a violações de dados causadas por ameaças e ataques por e-mail.
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- Preventivo
As ameaças cibernéticas estão sempre evoluindo. De acordo com relatório da Europol, 230.000 novas variantes de malware são criadas todos os dias. O FBI apontou que os incidentes de segurança envolvendo phishing aumentaram 110% em 2020. Portanto, é importante agir preventivamente.
O que um simples e-mail malicioso pode provocar?
Um simples e-mail malicioso pode parar uma empresa inteira, causando grandes perdas financeiras e até mesmo intelectuais se dados forem perdidos. Os e-mails maliciosos são projetados para enganar e persuadir empresas e pessoas, e têm vários objetivos diferentes:
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- Fraude do CEO
A Fraude do CEO, ou BEC (Business Email Compromise), é projetada para persuadir funcionários e parceiros de negócio a realizarem o envio ou a transferência de dinheiro. Para fazer isso, o cibercriminoso se passa por um executivo de alto nível da empresa.
Para saber mais, basta fazer o download do ebook “O que é BEC”.
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- Fraude de pagamento
Muitos e-mails de phishing são criados com o objetivo de induzir pessoas e empresas a pagarem contas falsas. Imagine que a sua empresa recebeu uma nova fatura do fornecedor de energia.
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- Roubo de credenciais e dados
O roubo de credenciais é um dos principais objetivos dos ataques de phishing. Depois de obter o nome de usuário e a senha de um funcionário, o hacker pode acessar o sistema da empresa para roubar dados confidenciais e também propagar malware.
Para saber mais, basta fazer o download do ebook “O que é phishing”.
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- Propagação de malware, como ransomware
Muitos e-mails maliciosos carregam URLs e anexos que escondem malware, como ransomware, trojan e spyware. Um ataque de ransomware pode criptografar dados e sistemas, enquanto um trojan pode coletar secretamente dados da empresa.
Para saber mais, basta fazer o download do ebook “O que é ransomware”.
Soluções de proteção de e-mail para empresas
A Gatefy é uma startup que desenvolve soluções avançadas de segurança de e-mail para empresas de todos os setores e tamanhos (de pequenas a grandes), com integração para Microsoft Office 365, G Suite, Exchange, Zimbra, Locaweb e outras plataformas e provedores.
As soluções protegem as empresas contra spam, phishing, ransomware, vírus, engenharia social e outros tipos de ameaças. Para saber mais sobre a Gatefy, basta visitar gatefy.com ou ligar para (41) 4042-8280.
Website: https://gatefy.com