Home Dicas Antivírus pagos e gratuitos | entenda as diferenças

Antivírus pagos e gratuitos | entenda as diferenças

por Paulo Fernandes Maciel
Ataques via Firmware

Principais diferenças entre antivírus pagos e gratuitos? Entenda

Uma dúvida comum para quem está começando a cogitar instalar um software para proteger seu computador ou smartphone é quais são as principais diferenças entre antivírus pagos e gratuitos.

Por outro lado, já estamos acostumados às versões gratuitas desse tipo de programa.

Ou seja, uma parcela pequena de usuários costuma investir em uma solução paga.

Normalmente, empresas que costumam investir na segurança de suas informações.

Ainda assim, se trabalha em casa e sozinho, pode ser interessante investir em segurança digital.

Principalmente se costuma lidar com informações sensíveis de clientes, como acontece com consultores financeiros, por exemplo.

Antes de começarmos, vamos te mostrar o motivo pelo qual existem antivírus grátis e antivírus pago.

Então, mostraremos as principais funcionalidades de cada tipo e quais critérios deve adotar para escolher o seu!

Por que existem antivírus pagos e gratuitos?

São poucos os antivírus gratuitos que não contam com uma versão paga. Na verdade, não recomendamos confiar em soluções puramente gratuitas. A não ser que sejam de código aberto e não contem com nenhum tipo de monetização, inclusive anúncios.

A conta precisa ser paga e, quando adquire uma solução totalmente grátis, ela pode ser paga com seus dados ou até mesmo exibindo anúncios maliciosos.

Alguns “antivírus” são exatamente o contrário, especialmente no smartphone.

Se não pode investir em uma solução paga, procure usar a versão free de empresas conceituadas, Kaspersky Free por exemplo é umas melhores opções de antivírus grátis do mercado, com versões para computadores e celulares.

A principal diferença entre elas, no entanto, é bem simples. Todo antivírus grátis possibilita escanear o seu computador por vulnerabilidades e se livrar de ameaças. As versões pagas fazem o mesmo, mas trazem algumas funcionalidades extras na área de segurança.

antivírus pagos e gratuitos

Quais são as funcionalidades dos antivírus grátis?

Para começar, vamos ilustrar algumas das principais funcionalidades que costumam estar presentes em todos os antivírus grátis e legítimos.

Confira:

  • Proteção contra malware: a função básica de um antivírus. Ele protege o seu computador e o avisa de softwares que podem causar problemas ao seu aparelho.
  • Proteção em browser e email: outra parte básica da maioria dos antivírus grátis. A proteção no seu browser e email evita o acesso a sites que não parecem seguros, assim como avisa sobre links de emails fraudulentos que clicou por acidente.
  • Suporte por email: um dos revezes de usar um antivírus grátis é que, mesmo com acesso ao suporte, normalmente ele é feito por um ticket respondido por email, o que pode ser demorado.
  • Interface mais simples: por não contar com tantas funcionalidades quanto as versões pagas, a interface dos antivírus grátis costuma ser mais simples e fácil de usar.
  • Costumam contar com anúncios: para se monetizar, alguns antivírus grátis costumam contar com anúncios. Outros, no entanto, simplesmente colocam anúncios da sua própria edição paga.

Quais são as funcionalidades extras dos antivírus pagos?

Como mencionamos antes, as principais diferenças entre antivírus pago e gratuito são o maior número de funcionalidades, além da proteção contra malware que falamos anteriormente.

Veja abaixo quais funcionalidades são essas:

  • Controle parental: ideal para quem tem crianças em casa, os mecanismos de controle parental permitem controlar e impedir o acesso de menores a sites ou apps impróprios, além de monitorar o que estão fazendo nos aparelhos.
  • Proteção contra roubo de identidade: além da proteção contra malware, os melhores antivírus pagos também podem te proteger contra roubo de dados e informações, alguns dos tipos de ataques mais comuns atualmente.
  • Suporte técnico imediato por chat: uma vantagem em relação às contrapartes gratuitas, os antivírus pagos costumam contar com suporte imediato por chat online. Alguns, inclusive, podem oferecer atendimento 24 horas.
  • Atualizações mais frequentes: as atualizações de antivírus costumam chegar primeiro às versões pagas e só depois para a edição grátis.
  • Significa que sua segurança normalmente será melhor.
  • Melhor qualidade geral na limpeza de vírus: por conta do item mencionado, os antivírus pagos costumam escanear e limpar mais vírus no seu computador do que as versões gratuitas.
antivírus pagos e gratuitos

Como escolher qual tipo de antivírus usar entre antivírus pagos e gratuitos?

Agora que você sabe quais são as principais diferenças entre antivírus pago e gratuito, terá mais informações sobre qual versão é a melhor para você.

Mas não pare por aí.

Se ainda está em dúvidas sobre qual edição escolher, vamos mostrar alguns critérios a considerar no momento da decisão.

A maioria dos critérios, no entanto, está relacionado à própria maneira como costuma navegar.

Usa pouco seus aparelhos e costuma acessar os mesmos sites e usar os mesmos programas, sem testar nada de novo?

Não é de ficar clicando em anúncios, nem mesmo nas redes sociais?

Então provavelmente um antivírus grátis será o melhor para você.

Agora, se você tem crianças em casa que costumam navegar, a alternativa paga pode ser a mais indicada.

Além disso, se você mesmo for uma pessoa mais distraída e que, eventualmente, clica em anúncios ou costuma baixar diversos tipos de software, a versão premium de um antivírus irá te ajudar a se proteger melhor.

Ou seja: se já é um usuário precavido ou não é muito interessado em ficar navegando pela internet, ficará bem com um antivírus grátis.

Por outro lado, se já é mais distraído, gosta de testar programas novos ou não consegue resistir a anúncios que vem por email ou mídias sociais, pagar um antivírus permitirá que continue a fazer isso de maneira menos arriscada.

Qual tipo de antivírus acredita ser o melhor para você?

Comente conosco e não deixe de ver nossas indicações de antivírus grátis e pago!

Você também pode gostar

Deixe um Comentário