Confira quatro estratégias para otimizar apresentações de vendas remotas
Criar apresentações de vendas que se destaquem com clientes e prospects requer pensamento estratégico e a capacidade de usar a tecnologia para superar as barreiras de tempo e espaço.
As visitas presenciais para vendas estão diminuindo à medida que uma força de trabalho cada vez mais flexível utiliza a tecnologia de reuniões online para se conectar remotamente de qualquer lugar do mundo.
De acordo com uma pesquisa recente da Corporate Visions, 62% dos responsáveis pela área de vendas realizam, atualmente, pelo menos metade de suas reuniões pelo telefone ou online.
Facilitação nas conexões
No ciclo de vendas online atual é preciso facilitar a conexão remota com os parceiros.
“A forma como nos adaptamos à tecnologia para melhorar as apresentações e a interação com os clientes é de extrema importância para garantir o sucesso nas vendas remotas.”
Comenta Peter Kodic, Diretor Comercial da LogMeIn para a América Latina.
Por conta disso, o GoToMeeting by LogMeIn preparou uma lista com quatro estratégias comprovadas para facilitar melhores apresentações de vendas remotas e ajudar empresas a fecharem negócios.
Confira:
1 – Mantenha as apresentações em PowerPoint simples
Embora essa não pareça ser a dica mais inovadora, os slides do PowerPoint continuam sendo a força de trabalho das reuniões de vendas online.
O ideal é utilizar gráficos de alta qualidade, limitar as animações e criar gráficos fáceis de entender para apresentar os principais pontos de dados.
Muitos especialistas também acreditam que os tópicos de assuntos são a maneira menos eficaz de compartilhar ideias.
Eles ainda podem ser uma maneira eficaz de participar de reuniões de vendas, mas é importante lembrar que os slides precisam ser usados como uma ferramenta para melhorar as apresentações, não como muleta ou script.
2 – Concentre-se em desenvolver uma narrativa forte
Para se envolver de forma bem sucedida com clientes e prospects é necessário uma boa narrativa.
Por esse motivo, algumas empresas abandonaram as apresentações de slides em favor de outras alternativas criadas para promover o engajamento.
Outra forma utilizada pelas empresas, são os memorandos narrativos, que permitem aos participantes pensar sobre o significado de algo, em vez de descobrir por meio da apresentação de alguém.
Apesar disso, pode ser difícil conseguir um público-alvo ou cliente em potencial para um memorando narrativo de seis páginas.
Porém, é possível aplicar o mesmo conceito a apresentações.
Apresentar uma narrativa forte e interessante sobre o que a empresa entrega aos clientes certamente renderá bons resultados em apresentações de vendas remotas.
3 – Envolva o público com ferramentas de desenho
É importante pensar não apenas no que vai ressoar com o público, mas também em como envolvê-lo.
A ferramenta de vendas mais eficaz para as apresentações online é transformar os slides em uma lousa virtual.
De acordo com o Corporate Visions, “é muito mais provável que os conceitos sejam lembrados se forem apresentados como imagens e não como palavras”.
Uma pesquisa da Universidade de Stanford mostra que o uso do conteúdo de lousa virtual aumenta a credibilidade geral e a recordação da audiência de uma apresentação.
Portanto, é bastante útil adicionar alguns elementos interativos e visuais às apresentações de vendas.
Também é interessante pedir aos clientes que interajam com as ferramentas de desenho – seja preenchendo alguns espaços em branco ou demonstrando seus desafios visualmente.
A capacidade de envolver efetivamente os parceiros online aumentará o envolvimento, a venda e, em última análise, a lucratividade.
4 – Elimine os visuais que são, na verdade, distrações
Embora os elementos visuais sejam certamente impactantes para as apresentações, é preciso ter cuidado para não exagerar neste quesito.
Ao falar sobre a proposta central de valor de um produto ou serviço ou ouvir as necessidades de um cliente, é importante não ter nenhuma distração dessa mensagem.
Porções da apresentação somente para conversas podem reduzir o atrito e manter todos focados, por isso uma dica é separar algum momento para conversas concisas e livres de distrações durante o tempo de apresentação.
Nas videoconferências, as conversas cara a cara também facilitam uma conexão mais pessoal, que pode ajudar muito a construir a confiança dos participantes da reunião – algo crucial para um relacionamento bem-sucedido com clientes e prospects.
O GoToMeeting by LogMeIn é a ferramenta ideal para vendas virtuais, pois reúne videoconferência, compartilhamento de apresentação, lousa virtual, e também permite gravação da reunião.
Sobre o portfólio de Comunicações Unificadas e Colaboração da LogMeIn
Líder de mercado reconhecida em Comunicações Unificadas e Colaboração (UCC), a LogMeIn possui o portfólio mais abrangente do setor de soluções de UCC, criando maneiras mais inteligentes de reunir, conectar, comercializar e treinar, aprofundar relacionamentos e gerar melhores resultados de varejo e vendas remotas.
O portfólio inclui produtos premiados como o GoToMeeting, GoToWebinar, Grasshopper e Jive, bem como as soluções GoToConnect e GoToRoom recentemente anunciadas.
A linha de produtos UCC da LogMeIn auxiliam mais de 28 milhões de usuários por mês, com mais de 1,5 bilhão de minutos de conferência por mês, contribuindo para mais de 8 milhões de reuniões por mês e quase 20 bilhões de minutos em chamadas de voz por ano.
Sobre a LogMeIn, Inc.
LogMeIn, Inc. (NASDAQ:LOGM) simplifica como as pessoas se conectam umas com as outras e com o mundo ao redor delas para gerar interações significativas, aprofundar relacionamentos e criar melhores resultados para indivíduos e empresas.
Líder de mercado em comunicações unificadas e colaboração, gerenciamento de identidade e acesso, e soluções de suporte e envolvimento do cliente, a LogMeIn tem milhões de clientes abrangendo praticamente todos os países do mundo.
A LogMeIn está sediada em Boston, Massachusetts, com localizações adicionais na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Austrália.
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