Proteja seu smartphone no Carnaval: Cartilha ajuda folião com dicas e passo a passo para proteger o aparelho
Se há uma unanimidade entre os foliões que querem aproveitar os blocos e cortejos de Carnaval, é a preocupação com a proteção de seus smartphones durante a festa. As grandes aglomerações demandam cuidados especiais com o aparelho celular e, para isso, é essencial conhecer alguns procedimentos que podem evitar dores de cabeça. A cartilha “Se liga que é fraude”, idealizada pela TIM e lançada em parceria com Procons do Brasil, elenca os principais tópicos sobre como se prevenir de fraudes e golpes, além de um passo a passo de como agir rapidamente em caso de roubo, furto ou perda do smartphone.
Cartilha Se liga que é fraude tem versão online
A versão online da cartilha é constantemente atualizada, com informações mais recentes sobre fraudes e formas de prevenção. O documento está disponível em versões impressa e online no site da TIM, abordando ainda temas como spoofing, fraudes por SMS e WhatsApp.
. Clique e confira as medidas detalhadas
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Proteção PIX
Outra forma de se resguardar é por meio do serviço Proteção Pix, que pode evitar transações financeiras em caso de roubo do celular. Após instalar e configurar o aplicativo no aparelho, é possível acessá-lo remotamente de qualquer lugar, por meio do Portal de Proteção.
O serviço pode ser contratado pelo APP Meu TIM em duas versões: Gratuita ou Premium, a R$ 6,90/mês para clientes.
O Proteção Pix é uma solução de segurança digital da EXA Tecnologia.
Confira algumas das medidas para agir de forma preventiva:
• Crie senhas fortes, com caracteres variados, mesclando letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos (#, $, %, por exemplo);
• Evite reutilizar ou compartilhar senhas e utilize um gerenciador de senhas para não esquecê-las;
• Configure uma senha para o seu chip. Ela será exigida toda vez que o aparelho for reiniciado ou ligado, mesmo que em outro aparelho;
• Ative o e-SIM, que permite o bloqueio de forma mais rápida em comparação ao chip físico;
• Prefira recuperar as suas senhas por e-mail que não esteja cadastrado no celular. A recuperação por SMS facilita o trabalho dos fraudadores;
• Não esqueça de apagar todos os dados e desvincular da sua conta e de aplicativos antes de trocar o seu aparelho;
• Habilite as opções de busca e localização do aparelho para que seja possível apagá-lo remotamente
Em caso de furto, roubo ou perda do aparelho, outras medidas são essenciais para evitar maiores prejuízos:
Bloqueio via delegacia/operadora:
• Informe o CPF e o número da linha para validação (obrigatórios) e o IMEI (se tiver);
• Se for na delegacia, registre o BO do ocorrido;
Bloqueio via celular seguro:
• Cadastre no app ou no portal web o seu telefone (além de operadora e marca), assim como uma pessoa de confiança que possa solicitar o bloqueio do aparelho;
• O cadastro só pode ser realizado pelo CPF do titular do acesso na operadora e vinculado ao aparelho;
• O serviço também oferece a possibilidade de bloquear o chip e os dados das suas contas bancárias;
Para desbloquear o aparelho:
• Vá a uma delegacia ou entre em contato com sua operadora e apresente um documento com foto, a nota fiscal do aparelho ou uma carta de próprio punho solicitando o desbloqueio;
• IMPORTANTE: se identificada irregularidade na documentação enviada, o desbloqueio do seu IMEI não será atendido.
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Cartilha “Se liga que é fraude”
“Se liga que é fraude” nasceu com o objetivo de compartilhar como acontecem os principais golpes aplicados e como evitá-los. Para isso, a TIM elaborou uma cartilha que mapeia as situações mais comuns e oferece orientações essenciais para que os consumidores estejam sempre atentos.