Dicas de como reduzir custos com atendimento ao cliente
Em um momento no qual muitas empresas cogitam retomar as atividades presenciais em meio à pandemia do novo coronavírus, alternativas tecnológicas surgem para ajudar a diminuir os impactos da doença. Uma das maneiras em voga é o atendimento ao cliente feito por robôs, os conhecidos chatbots, serviço oferecido por empresas como a Crisp Chat.
Utilização da tecnologia pode facilitar setor, que deve ser cada vez mais informatizado
Os chatbots podem ajudar as empresas a economizar em custos de atendimento ao cliente, acelerando o tempo de resposta e liberando os funcionários para outras funções dentro da própria companhia. Estudos mostram que a automatização do atendimento ao cliente pode significar um sucesso de 80% na resposta às perguntas de rotina no seu negócio.
Mas existem outras dicas importantes para quem está quebrando a cabeça em busca de redução de custos no setor de atendimento ao cliente. Afinal, é importante checar se o cliente está conseguindo sanar suas dúvidas. Isso é fundamental para que ele continue adquirindo produtos da sua empresa. Abaixo, cinco dicas que podem te ajudar nesse processo!
confiram como reduzir custos
1. Acompanhe o atendimento
Um dos pontos mais importante é saber como o seu cliente é recebido por seus colaboradores na sua empresa. Esse atendimento precisa ser monitorado e, claro, sua qualidade precisa ser avaliada periodicamente. Ouvir os contatos entre funcionário e público e dar feedbacks à equipe é essencial nesse tipo de gerenciamento.
2. Múltiplos canais de contato
Entenda que o seu público pode ser mais variado do que você imagina ou tem conhecimento. Por isso, procure manter múltiplos canais de contato. FAQ, redes sociais, emails e chats podem servir como ponte para que problemas sejam solucionados mais rapidamente. Procure otimizar cada um desses serviços, para que o cliente saia satisfeito em qualquer uma das plataformas.
3. Aprimore o contato com o público
Essa dica serve para complementar o anterior. Nenhum cliente gosta de ir até a empresa ou uma loja autorizada para resolver o seu problema. Praticidade é o nome da moda, então seja um exemplo nesse sentido. Para além dos canais de contato, utilize a tecnologia a seu favor, com os chatbots, por exemplo. Disponibilize manuais para resolução de defeitos, com dicas rápidas e fáceis, que podem ajudar o cliente em um momento de dificuldade.
4. Treine sua equipe para reduzir custos
Ter um ambiente tecnológico é importante, mas uma equipe bem treinada pode evitar muita dor de cabeça e custos extras. Ajude seus colaboradores a entender a dinâmica da empresa, com treinamentos, palestras e conversas constantes. Um bom atendimento ao público depende disso.
5. Faça um atendimento integrado
Um bom atendimento ao cliente serve para satisfazer o consumidor rapidamente. Tente vincular ações em suas plataformas que sejam complementares. Números de telefone, chats, redes sociais, todas se comunicando para otimizar e acabar com a insatisfação do seu comprador.