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Cinco maneiras de reduzir custos com atendimento ao cliente

por Paulo Fernandes Maciel

Dicas de como reduzir custos com atendimento ao cliente

Em um momento no qual muitas empresas cogitam retomar as atividades presenciais em meio à pandemia do novo coronavírus, alternativas tecnológicas surgem para ajudar a diminuir os impactos da doença. Uma das maneiras em voga é o atendimento ao cliente feito por robôs, os conhecidos chatbots, serviço oferecido por empresas como a Crisp Chat.

Utilização da tecnologia pode facilitar setor, que deve ser cada vez mais informatizado

Os chatbots podem ajudar as empresas a economizar em custos de atendimento ao cliente, acelerando o tempo de resposta e liberando os funcionários para outras funções dentro da própria companhia. Estudos mostram que a automatização do atendimento ao cliente pode significar um sucesso de 80% na resposta às perguntas de rotina no seu negócio.

Mas existem outras dicas importantes para quem está quebrando a cabeça em busca de redução de custos no setor de atendimento ao cliente. Afinal, é importante checar se o cliente está conseguindo sanar suas dúvidas. Isso é fundamental para que ele continue adquirindo produtos da sua empresa. Abaixo, cinco dicas que podem te ajudar nesse processo!

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1. Acompanhe o atendimento

Um dos pontos mais importante é saber como o seu cliente é recebido por seus colaboradores na sua empresa. Esse atendimento precisa ser monitorado e, claro, sua qualidade precisa ser avaliada periodicamente. Ouvir os contatos entre funcionário e público e dar feedbacks à equipe é essencial nesse tipo de gerenciamento.

2. Múltiplos canais de contato

Entenda que o seu público pode ser mais variado do que você imagina ou tem conhecimento. Por isso, procure manter múltiplos canais de contato. FAQ, redes sociais, emails e chats podem servir como ponte para que problemas sejam solucionados mais rapidamente. Procure otimizar cada um desses serviços, para que o cliente saia satisfeito em qualquer uma das plataformas.

3. Aprimore o contato com o público

Essa dica serve para complementar o anterior. Nenhum cliente gosta de ir até a empresa ou uma loja autorizada para resolver o seu problema. Praticidade é o nome da moda, então seja um exemplo nesse sentido. Para além dos canais de contato, utilize a tecnologia a seu favor, com os chatbots, por exemplo. Disponibilize manuais para resolução de defeitos, com dicas rápidas e fáceis, que podem ajudar o cliente em um momento de dificuldade.

4. Treine sua equipe para reduzir custos

Ter um ambiente tecnológico é importante, mas uma equipe bem treinada pode evitar muita dor de cabeça e custos extras. Ajude seus colaboradores a entender a dinâmica da empresa, com treinamentos, palestras e conversas constantes. Um bom atendimento ao público depende disso.

5. Faça um atendimento integrado

Um bom atendimento ao cliente serve para satisfazer o consumidor rapidamente. Tente vincular ações em suas plataformas que sejam complementares. Números de telefone, chats, redes sociais, todas se comunicando para otimizar e acabar com a insatisfação do seu comprador.

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