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10 dicas para promover a cultura digital nas empresas

por Paulo Fernandes Maciel

Saiba quais ações são necessárias para implementar a cultura digital dentro das organizações


O surgimento dos novos dispositivos tecnológicos por comando de voz Alexa e Google Assistant, somados às soluções tecnológicas já incorporadas há alguns anos na rotina diária de grande parte da população como os serviços de Streaming, plataformas de vídeos online, a utilização de APPs (alimentação, mercado, transportes, bancários, investimentos, musicais, E-commerces do varejo, entre outros), aliados ao fenômeno das redes sociais, criaram a necessidade da implantação da cultura digital dentro das empresas. Isto para que as marcas possam sobreviver neste ambiente cada vez mais tecnológico e hiper conectado.

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Entraves

A demanda reprimida em função das restrições dos acessos aos shoppings e outros estabelecimentos comercias, assim como aos locais de lazer e entretenimento nos meses de confinamento durante o estado pandêmico, acelerou ainda mais a mudança nos hábitos de consumo da população, que migraram para o digital. Com isto, criou-se um senso de urgência para a aceleração da cultura digital por parte das organizações.

Em função dos pontos apresentados, elaboramos 10 dicas a promoção da cultura digital nas empresas.

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1. Ter um site não significa ter cultura digital

A implantação da cultura digital vai muito além da simples criação de um site, com um blog para conteúdos, com posts nas redes sociais e campanhas de Google Ads, direcionando o tráfego para uma loja online.

A primeira dica é justamente para quebrar este paradigma. Profissionais de grandes marcas que possuem esta mentalidade, com certeza estão perdendo muitas vendas para a concorrência, ou estão com o ROI (retorno sobre o investimento) do budget de marketing digital bem abaixo do possível, alocando recursos de forma não orientada.

2. Customer Experience

Customer Experience (CX) ou Experiência do Cliente, é o conjunto de impressões e percepções que o consumidor possui sobre a empresa ou marca após interagir com ela.

Investir em Customer Experience garante que o consumidor esteja no centro do negócio, tornando-se um meio de divulgação da empresa, proporcionando assim, novos consumidores fidelizados.

3. Cultura de Análise de Dados

A terceira dica para implantação da cultura digital na organização é a criação da cultura de análise de dados. Realizar a coleta e análise de dados dos clientes para identificar todos os meios de pesquisa, hábitos de consumo, frequência das compras, entre uma série outras informações; para que a empresa identifique as oportunidades, faça ajustes de eventuais desvios e possa ter subsídios para a adequação da estratégia de marketing digital baseada em dados.

4. Conhecimento sobre a LGPD

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) é a legislação brasileira específica para proteção de dados e da privacidade dos cidadãos. Buscar informações sobre esta legislação dará mais subsídios para adequação da estratégia de marketing digital da organização com a utilização das ferramentas disponíveis, mantendo a empresa em conformidade com a legislação vigente.

5. SEO Performance

Manter a otimização do site com técnicas de SEO, e investir em marketing de conteúdo, com foco nas palavras-chave adequadas para os produtos ou serviços, garantirá para a empresa ainda mais clientes. Este é uma estratégia que nunca pode ser esquecida.

6. Estratégia 1st Party Data

First-Party Data nada mais é que os dados próprios de uma empresa, que ela coletou diretamente dos seus canais de comunicação ou por meio de uma estratégia de marketing como campanhas, formulários, redes sociais, atendimento via chat, telefone ou de forma presencial. Esses dados são fornecidos pelo próprio lead ou cliente, que geralmente compartilha suas informações pessoais por dois motivos: o nível de confiança com a sua marca ou como moeda de troca.

As estratégiasFirst-Partysão apostas das grandes corporações. Com o fim dos cookies e a LGPD, as empresas voltarão a atenção para novos meios para coleta e análise de dados. Com isto, investirão cada vez mais em estratégias First-Party.

7. Adequação da estratégia para a era pós cookies

Com o fim dos cookies anunciado pelo Google, as empresas precisarão investir em novas formas de coleta e análise de dados. O First-Party e os Second-Party Data serão cada vez mais importantes para a estratégia de marketing digital. Os anunciantes terão que saber gerenciar melhor as informações, com outros parâmetros, métricas e maneiras de capturar os consumidores. Ferramentas como CRM (Customer Relationship Management) e CDP (Customer Data Platform) terão um papel central com esta mudança. E as empresas que não adequarem-se para esta nova realizade, com certeza terão resultados bem inferiores do que os atuais.

8. Soluções para novos gadgets e tecnologias

A necessidade de conversar e engajar com os clientes na era digital faz com que as interações personalizadas sejam um fator de diferenciação das empresas. Por isso, investir em soluções da marca para assistentes de voz Alexa da Amazon e do Google Assistant, por exemplo, é sem dúvida uma forma atual e criativa de aproximação da marca com o seu público.

9. Estimular a criatividade

Existem atualmente milhares de soluções de martech e adetech. Entretanto, apenas essas ferramentas não substituem a capacidade humana de pensar e desenvolver soluções criativas.

Estimular a criatividade no ambiente digital é um fator essencial. Trocar ideias e pensar em inovações fará com que a organização desenvolva soluções criativas para compor a estratégia de marketing digital.

10. Data Driven Marketing

Com base na ideia de que a transformação só é possível com a integração de pessoas, processos e tecnologia, foi desenvolvido o conceito de DDM (Data Driven Marketing), que oferece soluções para as empresas capturar, analisar e utilizar dados para tomar decisões e criar estratégias que elevam a empresa para outro patamar.

Através do Data Driven Marketing, os profissionais de Marketing e TI poderão tomar importantes decisões baseados em dados reais, além de criar ações de growth hacking que poderão incrementar os resultados da empresa e melhorar a experiência dos usuários em seus canais digitais

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Sobre a aunica

A aunica é uma consultoria de marketing digital especializada no uso da análise de dados para impulsionar os seus resultados de vendas. A empresa é guiada pelo Data Driven Marketing e acredita no poder dos dados para transformar o seu negócio.

A marca usa e abusa da criatividade, assim como da análise de dados; a fim de criar melhores estratégias para alavancar e otimizar os resultados digitais das empresas. Desde 2004 ela vem produzindo projetos em Google, Video Ads, Rich Media, score de engajamento, Inteligência Artificial e Machine Learning.

Os clientes de uma empresa falam muito sobre ela, e a aunica não fica de fora desse conceito. Ela possui um vasto histórico de cases de sucesso; e com grandes marcas como Sony, Azul, Casas Bahia, Club Med, R7, Porto Seguro, Vivo e muitas outras.

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