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Real-Time CDP Adobe: a experiência do cliente em tempo real

por Paulo Fernandes Maciel

Novo instrumento da Adobe é uma ótima solução para unificar, ativar e gerenciar dados de marketing B2C e B2B de forma simultãnea


Com o aumento acirrado da concorrência, o fim dos cookies e a promulgação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), a maioria das grandes empresas iniciaram o processo de implantação da cultura digital. Por isso, o Adobe Experience Platform trabalha constantemente para facilitar o trabalho das empresas.

Eles desenvolveram do zero o recurso de Real-Time CDP, que busca capacitar profissionais de marketing e TI para coletar dados de diferentes plataformas, unificá-los em uma única interface e ainda criar uma experiência consistente, relevante e personalizada, tudo em tempo real e em multicanais.

Organização e padronização

Os dados captados podem ser conhecidos, como endereços de e-mail e números de telefone, ou desconhecidos, como cookies e informações do dispositivo. Eles são organizados e padronizados dentro de um modelo de dados de experiência.

A empresa acredita que seu CDP simultâneo pode agregar valor ou integrar a outras soluções da Adobe, proporcionar experiências mais intensas e individuais aos clientes, além de oferecer suporte à equipe de B2C e B2B para se alinharem e juntos identificarem novas oportunidades de venda, visto que as empresas estão ajustando estratégias de marketing digital para viver em um mundo sem cookies.

Benefícios da CDP

A aplicação desse sistema acaba beneficiando não só o cliente, que recebe uma experiência única, mas também os profissionais de marketing e TI da equipe, que são quem realizam a implantação da ferramenta. Perfil unificado, experiências conectadas, B2C e B2B combinados e até privacidade, são algumas das vantagens a serem levadas em consideração.

Amplitude de visão

Para o pessoal de TI, ter todos os dados do cliente em uma visão unificada é motivo de grande comemoração. Com esse benefício, eles conseguem caracterizar melhor o perfil do cliente, possuir uma visão mais rica e específica, identificar suas questões e anseios e com isto proporcionar uma melhor experiência de compra.

Além disso, os profissionais de marketing são beneficiados com o histórico de ações dos clientes, seja no modo online ou offline, sendo capazes de lançar campanhas e ofertas relevantes, segmentadas e direcionadas aos interesses e necessidades do público-alvo, baseado nos dados colhidos.

CDP

Valor real

Não só captar dados e unificá-los, o objetivo da Adobe é maior. Afinal, de que adianta possuir todos os dados e não saber como aplicá-los em prol da melhor experiência do usuário, certo?

Além de agrupar as informações, outras funcionalidades são levadas em conta, como a estrutura de ciência de dados, a privacidade, a plataforma em tempo real aberta extensa, a integração com sua infraestrutura e tecnologia, entre outros.

O valor real do CDP é como utilizá-lo para fornecer melhores experiências de compras aos clientes. Para ter sucesso com esse sistema você precisa gerenciar os dados de forma consciente, assim segmentando públicos e ofertas, orquestrando campanhas cross-channel e ativando públicos em tempo real por meio de todos os canais disponíveis.

CDP

Oferta de CDP da Adobe

A Oferta de CDP da Adobe é única e vem se destacando entre outras grandes nuvens de marketing. Começando pelo Experience Data Model (XDM), que torna as informações de diversas fontes compreensíveis e acionáveis por vários aplicativos.

Sua plataforma também torna possível criar um modelo de dados do cliente, unindo todas as informações do perfil, independente de qual fonte foi utilizada para obter o dado, tudo graças aos dados de streaming em tempo real e análises de dados petascaleem data lakes que o sistema possui.

Adicionalmente, eles não só ganham em números de perfis e contas, mas também ajudam as empresas a solucionar problemas e dispor de melhores experiências personalizadas e em multicanais com grande nível de confiança.

teclado com tecla B2B

Outro ponto positivo na oferta, é que o os dados B2B e B2C conseguem conviver em adjunto com os dados CDP, assim unificando contas de vários sistemas de CRM e sistemas de automação de marketing em um único perfil atualizado em tempo real.

Sustentação por plataforma própria

Diferente das outras nuvens, o CDP em tempo real é sustentado pela Adobe Experience Platform, sendo essa a primeira plataforma desenvolvida para criar e gerenciar soluções completas que impulsionam a experiência do cliente, auxiliando o uso de B2B e B2C. Essa vantagem faz com que a Adobe ofereça diversos benefícios para as empresas, como:

  • Perfis de contas e pessoas unificadas em tempo real
  • Dezenas de origens e destinos de dados B2C e B2B
  • Gerenciamento preciso de identidade e correspondência pessoa a conta
  • Inteligência contínua
  • Arquitetura aberta e extensível
  • Aprendizado de máquina e IA por meio do Adobe Sensei
  • Estrutura patenteada de privacidade e governança de dados

Saber aproveitar essas capacidades traz um resultado que as CDPs pontuais ou de outras nuvens não chegam perto de alcançar. A CDP em tempo real da Adobe continua sendo líder no fornecimento de experiências digitais por ter sido pensada especificamente para impulsionar o gerenciamento da experiência do cliente de classe mundial.

Parcerias estratégias

Foi anunciada uma aliança estratégica entre a Adobe, IBM e Red Hat para ajudar a acelerar a transformação digital e fortalecer a segurança de dados em tempo real para as empresas, com foco em setores regulados.

A IBM iX® oferece serviços de consultoria sobre experiência do cliente integrados por meio da Adobe Creative Cloud; da Experience Cloud e da Document Cloud, ajudando as empresas a  impulsionar seu crescimento. Enquanto a integração com a IBM Cloud for Financial Services permite que as mesmas atendam aos requisitos de segurança regularizados; além de coletar em tempo real os dados necessários para criar experiências relevantes em toda a trajetória do cliente.

Já a plataforma RedHat OpenShift oferece flexibilidade para as empresas hospedarem; alem de acessarem e reaproveitarem dados dos clientes no ambiente que desejarem, incluindo localmente e em várias nuvens públicas.

Engajamento

“Mais do que nunca, as companhias estão acelerando seus esforços para engajar clientes digitalmente”; disse Anil Chakravarthy, vice-presidente executivo e gerente-geral de Experiência Digital da Adobe. “Estamos animados em fazer esta parceria com a IBM e com a Red Hat; para permitir que empresas de setores regulados consigam atender às necessidades atuais do mercado e usar dados de clientes em tempo real; para entregar experiências de forma segura, em qualquer ponto de contato digital, em escala, e de acordo com as regulamentações”.

Sobre a aunica

A aunica é uma consultoria de marketing digital especializada no uso da análise de dados para impulsionar os seus resultados de vendas. A empresa é guiada pelo Data Driven Marketing e acredita no poder dos dados para transformar o seu negócio.

Parceira oficial e certificada Adobe desde 2007; a aunica já foi Centro de Treinamento Adobe da América Latina; e ainda trouxe ao Brasil o primeiro sistema de Web Analytics em tempo real e segmentado do mundo, a Websidestory/HBX, que mais tarde seria adquirida pela Omniture e então pela Adobe.

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