A gestão de benefícios corporativos, há tempos, deixou de ser somente parte do protocolo da área de Recursos Humanos. Hoje consiste em uma importante peça da estratégia de retenção e atração de talentos, que impacta diretamente nos níveis de produtividade e satisfação dentro da organização. Dentre os “privilégios” mais comuns, está o plano de saúde empresarial.
Não à toa, este é o benefício de maior impacto no pacote: 9 a cada 10 companhias oferecem planos de saúde. Saiba, acompanhando a leitura, como funciona!
O que é o plano de saúde empresarial?
Plano de saúde empresarial é um benefício corporativo oferecido por empresas aos seus funcionários. Esses planos são negociados entre a empresa e a operadora de saúde e, em geral, oferecem preços mais acessíveis (ou até mesmo gratuitamente) e uma cobertura mais abrangente do que planos individuais.
Os atendimentos fornecidos por um plano de saúde empresarial variam de acordo com o contrato fechado entre a empresa e a operadora, como plano de saúde Bradesco Empresarial. Porém, costumam incluir consultas médicas, exames laboratoriais, procedimentos cirúrgicos, internações hospitalares, entre outros serviços de saúde.
Eles podem ser contratados por empresas de qualquer porte, desde pequenos negócios – no caso, há plano de saúde PME, até grandes corporações. Trata-se de uma forma de valorizar e atrair talentos para a companhia. Além disso, oferecer um plano médico pode ajudar a reduzir o absenteísmo e aumentar a produtividade dos colaboradores, uma vez que eles têm acesso a serviços de saúde qualificados.
Plano de saúde empresarial integral
No plano de saúde empresarial integral, a empresa arca com o valor total da mensalidade do convênio. Assim, o funcionário e seus dependentes não precisam desembolsar nada para utilizarem o plano.
Plano empresarial com coparticipação
Aqui, a empresa divide o valor da mensalidade com o funcionário, que paga apenas quando o plano de saúde é utilizado. Caso contrário, nem a empresa e nem o colaborador pagam, certo?
Resumindo: o integral está ligado a mensalidades, enquanto coparticipação deve ser pago a cada uso. Essas são as modalidades mais comuns neste mundo dos negócios.
É possível incluir dependentes?
Os colaboradores podem, sim, colocar dependentes em seu plano de saúde empresarial. Mas é preciso verificar se o convênio da empresa permite esse adicional, afinal, cada produto contratado funciona de uma maneira.
É importante checar no plano fatores como quantas vidas podem ser disponibilizadas para cada trabalhador, e depois disso, seguir as regras para o acréscimo de dependentes. Confira:
- Cônjuge e Companheiro: marido, esposa.
- Parentes de 1º grau sanguíneo: pai, mãe, filhos;
- Parentes de 2º grau sanguíneo: netos, avós;
- Parentes de 3º grau sanguíneo: bisnetos, bisavôs.
Fora desses níveis de parentescos, não é possível adicionar dependentes.
Vale lembrar também que os planos de saúde empresariais normalmente têm alteração de valor de acordo com a idade. Tratando-se de idosos, o preço do convênio costuma ser maior do que o de uma criança, exemplificando.
Saiba como escolher o plano de saúde ideal para sua empresa
Escolher um plano de saúde corporativo com certeza será uma tarefa complexa, mas é fundamental para garantir a saúde e bem-estar do time de colaboradores e faz parte da gestão comportamental. Visando optar pelo melhor plano de saúde empresarial para a sua empresa, avalie as necessidades da sua empresa, analise a rede de prestadores de serviços, considere a abrangência da cobertura, verifique a reputação da operadora, pense nos custos e no que cabe no seu bolso.