Home Canal Leitor Época de pandemia pode ser usada para o crescimento

Época de pandemia pode ser usada para o crescimento

por Paulo Fernandes Maciel
Estudo BSA Soluções de inteligência artificial

Como se atualizar em época de pandemia: aproveite para desenvolver novas habilidades

É fato que a pandemia do novo coronavírus trouxe uma série de desafios para a nossa vida em sociedade.

Um desses desafios, por exemplo, é o de como se atualizar em época de pandemia.

O desemprego subiu bastante no país desde o início da crise do novo coronavírus.

Em junho, o valor chegou a 13,3% da população economicamente ativa. No total, o Brasil chegou a histórica marca negativa de ter mais gente sem trabalhar do que trabalhando.

Por isso, é importante saber como se atualizar em época de pandemia para poder desenvolver novas habilidades e conseguir uma colocação no mercado de trabalho.

Quer aprender mais sobre o assunto? Então siga a leitura do artigo abaixo!

época de pandemia

Quais áreas focar os seus estudos e desenvolvimentos?

Um dos principais pontos sobre como aprender e se desenvolver na pandemia é estudar as áreas corretas. Isso porque existem certos segmentos da economia que estão em crescimento, com outros retendo funcionários pois eles podem continuar trabalhando de casa.

Por isso, é importante focar os seus estudos nessas áreas para poder aproveitar o número maior de vagas disponíveis.

Uma dessas áreas é a de desenvolvimento de sites.

Nesse segmento, trabalham profissionais de programação e de design, que unem forças para poder criar sites profissionais para empresas, pessoas e produtores de conteúdo.

Ainda hoje, mesmo com o avanço das redes sociais, os sites são vitais para todos os tipos de pessoas que desejam fazer negócios ou se expressar na Internet.

Outra área de muito interessante é o Marketing Digital.

Aos poucos, a versão digital da publicidade vem trazendo mais resultados do que a versão offline, o que resulta nas empresas direcionando mais dinheiro para ela.

Com orçamentos maiores, mais técnicas diferentes são desenvolvidas, o que faz com que as empresas precisem de mais talentos para poder explorar todas as possibilidades possíveis.

Por isso, é possível encontrar vários tipos diferentes de posições dentro do Marketing Digital, como redatores, analistas de SEO, gestores de mídias sociais, responsáveis por anúncios pagos e muito mais.

Uma área que está em crescimento nessa pandemia é o de analista de dados.

Uma das características mais importantes do segmento é o fato desses profissionais serem capazes de lidar adequadamente com a enorme quantidade de dados disponíveis nos mais diversos setores da economia atualmente.

Para se ter uma ideia, um analista de dados pode trabalhar desde com uma startup de tecnologia até um supermercado, onde ele poderá notar o padrão de comportamento dos consumidores e propor ações para aumentar as conversões dos clientes.

Como se atualizar em época de pandemia ficando em casa?

Saber em quais áreas atuar é apenas uma parte do trabalho de como se atualizar em época de pandemia.

A outra parte é conseguir efetivamente vencer os desafios para aprender novos conhecimentos.

Um dos obstáculos disso é o contexto da pandemia em geral.

Não é todo mundo que tem um ambiente propício para o estudo em casa.

Muita gente mora com os pais, filhos ou outros familiares e precisa de paz e silêncio para estudar.

Nesse caso, o recomendado é tentar conversar com os familiares e propor um período de 1 ou 2 horas por dia de silêncio para poder focar nos estudos.

Além disso, outro inimigo da concentração são as redes sociais.

Elas estão sempre roubando atenção das pessoas, distraindo e atraindo para brigas, discussões e fofocas. Quando a pessoa percebe, já passou 2 ou 3 horas perdida nisso e não avançou nos estudos.

Para resolver esse problema, existem alguns plugins que ajudam a bloquear o acesso às redes sociais por algum tempo. Isso é muito útil para quem precisa se forçar a se concentrar.

No entanto, por mais que a pessoa se concentre, pouco adianta se ela não tiver o curso certo para isso. Algumas universidades disponibilizaram cursos e materiais online gratuitamente nessa pandemia, mas eles não têm certificação para o trabalho profissional.

No entanto, vale lembrar que muitas áreas não exigem a certificação para poder atuar. Para muitos segmentos, basta a pessoa ter o conhecimento e maneira de provar (por um portfólio, por exemplo) que já é o suficiente para pegar os primeiros trabalhos e experiência prática.

Depois, com o tempo, a pessoa pode fazer uma formação certificada para poder formalizar o seu currículo e ter melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Tendo isso em mente, agora você já sabe como se atualizar em época de pandemia. É importante focar sempre numa evolução dos seus conhecimentos de modo a conseguir se manter em destaque na sua empresa, sem correr o risco de perder o emprego.

Mesmo que o pior aconteça e você fique desempregado, os conhecimentos profundos poderão ajudar a arranjar uma nova colocação ou, dependendo da área, a empreender e atuar como freelancer ou ter a própria empresa.

E aí, o que achou das nossas dicas? Elas foram úteis? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o conteúdo!

Você também pode gostar

Deixe um Comentário