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Manipulação de consumo e massificação efeito de redes sociais

por Paulo Fernandes Maciel
rede soccial e a manipulação de consumo e massificação

Uso das redes sociais pode levar a manipulação de consumo e massificação de gostos

Não é uma novidade que as redes sociais afetam o comportamento de quem as consomem causando manipulação de consumo e massificação nos gostos.

Inclusive, diversos estudos já comprovam que o uso exagerado e alienado à realidade pode trazer inúmeros prejuízos não apenas emocionais como físicos.

Self e a manipulação de consumo e massificação

Um exemplo é a pesquisa realizada pela Royal Society for Public Health, no Reino Unido em parceria com o Movimento de Saúde Jovem que constatou que o Instagram é uma das redes sociais mais nocivas do mundo, afetando o sono, a autoimagem e a percepção de acontecimentos.

Facebook e Snapchat vieram logo em seguida.

Encenação de ostentação

O filósofo, escritor e estudioso do tema Fabiano de Abreu aponta que a vida nas redes se assemelha a uma encenação, onde a ostentação e a venda de uma vida perfeita levam à manipulação de consumo e massificação das escolhas dos usuários.

“As redes sociais engoliram de vez a mídia televisiva, e a tendência é que engula as pessoas também;

Em especial pela característica de controle e influência onde modas temporárias de vestimenta, consumo e comportamento se tornam referência mundial rapidamente”, analisa.

Um exemplo de consequência que migra das redes para a vida real é o consumismo exagerado, que tem como principal aliado a base de dados que dita o comportamento dos usuários.

“Sofremos devido ao bombardeamento de propagandas de empresas que nos conhecem extremamente bem.

Eles possuem todos os nossos dados e com os nossos desejos em mão, nos oferecem constantemente;

Mais e mais opções para que possamos comprar, comprar e comprar”, aponta Fabiano de Abreu.

Além de provocar a impulsividade, esse consumismo pode levar ao endividamento, já que a vida financeira está baseada não no que se precisa, mas na ansiedade de consumir o que as redes dizem que você precisa.

“Tem muita gente passando por uma crise horrível, mas não perde a oportunidade de ostentar vida boa nas redes sociais. Esses são exemplos de indivíduos que já estão imensamente embaraçados na trama toda e que se tornaram peças facilmente manipuláveis das redes”, aponta.

rede social manipulação de consumo e massificação

Consumir por gosto ou por influência?


A era das redes sociais também levanta a pauta dos gostos pessoais, já que estes podem ser apenas um reflexo do que se consome nos aplicativos e não um resultado da personalidade.

“O que você veste condiz com quem você é?

O fast-fashion é o melhor exemplo sobre padronização de gostos.

A moda chega mais rápido ao consumidor final e nas redes sociais elas funcionam como uma espécie de cartel que monopoliza o que será tendência para os próximos meses e todo mundo usa a mesma coisa”, reflete o filósofo.

E não é apenas o consumismo de bens que as redes podem influenciar.

De acordo com Fabiano de Abreu músicas também podem seguir a mesma lógica.

“Hoje em dia existem os hits comerciais que viram sucesso em questão de minutos, basta encaminhar em massa para aplicativos de mensagens ou redes sociais.

Passamos a viver como se todos tivessem que cantar e escutar os mesmos estilos musicais para pertencer a um grupo”, aponta.

Manipulação de consumo e massificação dos gostos inibem reflexão

Porém, mais que a massificação de gostos, a preocupação do escritor é quanto a apatia do indivíduo que não dá um tempo para refletir sobre seus consumos e preferências.

O mais preocupante é que desde que o mundo é mundo seguimos aceitando ser manipulados como uma máquina e de uns tempos para cá, essa manipulação ficou mais evidente.

Mesmo que inconscientemente entramos em um sistema de influência, no qual os gestores das plataformas digitais e da mídia em geral são responsáveis por selecionar e filtrar o que será consumido pela grande massa.

São eles quem determinam o padrão a ser seguido”, preocupa-se Fabiano.

Publicidade manipulativa

Segundo Fabiano, isso é um sinal de que a estratégia da indústria está sendo efetiva.

A publicidade é construída para manipular o indivíduo a pensar que é ele quem escolhe o que está consumindo, sejam informações ou bens.

“Já se deu conta que quando você pega o seu celular só aparecem as coisas que, ou você acabou de pesquisar no Google ou que se tornou viral e todos estão vendo?

Ou seja, as informações são selecionadas e apresentadas a partir das pesquisas que fazemos e do que a massa está vendo”, defende.

O que para muitos parece uma facilidade ou até mesmo uma demonstração de eficiência da internet, é na verdade apenas uma manipulação de rede.

“Alguns ficam cismados e percebem a forte manipulação e a influência que sofrem.

Mas apenas uma minoria entende que as grandes potências mundiais estão no controle de praticamente tudo e possuem o máximo poder.

Elas têm todas as informações sobre nós, assim como os dados necessários para estabelecerem uma real influência e controle sobre o que vamos consumir, principalmente sobre as notícias que serão divulgadas”, analisa Fabiano.

É possível falar em democratização da mídia?

Ao mesmo tempo que deram voz e audiência para pessoas comuns, as plataformas digitais também democratizaram a comunicação para pessoas mal intencionadas que usam do poder da comunicação em benefício próprio e de forma irresponsável.

Eis o nascimento das famosas “Fake News”.

Autor de manipulação de consumo e massificação
Fabiano de Abreu autor da reflexão sobre manipulação de consumo e massificação

O filósofo Fabiano de Abreu usa como exemplo a plataforma Youtube, que segundo ele trouxe à tona a “era dos especialistas”.

“O problema é que nem sempre essas pessoas têm formação suficiente para tal.

Dentro das redes sociais, por onde olhamos, sempre existirão os que ‘sabem tudo’ sobre qualquer assunto.

Basta digitar a palavra-chave na ampulheta de pesquisa e surge algum vídeo de ‘alguém’ nos ensinando o passo a passo”, aponta.

Mas não apenas de desinformação vive a plataforma.

O Youtube também possibilitou que muitas pessoas realmente capacitadas pudessem promover estudos sérios e trabalhos honestos.

“Em todos os setores da vida, assim como em tudo que o homem cria, há o lado positivo e o lado negativo, por isso, precisamos ficar atentos.

A manipulação das redes sociais é evidente, e manda quem possui maior poder e sabe utilizá-las”, conclui.

Biografia do autor

Fabiano de Abreu Rodrigues é um jornalista, empresário, escritor, filósofo, poeta e personal branding luso-brasileiro, filho de madeirenses que migraram para o Brasil.

Proprietário da agência de comunicação e mídia social MF Press Global, é também um correspondente e colaborador de várias revistas, sites de notícias e jornais de grande repercussão nacional e internacional.

Atualmente detém o prêmio do jornalista que mais criou personagens na história da imprensa brasileira e internacional, reconhecido por grandes nomes do jornalismo em diversos países.

Como filósofo criou um novo conceito que chamou de poemas-filosóficos para escolas do governo de Minas Gerais no Brasil.

Lançou o livro ‘Viver Pode Não Ser Tão Ruim’ no Brasil, Angola, Paraguai e Portugal.

Membro da Mensa, associação de pessoas mais inteligentes do mundo, Fabiano foi constatado com o QI percentil 99 sendo considerado um dos maiores do mundo.

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