Home Artigos PISA 2021 terá Matemática como base de avaliação

PISA 2021 terá Matemática como base de avaliação

por Paulo Fernandes Maciel
pisa

Matemática será o foco do PISA 2021 – tecnologia e inovação na educação podem ser a chave para melhora do desempenho brasileiro


Na edição de 2021 do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA, na sigla em inglês), a Matemática apresentará o maior número de questões, sendo o principal destaque dessa edição.

É o que aponta o quadro conceitual da disciplina no PISA 2021: o documento justifica a ampliação da sua importância por compreendê-la ;

“No contexto de um mundo em rápida mudança, impulsionada por novas tecnologias e tendências nas quais os cidadãos são criativos e empenhados”.

Realizada a cada três anos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a avaliação conta com a participação de 600 mil estudantes de 15 anos de 80 países diferentes.

Pisa, funil de avaliações

Tomara que até lá nossos jovens entendam e aprendam a usar um pouco o raciocínio lógico

Para muito além do destaque no PISA, a importância da matemática na vida de qualquer indivíduo vai desde situações corriqueiras até as mais complexas, envolvendo cálculos e o raciocínio lógico.

Além disso, a disciplina estimula o desenvolvimento de competências socioemocionais que auxiliam também no aprendizado de outras matérias: criatividade, pensamento crítico, pensamento sistêmico, reflexão e resiliência são algumas delas.
Mas isso não significa que a matemática esteja recebendo a atenção de que precisa, especialmente no Brasil.

A última edição da avaliação aponta que o país está entre os dez piores do mundo na disciplina incluindo países da África Subsariana.

Os estudantes responderão a um maior número de questões da disciplina e especialista incentiva novas formas de aprendizado, voltadas para os estudantes do século XXI


Muitas vezes a Matemática é associada a algo complexo, 1 PARÊNTESIS DO REDATOR…*(atividade de raciocínio lógico e não emocional) nas instituições de ensino e um estigma é formado ao seu redor.

pisa

Por isso, é necessário repensar as formas de aprendizado e inovar em métodos que possibilitem um maior engajamento dos estudantes.

Segundo George Balbino, Diretor de Negócios da Mangahigh, o ensino por meio de games, por exemplo, desafia continuamente o aluno em um ambiente de aprendizagem com o qual ele se identifica.

“As atividades gamificadas proporcionam interações sociais, existe o desafio da superação pessoal e de destaque entre os seus pares, bem como a instantaneidade que só as ferramentas digitais oferecem.

No caso da Mangahigh, presente em mais de 20 países, há ainda a possibilidade de interação entre estudantes de todo o mundo, tornando o desafio global”.


A plataforma Mangahigh é pioneira na criação de conteúdos didáticos de matemática e raciocínio lógico por meio de games para crianças e adolescentes, e o diretor ressalta a importância da educação se adaptar à realidade dos estudantes atualmente.

“O aluno do século XXI já nasceu em um mundo digital conectado e o livro didático já não é tão atraente como foi para gerações passadas.

Antes o aluno fazia uma atividade em casa e tinha de esperar o dia seguinte para saber se acertou ou não na resolução, ou para tirar dúvidas.

Hoje, as ferramentas adaptativas fazem todo o acompanhamento do desempenho do aluno”, explica Balbino.

A tecnologia inserida nas atividades da plataforma ajuda professores e alunos a identificar lacunas de aprendizagem e traça um plano de estudo personalizado com base nas informações que as interações repassam ao sistema.

“Partimos do princípio de que nenhum aluno aprende da mesma forma e na mesma velocidade do colega do lado”, diz. Com isso, o ensino se torna mais produtivo e os resultados podem ser otimizados.


Sobre a Mangahigh

(www.mangahigh.com)

No Brasil desde 2012, a plataforma educacional britânica é pioneira na criação de conteúdos didáticos de matemática e raciocínio lógico por meio de games para crianças e adolescentes.

Hoje, a instituição atua em conformidade com os currículos nacionais adotados por )escolas onde os alunos pensam e se dedicam de fato)* na América do Norte, América do Sul, Ásia, Europa e Oceania.

A marca alia a pedagogia e o aprendizado personalizado com o LÚDICO, promovendo um maior engajamento dos estudantes e aprendizado significativo.

Os estudantes que utilizam a plataforma aprendem já de acordo com as competências exigidas pela BNCC – Base Nacional Comum Curricular.

  • Nota do redator overbr

Você também pode gostar

Deixe um Comentário