Home Atualidades Curiosidades sobre as impressoras 3D

Curiosidades sobre as impressoras 3D

por Paulo Fernandes Maciel
Imagem impressora 3D

O futuro já começou. Se antes as impressoras 3D pareciam um sonho distante, hoje já são uma realidade presente em muitas empresas e residências. A possibilidade de transformar qualquer projeto em um objeto real já conquistou muitos adeptos em todo o mundo. Com preços mais acessíveis do que nunca, esses equipamentos passaram a fazer parte da rotina em muitas indústrias – e em breve deverão fazer parte do dia a dia de usuários comuns, como você.

Imagem impressora 3D

Podemos dizer que as impressoras são a evolução das máquinas de escrever e hoje existem muitos modelos, entre os principais estão as impressoras a jato de tinta, que utilizam cartuchos com capacidade para imprimir centenas de páginas; impressoras a laser, que utilizam toners com capacidade de imprimir milhares de cópias (como esse da HP que imprime até 15 mil páginas) e agora as impressoras 3D que utilizam o plástico para imprimir objetos sensacionais

Imagem carro Impressora 3D

Engana-se quem pensa que a impressora 3D é uma tecnologia recente, a ideia surgiu na Califórnia em 1984, quando o inventor Chuck Hull criou um aparelho para a confecção de peças de plástico em tempo menor que o habitual. A tecnologia foi sendo aperfeiçoada até chegar no modelo de impressora 3D disponível no mercado hoje, capaz de imprimir basicamente qualquer projeto em resina e outros materiais, como veremos a seguir.
Confira algumas curiosidades sobre as impressoras 3D:


Existe uma empresa japonesa especializada em recriar rostos humanos através da tecnologia de impressão 3D. As reproduções são extremamente fiéis, e captam até detalhes como pintas, marcas de expressão e veias da face.
As impressoras 3D mais atuais são capazes de imprimir plástico, gesso, alumínio e outros materiais. Ou seja, você pode imprimir qualquer coisa..

Imagem Impressora 3D cabeça

A tecnologia já está sendo largamente utilizada pela medicina. Através de uma tomografia ou ressonância magnética, é possível imprimir a parte do corpo examinada para um melhor diagnóstico.
Modelos de armas de fogo para impressão com tecnologia 3D já foram disponibilizados na internet. O assunto, claro, rendeu a maior polêmica.
Assim como nas impressoras comuns, é possível escanear objetos para reprodução na impressora 3D. O equipamento inclusive já está disponível no Brasil.
A NASA já serviu uma pizza preparada através de uma impressora 3D aos seus astronautas.
Além disso, existem impressoras 3D capazes de fazer chocolate, panquecas e o MIT desenvolveu um modelo que fabrica sorvete em apenas 15 minutos.
Em 2014 foi apresentado um protótipo de carro fabricado com tecnologia 3D na International Manufactoring Technology Show. O modelo pode inclusive ser derretido para dar lugar a um novo carro.
Já existem pesquisas também para a futura construção de casas utilizando as impressoras 3D.
Depois de todas essas informações você ainda acha que as impressoras 3D são uma tecnologia do futuro?
Grande abraço!
Press Office

Fonte: http://www.duniverso.com.br

Assuntos relacionados

Imagem Impressora 3D objeto

Impressoras 3D e Sustentabilidade

MIT desenvolve um sistema de impressão 3D com múltiplos materiais

Imagem Impressora Digital

Em entrevista, CEO da EFI Guy Gecht reforça evolução da impressão digital

Você também pode gostar

Deixe um Comentário