Evento reuniu mais de 100 Lançamentos, diversos Campeonatos e contou com a presença de Desenvolvedores brasileiros e estrangeiros
A Brasil Game Show, maior feira de games da América Latina, recebeu em sua sétima edição, realizada entre os dias 08 e 12 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo, um público recorde de mais de 250 mil visitantes. Foram apresentados mais de 100 lançamentos, incluindo jogos, acessórios e muitos outros produtos voltados para o universo gamer.
Além disso, a Feira contou com a presença de desenvolvedores de jogos, como Ed Boon, da franquia Mortal Kombat e Manorito Hosoda, de Pro Evolution Soccer, entre outros. A BGS também foi o palco de campeonatos como a Brasil Game Cup, o Capcom Pro Tour, torneio de Cosplay, campeonato do jogo Point Blank, torneio de Might & Magic: Duel of Champions, entre outros.
Público presente na Brasil Game Show 2014
08 de outubro (quarta-feira) Jornalistas e Profissionais | 14.358 pessoas |
09 de outubro (quinta-feira) Aberto para o público | 34.370 pessoas |
10 de outubro (sexta-feira) Aberto para o público | 52.760 pessoas |
11 de outubro (sábado) Aberto para o público | 78.920 pessoas |
12 de outubro (domingo) Aberto para o público | 72.558 pessoas |
TOTAL DE PÚBLICO CIRCULANTE* | 252.966 pessoas |
* Este número não reflete o número de ingressos vendidos, mas sim a quantidade total de pessoas que circularam nos Pavilhões do Expo Center Norte durante a BGS 2014. A soma leva em consideração a rotatividade do público.
Confira alguns destaques da BGS 2014:
- Assassin´s Creed Unity
- Assassin’s Creed Rogue
- Batman: Arkham Knight
- Battlefield Hardline
- Bloodbourne
- Call of Duty: Advanced Warfare
- Chaos Online
- Dance Central Spotlight
- Destiny
- Disney Infinity: Marvel Heroes
- DotA 2
- Dragon Age: Inquisiton
- DriveClub
- Dying Light
- Eldritch Horror
- Far Cry 4
- FIFA 15
- Fight Stick para XBOX One “Fight Stick Tournament Edition 2
- Forza Horizon 2
- Guerra dos Tronos: Board Game
- Halo: TMCC
- Just Dance 2015
- Killer Instinct
- Kinect Sports Rivals
- LEGO Batman 3: Beyond Gotham
- LEGO Hobbit
- Linha Tournament Edition – composta pelos produtos Teclado Mecânico S.T.R.I.K.E. TE, Mouse R.A.T. TE e Mouse M.M.O. TE
- Little Big Planet 3
- Memórias HyperX Predator DDR4
- Memórias HyperX Savage
- Memórias HyperX Predator DDR4 e HyperX Savage
- Metal Gear Solid V – The Phantom Pain
- Minecraft
- Monitores UHD 4K Samsung
- Mortal Kombat X
- Mousepad HyperX Skyn
- M.O.J.O. Micro Console
- Oculus Rift (Desenvolvedores no estande da REDZERO)
- Ori and the Blind Forest
- PES 15
- Point Blank
- Pro Racing Wheel Force Feedback
- Project ApocalypZ
- Project Spark
- Pulseiras Nabu
- Razer Blade 14″
- Resident Evil: Revelations 2
- SonoD 2.0
- Tanki Online
- Terra-média: Sombras de Mordor
- The Crew
- The Evil Within
- The Order 1886
- The Resistance
- The Witcher 3 : Wild Hunt
- Ultra Street Fighter IV
- Until Down
- Volante para XBOX One Pro Racing Wheel Force feedback
- Zombicide: Toxic City Mall
- 7 Wonders
PRODUTORES INTERNACIONAIS:
- Ed Boon (criador da saga Mortal Kombat);
- Chance Glasco (produtor da série Call of Duty);
- Tom Isaksen (produtor da série Hitman);
- Manorito Hosoda (produtor da franquia Pro Evolution Soccer);
- Dmitriy Pobegaev e Pavel Vahrushev (programadores do game Tanki Online);
- Mike Mejia (produtor da Sledgehammer Games – produtora da série Call of Duty);
- Benjamin Cyrille Plich (designer do jogo Assassin’s Creed Unity);
- Martin Capel (diretor do game Assassin’s Creed Rogue);
- Matthieu Crepaux (designer do jogo Far Cry 4);
- David Guillaume (produtor artístico do jogo The Crew);
- Peter Wyse (responsável por “Shadow of Mordor”);
- Gilliard Lopes (produtor de FIFA);
- Michael David Napora (produtor de Dying Light)
PERSONALIDADES:
- Paulo Henrique Ganso (jogador de futebol – estande Samsung);
- Luciano Amaral (apresentador da Brasil Game Cup);
- Emicida (rapper – estande EA);
- Ana Paula Minerato (modelo – estande Revista PlayStation);
- Fernanda Gimenez (modelo e Game Girl da Brasil Game Cup);
- Stella Abreu (modelo e Game Girl da Brasil Game Cup);
CAMPEONATOS
- Brasil Game Cup – DotA 2
A Brasil Game Cup (BGC) foi um dos destaques da BGS 2014. Um grande Campeonato de DotA 2 que contou com a presença dos principais times do cenário nacional, além de equipes internacionais, com uma premiação de R$ 60 mil. As equipes participantes foram: Not Today (Peru), Union Gaming (Peru), Isurus Gaming (Argentina), paiN Gaming, The House is Down, Keyd Stars, CNB e INTZ E-SPORTS.
A Equipe brasileira paiN Gaming foi a grande vencedora do torneio, batendo a equipe argentina Isurus Gaming na final. Ela teve seu nome gravado no Troféu Ralph Baer, homenagem ao criador do primeiro videogame da história.
- Capcom Pro Tour – Street Fighter
A Warner Bros promoveu, em parceria com a Capcom, um torneio rankeado valendo pela liga oficial de Ultra Street Fighter IV. As inscrições foram feitas na hora e gratuitamente, e também aconteceram outras atividades de Street Fighter ao longo do Evento.
- Campeonato de Point Blank
A 1ª fase do torneio foi online com a participação de mais de 50 times e, durante a BGS, os 8 melhores clãs de PB do Brasil participaram de uma disputa pela premiação total de R$ 30 mil, direto do stand da Ongame. Point Blank é atualmente o FPS free to play mais jogado do Brasil, com mais de 200.000 novos cadastros por mês.
AÇÕES COM COSPLAYERS
A Live TIM desenvolveu durante os dias de Brasil Game Show um torneio que elegeu as melhores caracterizações de cosplayers inscritos. Também ofereceu, em seu estande, camarim, vestiário e guarda-volumes para os cosplayers guardarem seus pertences. O público ainda pôde participar do game Live TIM Cosplay Super Star em um palco ao estilo “Just Dance” e degustar a Live TIM Extreme, serviço de ultra banda larga de 1 giga de velocidade da TIM, a internet mais rápida oferecida no Brasil.
PAVILHÃO INDIE
A BGS 2014, com o intuito de fomentar ainda mais o desenvolvimento de jogos, contou com uma área exclusiva para desenvolvedores independentes apresentarem games desenvolvidos no Brasil. Empresas como Aritana e a Pena da Harpia, Garage227, Devolver Digital, TheGameWall, Gameblox, Swordtales, Fira Soft, Digiten, Reload e Gilp foram algumas das participantes. Os desenvolvedores puderam agendar reuniões com outras empresas, com a oportunidade de apresentar seus trabalhos.
EVOLUÇÃO DO VIDEOGAME
Marcelo Tavares, diretor e idealizador do Evento, é o maior colecionador de games do Brasil, com mais de 350 consoles e mais de três mil jogos e acessórios. Ele disponibilizou mais de 120 consoles de seu acervo pessoal para que os visitantes pudessem ver de perto os aparelhos de cada uma das oito gerações do videogame. Além disso, uma área de Arcades com dezenas de máquinas de Fliperama estava à disposição dos visitantes.
NEGÓCIOS
Durante a sétima edição da BGS, cerca de 1.000 reuniões de negócios foram agendadas pelo Sistema de Matchmaking oferecido pelo Evento, com aproximadamente 250 empresas cadastradas. Além disso, a Brasil Game Show contou com a presença de empresas de países como Argentina, Canadá, China, Alemanha, Israel, Japão, Polônia, Rússia, Inglaterra, Estados Unidos, entre outros.
Entre os destaques da Feira, a Rimo Marcou presença apresentando novidades, como o lançamento do SonoD 2.0 – versão atualizada do seu sistema de distribuição que é reconhecido pelo varejo como o melhor do setor, agora com novos features, interface e solução mobile, além das novas instalações para 2015, tornando-se a maior empresa de replicação e distribuição de mídias do Brasil.
Além disso, a REDZERO ofereceu um ciclo de Palestras sobre a rotina de produção, mercado de trabalho e experiências pessoais de grandes profissionais da área.
A chinesa Stark Interactive participou da Brasil Game Show dando destaque a seus MMOs mais recentes – Sangue e Jade, Wukong SaGa e Khaos Online – e entrando em contato com os seus fãs e jogadores locais. Esses games, com seus estilos diversos e temas inovadores, oferecem experiências magníficas de jogo aos seus usuários. As Booth Babes do estande também fizeram grande sucesso entre os visitantes da BGS.
VENDAS
Grandes varejistas como Saraiva e Lojas Americanas participaram do Evento e venderam dezenas de milhares de produtos em seus estandes, incluindo jogos, consoles, livros, cadernos, DVDs e até mesmo guloseimas. Além disso, as empresas também ofereceram inúmeras atrações em seu estande. Outras empresas também efetuaram vendas de produtos e promoções durante o Evento, inclusive, algumas marcas montaram lojas exclusivas de seus produtos oficiais.
SOCIAL
A Brasil Game Show 2014 superou a marca obtida em 2013 e arrecadou cerca de 70 toneladas de alimentos não perecíveis, todos doados pelos visitantes do Evento. A Associação beneficiada foi a Casa de David ( www.casadedavid.org.br ). O abrigo cuida de pessoas com deficiência mental e autistas, e atualmente, atende mais de 300 pessoas e tem projetos que envolvem games nos seus tratamentos. Possui departamento médico com atendimento 365 dias por ano, 24 horas por dia, com enfermagem, odontologia, psicologia, fisioterapia, ludoterapia, entre outros serviços. Os visitantes que doaram 1 kg de alimento não perecível na entrada da Feira tiveram direito ao benefício da meia-entrada.
Além disso, a BGS ofereceu meia-entrada aos visitantes com dificuldades de locomoção e contou com um time de staff composto por 43 cadeirantes.
INTERNET
Os principais estandes do Evento contaram com acesso à internet de ultra banda larga fixa através do fornecimento de fibra óptica por parte da Live TIM, patrocinadora da BGS 2014.
2015
A oitava edição da Brasil Game Show já está confirmada para os dias 08, 09, 10, 11 e 12 de Outubro de 2015 e contará com a mesma área utilizada no Expo Center Norte, em São Paulo.
Sobre a Brasil Game Show
A Brasil Game Show (BGS) é a Maior Feira de Games da América Latina e será realizada entre os dias 8 e 12 de outubro de 2015 no Expo Center Norte, em São Paulo. Segundo maior evento do setor no mundo, área utilizada com cerca de 80.000 m², a sétima edição do Evento recebeu mais de 250.000 visitantes em 2014 e reuniu os principais nomes da indústria de games, campeonatos, além de ser o local escolhido para a realização de 80% dos lançamentos e anúncios para a região.