Home Apps Relatório da OutSystems identifica os desafios da Transformação Digital

Relatório da OutSystems identifica os desafios da Transformação Digital

por Paulo Fernandes Maciel

Relatório de Desenvolvimento das Aplicações OutSystems identifica os principais desafios na Transformação Digital. As exigências de mobilidade estão em crescimento, mas as lacunas de competências, a integração e os atrasos continuam como obstáculos à aceleração

A OutSystems publicou recentemente seu quarto relatório de pesquisa anual sobre o nível de desenvolvimento dos aplicativos e os desafios associados a eles. Desenvolvimento de Aplicações na Era da Transformação Digital, Plataformas de Low-Code e a Falta de Qualificação dos Desenvolvedores de TI foram os itens que geraram resultados detalhados da pesquisa realizada com mais de 3.200 profissionais de TI, em 40 países e 28 indústrias.

 
“Nossa pesquisa de 2017 mostra claramente que muitos profissionais de TI estão em um ponto crítico quando se trata de transformação digital e desenvolvimento de aplicativos”, disse Steve Rotter, CMO da OutSystems. “As demandas de projetos estão crescendo, há mais sistemas que precisam ser integrados, as demandas de aplicativos móveis e IoT (Internet das Coisas) estão aumentando e a escassez de desenvolvedores qualificados é uma preocupação constante”, explica.

 


O novo relatório de pesquisa fornece insights profundos de gerentes de TI, arquitetos de software e desenvolvedores, abordando, assim, uma ampla gama de problemas. A transformação digital está criando novos desafios de TI em todos os níveis organizacionais. Este relatório OutSystems analisa de perto as questões mais críticas e como elas estão sendo tratadas, para evitar a perda de oportunidades de mercado e perda de receita.
São sete as principais constatações que afetam todos os profissionais de TI, do CTO aos desenvolvedores da linha de frente:
Grandes atrasos retardam a produtividade: para se ter uma ideia, mais da metade dos profissionais de TI (62%) relataram ter um backlog (acumulo de trabalho) de aplicativos móveis, sendo alguns com mais de 10 aplicativos esperando para serem desenvolvidos.
Falta de competências dificulta o crescimento: embora 88% dos entrevistados dissessem que a funcionalidade móvel é uma exigência ou algo muito importante, 37% das organizações relataram enfrentar uma escassez de desenvolvedores móveis e 44% relataram uma falta de conhecimento nas habilidades necessárias.
Tempos de desenvolvimento excessivamente longos: mais de três quartos (76%) dos profissionais de TI disseram que demora mais de três meses, em média, para desenvolver um aplicativo para dispositivos móveis. Para 11% dos entrevistados, o tempo necessário se estende para mais de um ano. Não surpreendentemente, isso está levando a uma insatisfação considerável, com quase metade (44%) dos entrevistados dizendo que eles não estão satisfeitos com a velocidade atual de sua equipe de desenvolvimento de aplicativos.
Barreiras ao sucesso são esmagadoras: os gerentes de TI enfrentam todos os tipos de desafios quando se trata de desenvolvimento móvel. As restrições de tempo e orçamento foram as dificuldades mais citadas, seguidas por uma lacuna nas habilidades, um ataque de prioridades concorrentes e uma escassez de desenvolvedores móveis.
Requisitos de mobilidade estão em alta: a mobilidade foi a exigência comercial mais comum para aplicativos, estando acima do 6º lugar na pesquisa de 2015. Além disso, 88% dos entrevistados observaram que era um requisito ou algo muito importante a necessidade de incorporar a funcionalidade móvel em suas aplicações atuais e futuras.
Experimentação está em ascensão: as organizações estão focadas em encontrar a abordagem técnica certa para construir seus aplicativos, o que levou à experimentação significativa. De fato, 43% dos profissionais de TI disseram estar usando ou considerando usar plataformas low-code ou até no-code para suportar sua estratégia de TI. A mesma porcentagem também disse que sua organização está permitindo que os desenvolvedores possam tirar proveito desta tecnologia.
Low-code está crescendo: as empresas que adotaram plataformas de desenvolvimento de low-code estão vendo melhorias em termos de tempos de desenvolvimento de aplicativos móveis, ou seja, eles estão mais rápidos e são menos dependentes de terceiros para entrega.
Para fazer o download de uma cópia do relatório completo, acesse https://www.outsystems.com/1/state-app-development-trends/

Sobre a OutSystems

 
Milhares de clientes em todo o mundo confiam na OutSystems, a plataforma número um de low-code para o rápido desenvolvimento de aplicações. Engenheiros com uma atenção excessiva aos detalhes criaram todos os aspectos da OutSystems para ajudar as organizações a criar aplicativos corporativos e a transformar seus negócios mais rapidamente. A OutSystems é a única solução que combina o poder do desenvolvimento do low-code com recursos avançados de dispositivos móveis, permitindo o desenvolvimento de aplicativos integrais que se integram facilmente aos sistemas existentes. Saiba mais em www.outsystems.com, ou siga a empresa no Twitter @OutSystems ou LinkedIn em www.linkedin.com/company/outsystems

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações