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O Mercado de games impulsiona carreiras profissionais

por Paulo Fernandes Maciel
Arena de games lotada

A Consolidação do mercado de games na América Latina impulsiona carreiras nos eSports

Os videogames mais popularmente conhecidos como “games” fazem parte da vida das pessoas há mais de 30 anos.

Por mais que gerações anteriores não tenham muita intimidade com os jogos eletrônicos, todo mundo sabe do que se trata.

Arena de games lotada

No entanto, ainda causa estranheza a algumas pessoas um conceito que vem crescendo a todo vapor – o dos eSports.

 

O Crescimento sólido e contínuo do setor de games tem criado alternativas de carreira nos eSports para apaixonados por jogos

O que antes era apenas uma diversão infantil, hoje é uma possibilidade de carreira para milhares de jovens que sonham em se profissionalizar e competir no mundo dos games, e objeto de estudos em diversos campos, como os da psicologia e da antropologia.

É fácil se imaginar em meio à glória de um torneio mundial, fazendo parte de um time importante ou se tornando uma celebridade dos eSports.

 

Estudos da Price

Segundo a consultoria Pwc, o crescimento médio desse mercado no Brasil deve ficar em torno de 17% ao ano, número que reforça a importância do país como polo de games na América Latina, juntamente com a realização de grandes eventos como o Brasil Game Show.

A expansão do mercado, juntamente com a profissionalização do chamado “esporte eletrônico” não só criaram novas modalidades de emprego, como estão abrindo campo para algumas das mais tradicionais funções dentro das equipes e empresas. Por exemplo, psicólogos, profissionais de marketing e jornalistas têm vez na indústria dos eSports.

Um atleta de game jogando

Mídia e entretenimento em alta

O mercado de games deve ajudar a impulsionar o setor de mídia e entretenimento como um todo até 2021.

A projeção é de um faturamento de 43,7 bilhões de dólares somente no Brasil, de acordo com o mesmo estudo da Pwc. Quem puxa esse número é justamente o mercado de games, que já movimenta mais dinheiro do que a indústria de Hollywood em todo o planeta.

O governo brasileiro tem feito investimentos no setor por meio de editais, que contemplam projetos de desenvolvedores de todo o país.

Porém, para tentar ficar com uma fatia desse crescente mercado, é preciso muita disciplina e dedicação. Os competidores de eSports passam muitas horas por dia em centros de treinamento, seguem tarefas multidisciplinares planejadas por profissionais do ramo e lidam com pressões e cobranças que atletas profissionais de qualquer modalidade também precisam lidar.

O mesmo vale para suas equipes.

Outro investimento necessário, além do tempo, é o que deve ser feito em equipamento.

Um competidor de alto nível não supera limites sem investir em um PC ou console adequados. Ao menos, não até chegarem os patrocínios…

 

Grandes marcas já reconhecem o valor do mundo dos eSports

Em uma carreira nos eSports um profissional recebe a média de 3 mil reais por mês.

Mas para atingir esse nível, a dedicação deve ir além da prática.

É importante estar por dentro de todo o circuito de competições locais.

Até mesmo tradicionais jogos universitários têm incorporado modalidades de eSports em suas programações.

Investir tempo no desenvolvimento e estudo de estratégias e na análise de desempenho dos adversários também é crucial.

Isso vai ajudar o jogador a ficar bem rankeado nas plataformas em que atuar e, principalmente, a chamar a atenção de patrocinadores, que costumam ficar de olho em quem se destaca no cenário dos eSports.

Marcas importantes têm direcionado recursos para diversas iniciativas junto a times e jogadores consagrados na carreira nos eSports.

 

Grandes empresas patrocinando times

A Dell, líder do mercado nacional de computadores, investe no Team One, campeão brasileiro de League Of Legends em 2017.

É o primeiro patrocínio da marca a essa modalidade.

A Vivo resolveu seguir pela via do conteúdo para fazer parte do universo dos eSports.

Desde meados de 2017, a empresa mantém uma plataforma de jogos com dicas e análises exclusivas de famosos Youtubers especializados no assunto.

Já a Netshoes chegou com uma estratégia agressiva, fornecendo não só patrocínio mas comprando uma importante equipe, a E-SportFlix.

Em outubro de 2017 o time passou a se chamar Netshoes E-Sports (NES), contando com 6 jogadores especialistas na famosa série de futebol da Eletronic Arts, FIFA.

Diversos canais esportivos, sejam eles abertos, fechados ou online, já transmitem regularmente campeonatos de eSports no Brasil e no mundo.

Portanto, um bom trabalho de marketing para aproximar o profissional dos fãs por meio de redes sociais, transmissões de partidas via streaming e interações diversas, é fundamental para que uma carreira nos eSports decole e seja lucrativa.

 

Fãs também podem lucrar com apostas em eSports online

A exemplo de outras modalidades, como o futebol e o basquete, os eSports têm legiões de fãs em todo o planeta.

Muitos deles são pessoas que tentaram a sorte na carreira nos eSports e não conseguiram chegar lá. Mas até para os mais desconsolados fãs de jogos eletrônicos existe alternativa: as apostas em eSports online.

Assim como acontece nas maiores ligas das principais modalidades esportivas pelo mundo, é possível tentar a sorte prevendo resultados dos campeonatos de eSports.

Sites como o Betway.com oferecem essa chance, mas é necessário ter o mínimo de conhecimento sobre o jogo no qual o apostador quiser jogar suas fichas.

Uma particularidade desse tipo de aposta é a variação das probabilidades.

Como muitos jogadores e equipes não são tão conhecidos pelo grande público e os jogos são ao vivo, muitas surpresas podem acontecer no meio do caminho.

Para quem não domina o mundo dos games, a aposta pode ficar arriscada.

Mas para os amantes de jogos em geral, o que fica como destaque é sempre a emoção.

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