Home Atualidades Microsoft Brasil apresenta Relatório de Competitividade Nacional 2012 – 2013

Microsoft Brasil apresenta Relatório de Competitividade Nacional 2012 – 2013

por Plantão da Redação

O Relatório de Competitividade Global 2012-2013, publicado anualmente pelo Fórum Econômico Mundial, traz o Brasil na 48a posição de um ranking de 144 países, o que representa um salto de cinco pontos em relação à avaliação de 2011-2012, quando o País ficou na posição de número 53. Atualmente, segundo o relatório, o País está em transição entre o segundo estágio de desenvolvimento (“Efficiency-driven”) e o terceiro estágio, relacionado à inovação (“Innovation-driven”).

O Brasil assumiu o compromisso de melhorar sua competitividade no mercado internacional, o que é resultado direto do crescimento e desenvolvimento econômico nacional, de melhores oportunidades para os cidadãos – com acesso a educação de qualidade, saúde e segurança –, do fomento à pesquisa e à inovação e também do incentivo às pequenas e médias empresas.

Presente no País desde 1989, a Microsoft pôde acompanhar de perto o desenvolvimento do cenário brasileiro e a evolução da renda, do emprego e do mercado nacional, dos anos de instabilidade pós-redemocratização até a solidificação entre as sete maiores economias do planeta.

Nesse período, a companhia vem atuando com grande representatividade em programas sociais, de pesquisa, de desenvolvimento e sustentabilidade. Entretanto, nos últimos anos, a Microsoft decidiu direcionar seus esforços e investimentos para o tema da competitividade nacional. Afinal, mesmo em um momento de crescimento e respeito dos mercados internacionais, o Brasil ainda tem muitos desafios em questões relacionadas à infraestrutura, ao sistema educacional, à rigidez do mercado de trabalho e à falta de capacitação de profissionais, à saúde, à melhoria do transporte, à segurança pública, entre outras questões.

O Relatório de Competitividade Nacional Microsoft Brasil 2012 – 2013 traz os resultados e o impacto da atuação da companhia no País em áreas, como educação e capacitação, inovação, cidades mais sustentáveis e pequenas e médias empresas. Com foco nos indicadores avaliados no Relatório de Competitividade Global, a Microsoft redesenhou seu plano de ação a fim de fomentar e estender atividades que já vinham sendo realizadas, baseadas na ampliação do acesso e na exploração da tecnologia. Agora, a atuação da companhia é apoiada sobre quatro pilares que compõem o Plano Nacional de Competitividade, em linha com as principais prioridades do País:

– Educação e Capacitação

– Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento

– Incentivo a Pequenas e Médias Empresas

– Cidades Sustentáveis

São quatro áreas diretamente interligadas, em que o uso da tecnologia como ferramenta para impulsionar a competitividade pode e deve gerar um impacto real na vida das pessoas.

Com educação de qualidade e professores inovadores, forma-se um jovem criativo, cidadão e preparado para o mercado de trabalho; jovem este que pode, por meio da pesquisa e do desenvolvimento de soluções, encarar desde os menores desafios locais até os grandes obstáculos globais; ou pode, ainda, alimentar seu espírito empreendedor e se dirigir ao mundo dos negócios, gerando renda e criando empregos em seu entorno.

No infográfico a seguir, veja as contribuições da Microsoft Brasil para o País.

Convidamos você a ler e baixar o Relatório de Competitividade Nacional Microsoft Brasil 2012 – 2013 completo, para conhecer os resultados atingidos até o momento e descobrir nossos próximos desafios e compromissos com o futuro do Brasil. Visite também o site www.impactoerelevancia.com.br.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações