Cabos Sata? 1, 2 ? 3 ? Sata 6Gb/s …ufaaa… são tantas as nomenclaturas e conexões que muitos se perdem e se descabelam na hora de escolher o cabo para a conexão de um dispositivo de armazenamento.
Alguns ‘escolhem’ o cabo por sua cor, inclusive já até encontrei anúncios de venda onde o ‘vendedor’ respondia a uma dúvida, que era só escolher o cabo laranja para Sata 2, e o vermelho para Sata 3 e o preto para Sata mais ‘novo’… bom… eu particularmente acredito que assim como este vendedor tem dúvidas e está equivocado, muitos outros usuários podem estar perdendo alguma performance no SSD justamente por terem ‘escolhido’ um cabo errado ou o pior, escolhido certo, mas um cabo com qualidade dúbia e ruim…
O grande X da questão aqui que iremos abordar são dois: Primeiro é – Será que existe realmente diferença de velocidade usando qualquer cabo Sata? e não menos interessante, o outro tópico que será relatado através dos testes é: Cabos Sata 6 Gbs, existem diferenças de qualidade e velocidades entre eles?
Por algumas boas horas fiquei pensando nisso e resolvi dar uma investida mais a fundo, afim de realmente saber qual é que é da maioria do pessoal que monta computadores. Procurei alguns conhecidos e fiz a mesma pergunta a todos eles: Quando você vai conectar um SSD você escolhe o cabo ou como é o seu procedimento?
As respostas foram bem diversas, e poderia mencionar as seguintes:
1- Não, eu uso sempre o cabo que vem na caixa da placa mãe.
2- Eu prefiro usar sempre os de cor vermelha, dizem que são mais rápidos.
3- qualquer um, tanto faz, o que manda é a velocidade da conexão da placa-mãe.
e por ai vai….
Mas tudo bem, até que o cenário não foi tão ruim…alguns acertaram dizendo optarem por usar o cabo compatível com o tipo de conexão, seja ela Sata 2 ou Sata 3. E até sei também que a maioria aqui já sabe disso de cor e salteado, mas e se agora eu falar que mesmo entre os cabos tipo Sata 2 ou Sata 3 existem diferenças significativas??? Ahhhhh…agora a vaca foi pro brejo não é? Pois bem, mas infelizmente é verdade e é neste sentido que vamos entrando neste retorno de Mitos ou Verdades de hoje.
5 comentários
Perfeito! Enquete inovadora. Acabei de comprar e colocar no gabinete , o cabo de extensão SATA
preto 6GB/s. Por enquanto , não notei nenhum erro. Utilizo o Debian XCFE e , depois largas as porcarias KDE e GNOME , que consome demasiadamente a aceleração de vídeo , não tive mais problemas.
Agora , é efetuar uns testes de dados , para ver aonde suporta.
Abraços.
Nossa, eu sempre tive esta dúvida mas nunca achei um review de cabos, este realmente foi inovador e muito importate! ^^
Seria o teste com cabos como
AK-CBSA01-05BK
E a versão deste com 1 metro, saber se o tamanho do cabo influencia no desempenho.
O único incomodo destes cabos da akasa é o fato de serem muito “gordos” na entrada as vezes quase impossível colocar 2 iguais.
Uma coisa interessante a ressaltar é que alguns cabos e conectores não suportam certas quantidades de conexões, isso me lembra o desastre com o ssd da crucial no encontrover.
O problema é quando não é o cabo mas a controladora que é horrível.
Ficou parecendo Star Wars VENHA PARA O LADO NEGRO DA FORÇA
Bacana esse teste. A foto do Xandelly segurando os cabos SATAs ficou massa! Desde quando montei minha máquina, uso o cabo que veio com a mobo (Asus P8Z68-V PRO GEN3), porem uso HD e não SSD.