Os 21 mil moradores de Namie-machi, Japão, não foram capazes de retornar à sua cidade natal desde março de 2011. A radiação lá desde o desastre nuclear de Fukushima Daiichi ainda é muito alto. Mas agora, e ao resto do mundo, pode fazer um tour virtual pelas ruas da cidade e infelizmente sentir um pouco deste ar desolado e aterrorizante que ficou sobre as ruas e poucas casas que permanecem de pé.
Google Maps, trabalhando com seu carro na cidadela de Namie-machi onde o atual prefeito Tamotsu Baba, dirigiam carros do Google Street View através da cidade abandonada. Em um post de blog , Baba explicou porquê: “Muitos dos moradores deslocados pediram para ver o estado atual de sua cidade, e há muitas pessoas certamente ao redor do mundo que querem uma melhor noção de como o acidente nuclear afetou as comunidades vizinhas. “
O post é bem feito e bem documentado vale a pena ler (original em inglês). Você pode começar a explorar as fotos aqui . O Google também hospeda um site onde os moradores de Fukushima podem compartilhar suas fotos e vídeos antigos e pessoas de fora podem ver antes e depois imagens do Street View dos lugares afetados.