Home Atualidades Governo implantará primeiro Centro de Pesquisas, Inovação e Desenvolvimento do Espírito Santo

Governo implantará primeiro Centro de Pesquisas, Inovação e Desenvolvimento do Espírito Santo

por Plantão da Redação

Um espaço composto com laboratórios equipados com tecnologia de ponta, onde pesquisadores poderão desenvolver pesquisas e projetos em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Espírito Santo. Este é o objetivo do Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (CPID) que será instalado no morro da Companhia Vale do Rio Doce, no município de Cariacica. Nesta quarta-feira (26), o governador do Estado, Renato Casagrande, assinou a Ordem de Serviço para construção do prédio.

O Centro é fruto de uma parceria entre a Financiadora de Estudos e Projetos – Finep, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação; o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema); o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Um investimento total de mais de R$ 22 milhões.
A implantação do CPID vai propiciar a criação e melhorias de produtos e processos para aumentar a competitividade do setor produtivo. Além de proporcionar uma relação entre os pesquisadores do Estado com os de todo país e até do exterior. As terão foco nas áreas de Engenharia Ambiental, Tecnologia de Equipamentos, Tecnologia Industrial Básica (TIB) e Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC).

Na ocasião, o secretário da Sectti, Jadir Péla, fez uma breve apresentação de como funcionará o centro e os benefícios para o Estado. “O CPID é o primeiro centro de pesquisa do Estado e irá proporcionar um diálogo entre diversos setores como academia e empresariado. É uma conquista que deve ser comemorada, pois há muito tempo lutamos para implantação desse Centro, acrescentou agradecendo todos os envolvidos”.

O governador Renato Casagrande reforçou que o Governo vai trabalhar para tornar o Centro uma referência do Espírito Santo no setor. “Os objetivos do CPID estão totalmente alinhados ao Plano 2030 e ao Programa de Desenvolvimento Sustentável do Espírito Santo. É uma grande vitória para o Estado”.
O Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes) será responsável pelo gerenciamento da obra de construção do Centro. Segundo o diretor geral do Iopes, Luiz Cesar Maretto, a estrutura contará com espaços modernos e adequados ao desenvolvimento projetos de pesquisa e inovação. “Além das estruturas administrativas, cada um dos sete laboratórios possui espaços específicos de apoio as atividades que serão desenvolvidas”, explicou.

Segundo o diretor presidente da Fapes, “o Governo do ES realiza hoje um sonho de toda a comunidade científica capixaba. Certamente representa um marco na história do Espírito Santo. A efetivação do Centro vai contribuir para subsidiar a formulação de políticas públicas a níveis municipais, estaduais e federais suportadas por um forte embasamento científico”.

O prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Júnior, destaca a importância dessa obra para o desenvolvimento de Cariacica e todo o Estado. “Eu não acredito no desenvolvimento sem o conhecimento científico. Hoje posso dizer que me sinto privilegiado por ter tido a oportunidade de ajudar esse tão grandioso e importante projeto”.

Estrutura

O CPID contará com uma área administrativa e com uma área técnica, onde serão implantados 07 (sete), laboratórios para a realização de pesquisas científicas e projetos de desenvolvimento tecnológico:

• Laboratório de caracterização física, química e microbiológica – LACAR

• Núcleo de informações sobre água e desenvolvimento regional – NIADES

• Implantação de pesquisa e implementação de técnicas avançadas de diagnóstico e controle aplicados a processos industriais do espírito santo – INDCONTROL

• Laboratório de ensaios não-destrutivos – LABENDEN

• Laboratório de sistemas eletrônicos embarcados – ELEM

• Implantação do núcleo de planejamento e análise do desempenho para redes multimídia: aplicação no contexto de cidades digitais – CIDIG

• Núcleo de análise ambiental – NAA

Publicar

Secretaria do Estado da Ciência Espírito Santo

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações