Home Fotografia Concurso de fotografia revelou e valorizou novos talentos

Concurso de fotografia revelou e valorizou novos talentos

por Plantão da Redação

A arte regional, a religiosidade e as belezas naturais do Cariri foram destaque na votação para escolha das imagens fotográficas do concurso #omeucariri. Mais de 700 fotografias inscritas, com cerca de 10 mil votos para as vencedoras, segundo a contagem dos organizadores. Profissionais, amadores e amantes da fotografia tiveram a oportunidade de participar do evento, e na próxima semana serão entregues os prêmios aos vendedores, incluindo máquinas fotográficas e assinaturas do Diário do Nordeste, por um ano.

O jornal Diário do Nordeste foi parceiro do projeto, juntamente com o Cariri Garden Shopping, na realização do concurso, aberto com debate sobre a cultura regional. A foto vencedora obteve 8.002 votos, e de forma disparada destacou o trabalho do jovem fotógrafo, Francisco de Sousa Júnior, de Juazeiro do Norte.

As 12 imagens finalistas foram escolhidas por uma comissão formada por profissionais experientes da área da fotografia e designers.

REGIONAL REGIONAL

A 1ª foto obteve o Primeiro lugar na categoria arte e artesanato, e a bela imagem que obteve o segundo lugar na competição foi de Padre Cícero Romão, na categoria religiosidade. A participante, uma paulista, lança um olhar especial sobre a estátua do religioso

Valorização

Segundo o gerente de marketing do shopping, Eduardo Duflles, o resultado foi surpreendente e com grande envolvimento dos clientes, que fizeram um acompanhamento diário. “Houve um engajamento da campanha e da ação, com grande número de inscrições, e, com isso, pudemos valorizar a região, nos seus mais diversos aspectos relacionados aos temas escolhidos”.

Conforme Eduardo Duflles, as pessoas não apenas curtiram, mas votavam e houve um grande envolvimento, com a valorização das coisas do Cariri. Ele destaca que o nome no concurso foi justamente esse convite, dando ênfase para uma região que é, na verdade, admirada pelos seus diversos moradores.

Reconhecimento

A coordenadora de Planejamento e Vendas do Diário do Nordeste, Lia Carvalho, destaca a importância da participação das pessoas e disse que o concurso foi uma forma de dar uma relevância à atividade dos fotógrafos e amantes da fotografia, bastante diversificada e praticada na região, com as belas paisagens e cultura regionais. “Abraçar essa ideia junto com o shopping foi muito importante e o jornal já possui essa identificação forte com o Cariri”, ressalta. O vencedor do concurso, Francisco Sousa Junior, tem dois anos de atividade na fotografia. A votação foi uma grande surpresa em sua vida, pelo reconhecimento do público. “Para mim, já seria uma grande vitória estar entre os 12 primeiros”, diz.

Ele fez a escolha de sua foto tirada há cerca de dois anos, no Centro de Cultura Popular Mestre Noza, em Juazeiro do Norte. Atualmente, o fotógrafo busca aperfeiçoamento no trabalho com espetáculos de dança. Está desenvolvendo ações na Associação de Dança Cariri e quer se especializar na área.

Homenagem ao Padim

A religiosidade, um dos temas bastante fotografados na região, principalmente em função das romarias à Juazeiro do Norte, levou o segundo lugar com a imagem do Padre Cícero, uma luz especial e uma perspectiva que envolveu o ideário da fotógrafa, professora de Educação Física e Personal Trainner, Marcilene Lourenço Errera.

A paulista lança um olhar especial sobre a estátua do Padre Cícero, e obteve 1.462 votos para a classificação de uma das suas fotografias enviadas para o concurso. Ela chegou a mandar para todas as categorias. “Para as pessoas daqui, acredito que foi mais natural ver a foto do Padre Cícero, mas para mim causou um impacto e outras pessoas de São Paulo e também de Natal, onde morei e tenho muitos amigos que viram o material”, diz ela, que avalia ser esta uma grande oportunidade dos fotógrafos da região mostrarem o seu talento e as belezas locais.

Comerciante e que leva na bagagem o hobby de fotografar, Marcus Alberson Rodrigues Jamacaru decidiu investir nas imagens que tinha e uma das mais belas, que guardava com carinho, tirada no açude dos Carneiros, em Juazeiro.

A que Marcus considerou mais bonita de todas, fotografada no final do dia, com uma luz especial, foi retirada do arquivo para concorrer. Na categoria de belezas naturais, sua foto chegou ao terceiro lugar.

A canoa foi longe, segundo ele, merecendo 458 votos dos internautas. “É um estímulo importante para nós continuarmos fazendo fotos pela região e, além disso, poder desenvolver mais a imaginação, ter mais criatividade e sensibilidade”, frisa. (ES)

 

Fonte: Diário do Nordeste – Juazeiro do Norte

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações