A nave espacial Soyuz TMA-12M se acoplou na sexta-feira, 28, à Estação Espacial Internacional (ISS), levando a bordo os tripulantes da nova missão, composta pelos cosmonautas russos Alexander Skvortsov e Oleg Artemyev e o astronauta americano, da NASA, Steven Swanson. Eles se juntaram aos tripulantes da missão anterior – o russo Mikhail Tyurin, o japonês Koichi Wakata e o americano Rick Mastracchio – compondo todos a Expedição 39-40.
A Soyuz decolou do Cosmódromo de Baikonur na madrugada da última quarta-feira, 26. O acoplamento à ISS estava previsto para acontecer no mesmo dia, mas teve que ser adiado por 48 horas devido a um erro de software que fez com que a nave seguisse uma antiga rota, na qual a viagem até a Estação é realizada em dois dias e não em seis horas.
Nos 169 dias de sua missão na ISS, a nova tripulação vai realizar uma série de experiências científicas, receber o cargueiro Progress, da Rússia, além de outro, da União Europeia, dois dos Estados Unidos e um do Japão. Além disso, os cosmonautas farão duas caminhadas espaciais e lançarão manualmente um microssatélite peruano.
Diário da Rússia