Home Atualidades Elevadores com nova tecnologia permitem maiores ‘lances’ e menos consumo de energia

Elevadores com nova tecnologia permitem maiores ‘lances’ e menos consumo de energia

por Plantão da Redação
O que é um dos limites mais importantes para as alturas dos arranha-céus? Até onde se pode ir em um único lance com um elevador.
A forma como elevadores são feitos atualmente, eles só podem ser sobre um altura de no máximo meio quilômetro (cerca de 27~30 andares), de acordo com a Economist, depois precisam fazer outro elevador para prosseguir até o topo de um arranha céu por exemplo, se um gigante destes tiver 100 andares, no mínimo terá que contar com 3 lances de elevadores.
Agora, porém, a empresa anunciou que desenvolveu um cabo de elevador, chamado UltraRope, que torna possível a construção de um elevador de um quilômetro de altura- ou seja drobrando a sua capacidade de atender aos andares de um arranha-céu. A empresa, Kone da Finlândia, diz que testou UltraRope em elevadores reais em uma mina 333 metros de profundidade que possui.

É claro que alguns edifícios já lidam com os limites de elevadores atuais, tendo os passageiros mudar para outro elevador após um determinado número de andares (geralmente entre 27 e 30 andares). Mas UltraRope significa cada um desses elevadores intermediários podem ser mais altos, tornando muito mais alto arranha-céus em geral.

UltraRope substitui o atual cabo de aço com cabo de fibra de carbono, relatou a Economist. A fibra de carbono é tanto mais forte e mais leve do que o aço. Elevadores com UltraRope deve usar menos energia, porque seus cabos são muito mais leves, de acordo com a Kone .

ultrarope-in-elevator

Elevadores UltraRope também pode ser desligado com menos frequência do que elevadores atuais com cabos de aço. Agora, elevadores extra-altos pode ficar desligado durante ventos fortes, quando os seus arranha-céus balançarem, como eles são projetados para-definir os elevadores em movimento também. A fibra de carbono não ressoam na mesma freqüência como o aço e outros materiais de construção comuns, porém, por isso deve ficar mais firme, mesmo quando o resto do edifício está balançando, de acordo com Kone.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações