CNN Brasil inova entre os canais de notícia e entra no mundo do metaverso
A CNN Brasil avança no mundo do metaverso prepara o lançamento, ainda no primeiro semestre de 2022, de um projeto no metaverso, que permite que usuários vivam e realizem atividades em um ambiente totalmente virtual, e que ganhou força recentemente com o anúncio da rede social Facebook de que prepara um forte investimento na tecnologia revolucionária. À frente da iniciativa do canal está a apresentadora e especialista em tecnologia da CNN, Rita Wu.
A ideia surgiu quando Rita anunciou que irá se casar no metaverso. Será o primeiro casamento da América Latina na realidade virtual e ocorrerá no Decentraland, um dos maiores e mais reconhecidos metaversos da atualidade no planeta. A cerimônia marcará a união com André Mertens, que também trabalha com tecnologias digitais.
O evento, com número quase ilimitado de convidados, será realizado na segunda quinzena de fevereiro. “A ideia é fazer o processo todo do casamento de forma divertida para aprender e propor coisas diferentes. Além disso, temos amigos em várias partes do mundo e, desta forma, podemos reunir todos no mesmo ambiente e horário”, conta Rita.
CNN Soft vai produzir websérie e metacasts, que são podcasts no universo virtual
A criação, o desenvolvimento e a execução da cerimônia virtual serão acompanhados pela equipe digital da CNN Brasil, que vai produzir uma websérie que mostrará os bastidores da preparação de um evento no metaverso, assim como a cobertura do casamento e as inúmeras possibilidades que a realidade virtual traz como inovações. A produção será mais um lançamento da CNN Soft, o braço de conteúdo da CNN para informação e entretenimento.
“Com a pandemia, o virtual passou a ser mais potente e facilitou as conversas para que as pessoas pudessem interagir de formas diferentes. Além disso, o metaverso é um ambiente para reunir pessoas, quase que sem limites, facilitando a realização de shows e eventos sociais dos mais diversos”, afirma Rita. Ela cita como exemplo o show virtual do rapper norte-americano Travis Scott no Fortnite, em 2020, assistido por 14 milhões de fãs.
Metacast podcast no mundo do metaverso
Também já está em fase de produção pelo time da CNN Soft uma série em “metacast”, que são podcasts publicados no universo virtual. O metacast da CNN, com oito episódios, ainda estará disponível em plataformas de áudio tradicionais. O objetivo da produção é explicar de forma didática o que é o metaverso, quais as perspectivas que a nova tecnologia trará para a humanidade, e desvendar os impactos não só para a vida cotidiana das pessoas, mas também para o mundo dos negócios.
Casamento no ambiente do metaverso
O casamento de Rita Wu é um exemplo do que pode ser feito dentro de um metaverso. Muitas empresas já fazem ações de games, porque é importante para as marcas estar onde o público está. Além de eventos e outras atividades específicas, as empresas também colocam à venda seus produtos virtuais, como roupas, calçados, acessórios, terrenos, casas e veículos, e muitos desses itens que são colecionáveis podem chegar a preços estrondosos.
A apresentadora considera metaverso um ambiente perfeito para o casal. “Nós queríamos que os convidados tivessem uma experiência única, inovadora e, principalmente, divertida. Desde a escolha do local, até como os convidados vão estar representados, é um exercício criativo que estamos adorando fazer”, afirma.
Os noivos vão encomendar as roupas de um estilista do mundo real e todas as despesas, menores do que se fosse para um casamento na realidade física, serão pagas com criptomoedas, que é a forma como se dão as transações financeiras dentro de metaversos.
CNN Nosso Mundo – mundo do metaverso
Na sexta, 14 de janeiro, às 17 horas, Rita Wu deu mais detalhes sobre a iniciativa durante o evento Rio Innovation Week, em que a especialista em tecnologia e entrevistadora do programa CNN Nosso Mundo participará de um debate sobre o metaverso. Rita conversará com a pesquisadora Giovanna Graziosi, produtora de eventos e comunidade na Decentraland, e com o CDO da CloudWalk, Paulo Perez, sobre os rumos do metaverso no Brasil, as possibilidades para as empresas nesse universo paralelo e comentará a estratégia da CNN Brasil para atuar na plataforma virtual.
Glossário de algumas referências do mundo do metaverso
Metaverso – A palavra foi criada em 1992 pelo escritor norte-americano *Neal *Stephenson* no romance de ficção científica “Snow Crash”. Na história, as pessoas escapam da realidade vivendo num mundo virtual por meio de avatares.
Rio Innovation Week – Mais completo evento sobre inovação e tecnologia da América Latina, que acontece entre os dias 13 e 16 de janeiro no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro.
Decentraland – Um dos maiores e mais reconhecidos metaversos da atualidade.
Cloudwalk – Rede de meios de pagamento inteligente que processa crédito, débito e centenas de outros produtos de pagamento usados no deep learning e blockchain.
Metacast – “Podcast” no metaverso.
Fortnite – É um jogo eletrônico compartilhado por inúmeras pessoas.
Sobre a CNN Brasil
A CNN Brasil começou a operar em 15 de março de 2020, produzindo conteúdos multiplataformas, com notícias transmitidas na TV, rádio, site, aplicativo e YouTube e, ainda, em perfis nas redes sociais Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn, pushes, notificações, newsletters e podcasts.
A emissora já conquistou 20 prêmios e, em seu elenco, figuram alguns dos jornalistas mais reconhecidos do público nacional, além de novos talentos do telejornalismo.
Leia também:
Empresas assinam acordo para fornecer serviços de negociação de ativos digitais
Relacionamentos e negócios no metaverso
BB no metaverso | Banco do Brasil se lança no metaverso