Home Lançamentos BB no metaverso | Banco do Brasil se lança no metaverso

BB no metaverso | Banco do Brasil se lança no metaverso

por Paulo Fernandes Maciel

O Banco do Brasil entra no metaverso ao lançar um jogo no chamado BB no metaverso, ambiente virtual que replica a realidade. O cenário do game é a cidade virtual “Complexo”, servidor de RolePlay do jogo GTA. O que coloca o BB no metaverso Banco do Brasil (BBAS3). A operação ocorre na cidade virtual do Complexo, servidor de RolePlay no jogo GTA. como o banco pioneiro no Brasil ao aderir esse ambiente imersivo.

No Game BB no metaverso lançado dia 13/12 é possível abrir contas para o Avatar – “conta avatar”

Segundo o BB no metverso o jogador poderá abrir contas e receber benefícios para seu personagem (avatar). Ele também tem a oportunidade de ter empregos, como o de abastecedor de caixa eletrônico, com a responsabilidade de trabalhar com remessas de valores, inclusive, dirigindo o carro forte, exatamente como na vida real.

BB no metaverso

Nesse imersivo serão possíveis passeios virtuais à sede do BB em Brasília com direito a um tour pelo prédio histórico que abriga o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB-RJ), acompanhando de perto a exposição “Egito Antigo”.

Segundo o Banco, sua carreta gamer, a Game Box, circula no Brasil, também estará dentro do mundo virtual, do BB no metaverso com uma interação bancária, inclusive abrindo uma “conta avatar”; assim como a gestora de fundos BB DTVM, que no game terá também uma escola de surfe (já que a companhia hoje patrocina as atletas olímpicas da modalidade Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima, além da surfista cearense Juliana dos Santos).

BB no metverso

“Estar junto com o BB em uma ação direcionada ao universo dos games agrega valor à gestora, nos posicionando como uma empresa transformadora que proporciona experiências únicas para essa nova geração. Além disso, é uma excelente oportunidade para trabalharmos o conceito de educação em investimento tão importante para o público e a sociedade em geral”, afirma Isaac Marcovistz, gerente executivo de produtos, comunicação e marketing da BB DTVM.

“Esse ambiente virtual que interage com elementos do mundo real, amplia a nossa plataforma de eSports; ao tratar de dinheiro, de investimento e de simulação de situações presenciais dentro da realidade virtual. É mais um passo para a construção do futuro de uma instituição bicentenária e ávida pelas inovações que proporcionam experiências colaborativas e imersivas.” É o que declarou Tadeu Figueiró, gerente executivo do Banco do Brasil.

Como jogar o BB no metaverso


Para jogar precisa seguir os seguintes passos:

Acessar o aplicativo de mensagens Discord e entrar na sala exclusiva do Complexo, por meio do link complexo.gg;
Cadastrar seu perfil na aba Whitelist do Discord e aguardar a aprovação;
Quando aprovado, baixar e instalar o FiveM (tendo o GTA V já instalado no computador);
E por fim, acessar o aplicativo, fazer o login com sua conta e selecionar o servidor do “Complexo” para jogar.

O cenário do game é a cidade virtual “Complexo”, servidor de RolePlay do jogo GTA.

Conceito de Metaverso

O conceito de metaverso não é novo. Desde a década de 1990, inspirados por filmes de ficção científica, com experimentos de holografias (hologramas) em filmes de ação; pesquisadores e engenheiros do Vale do Silício sonham com um mundo imersivo em que computadores seriam tão presentes no dia a dia a ponto de os usuários ignorarem sua presença.

Fiilmes relativamente recentes como Matrix que inclusive está por ser lançado o Matrix 4; esse mais completo fazendo uma releitura dos anteriores com mais intensidade e interação com o univero paralelo ou “mundo dos avatares” .

Virtualização direta no metaverso

As primeiras tentativas de criar algo do tipo inevitavelmente optaram pela virtualização sem interação direta com o real. Um dos casos mais famosos é o do jogo Second Life, que surgiu em 2003; um ano antes de Zuckerberg criar o então “The Facebook” no seu dormitório em Harvard, e trouxe a proposta de emular o mundo real com a ajuda de avatares.

Com o Facebook tendo adiquirido Óculus VR, pode avançar em experiênciqs de Realidade Virtual, e Realidade Aumentada; com isso acumulando expertises que levou o seu Executivo Zuckerberg a mudar recentemente o nome para META.

Várias empresas seguem a mesma linha desenvolvendo tecnologias para esse novo universo virtual; gigantes como a NVIDIA, Microsoft, desenvolvedoras gamer Epic Gmes, Roblox e marcas famosas como Nike, Adidas e outras.

Leia também:

Novas profissões Metaverso já estão em curso

Para especialista, metaverso pode melhorar processos de aprendizagem

O Metaverso | futuro inevitável já está presente

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações