Novas profissões Metaverso as profissões que nossos filhos rão trabalhar
O Metaverso ganhou um impulsionamento muito grande quando o Facebook resolveu declarar que estava entrando oficialmente para este universo e inclusive mudando seu nome para META. Dado o momento atual, novas profissões metaverso passaram a se tornar mais importantes.
O metaverso exige mais conhecimentos e algumas novas profissões. Em outras palavras, as profissões que nossos filhos irão trabalhar!
A proposta de que os usuários do metaverso possam interagir usando avatares exige novos conhecimentos e habilidades. E para criar essa novidade, novas profissões metaverso entram em cena.
O Portal Época Negócios, por exemplo, listou algumas dessas profissões do futuro. Acompanhe.
Novas profissões Metaverso: confira algumas atualizações
1- Cientista de pesquisa do metaverso
Cientistas de pesquisa do metaverso estão no top 1 da lista de novas profissões metaverso. Eles terão que construir algo parecido com a teoria de tudo. Em outras palavras, terão que fazer com que o mundo inteiro se torne visível e acionável digitalmente.
O ponto alto da questão, de acordo com a Época Negócios, são: jogos, anúncios, controle de qualidade em fábricas, saúde digital e conectada, etc.
Habilidades: além de dominar o quesito programação, o candidato precisa ser um expert em deep learning, visão computacional, computação gráfica ou imagem computacional.
2 – Estrategista de metaverso
Eles serão os responsáveis pela estratégia de todo o portfólio de oportunidades. Ou seja, eles deverão identificar oportunidades de mercado, e de forma estratégica, conduzir cases, influenciar roteiros, desenvolver métricas, etc.
Entre as possíveis habilidades, estrategistas metaverso deverão ter conhecimentos em modelos de negócios e marketing de HW/SW/SaaS/PaaS, além de uma mentalidade empreendedora e experiência em gerenciamento.
3 – Desenvolvedor de ecossistemas
O desenvolvedor de ecossistemas metaverso será o grande responsável pela construção de um ecossistema. Além disso, vai coordenar parceiros e governos para garantir que as várias funcionalidades criadas alcancem a devida proporção. Entre as habilidades estão: relações institucionais e entendimento da indústria de XR.
4 – Gerente de segurança
O metaverso precisa ser um lugar seguro, e para isso, um gerente de segurança do metaverso é mais do que necessário. Dessa forma, este profissional precisa prever, com muita precisão, como as funcionalidades respondem.
Para responder a altura; o gerente de segurança do metaverso possivelmente será um engenheiro de tecnologia com especialização em segurança de sistemas.
5 – Construtor de hardware do metaverso
Um fato sobre metaverso é que ele não será construído apenas em código. Para proporcionar a experiência ao usuário, tornam-se necessários sensores, câmeras, fones de ouvido e óculos virtuais, por exemplo. Afinal de contas, o grande objetivo é criar um mundo digital que se entrelaça com o mundo físico real.
Entre suas habilidades; o construtor de hardware deverá ter vasta experiência com hardwares e ser capaz de trabalhar eletrônicos de consumo mais complexos.
6 – Storyteller do metaverso
O storyteller é o grande responsável pela projeção das “missões imersivas”. Em outras palavras, esse profissional será responsável pela linha de experiência no metaverso; além de cenários de treinamento para militares, oportunidades de marketing na forma de narrativas para empresas, sessões de psicologia, entre outras situações.
A grande questão aqui é a formação:
O que é preciso para ser um bom contador de histórias? Talvez um pouco de literatura, mas acredito que muito marketing para fazer dar certo.
7 – Construtor do novo mundo
Vamos falar de gameficação? Essa é a palavra-chave. O fato é que para construir novos mundos, o construtor deve conhecer muito sobre os designers de games. Além disso, é preciso ter a visão do todo. Afinal, não pode faltar inspiração para criar algo que ainda não existe, seja em soluções ou produtos. A sugestão de formação aqui é: designer gráfico com experiência em 3D e realidade virtual.
8- Especialista em bloqueio de anúncios
Olha o nosso sonho virando realidade… Muitas empresas vivem da venda de anúncios. A Meta (ex-Facebook), é uma delas. No metaverso, provavelmente, muitas empresas seguirão este caminho. No entanto, a invasão comercial poderá ser detida, e os especialistas em bloqueio de anúncios terão papel primordial nisso. Então será preciso conhecimento em codificação e acesso ao código-fonte do metaverso.
Por Mauricio Conti:
Engenheiro de Computação, founder do Simples ID, CPO wconnect, Conselheiro Administrativo; Profissional de tecnologia e Saúde Digital, influenciador digital nas áreas de Blockchain e NFT.
Leia também
Mesh para Microsoft Teams visa tornar a colaboração no “metaverso” pessoal e divertida
O Metaverso | futuro inevitável já está presente
Aposta de dono do Facebook, metaverso pode melhorar experiências educacionais