Home Artigos Operações portuárias mais seguras com drones

Operações portuárias mais seguras com drones

por Paulo Fernandes Maciel

Wilson Sons inicia testes com drones para tornar operações portuárias mais seguras, eficientes e sustentáveis

A Wilson Sons, reconhecida pela sua ampla experiência de mais de 187 anos, iniciou, em janeiro, os testes com drones, no Porto de Salvador, os quais realizaram entregas e coletas em embarcações. Os veículos aéreos não tripulados são da empresa Speedbird Aero, especializada no projeto, fabricação e operação de drones. O projeto da Wilson Sons visa tornar as operações portuárias mais seguras

A utilização de drones para entregas no ambiente portuário é inédita nos portos brasileiros, contribuindo, por meio da inovação e da adoção de novas tecnologias, com o desenvolvimento do setor no País.

Em utilização inédita de veículos aéreos não tripulados no País, empresa realiza entregas e coletas em embarcações no Porto de Salvador tornando as operações portuárias mais seguras

operações portuárias mais seguras

Wilson Sons Agência Marítima faz testes de entregas com drone para permitir operações portuárias mais seguras

A Speedbird Aero é líder em soluções de logística aérea não tripulada e foi a primeira empresa a obter, em 2022, a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar sistemas aéreos não tripulados (UAS), além da linha de visão (BVLOS, operação sem contato visual entre piloto e aeronave e sem necessidade de observador auxiliar para voos de longa distância). A Speedbird já tem operação internacional, em Singapura, na Ásia, país que é referência em inovação portuária.

“Os testes realizados com drones são um marco de inovação no setor portuário brasileiro, gerando soluções tecnológicas ainda mais seguras, eficientes e sustentáveis. Nossa Agência Marítima, a mais antiga em operação no País, junto a outras áreas da Wilson Sons, se antecipa a mudanças, contribuindo com avanços na infraestrutura portuária e no desenvolvimento nacional”, afirma Flávia Carvalho, diretora-executiva da Agência Marítima da Wilson Sons, acrescentando: “Todas as autorizações e licenças necessárias para a operação foram obtidas com as autoridades competentes, e, assim, a atividade é feita com total segurança garantida pela Speedbird, que é um valor e uma exigência inegociável para a Wilson Sons”.

Empresa é líder em inovação aberta


A Wilson Sons, que vem inovando ao longo dos seus mais de 187 anos de história e possui uma área específica para inovação tecnológica desde 2019, é reconhecida pelo protagonismo na adoção de novas tecnologias e colaboração com startups, buscando a excelência das operações. Junto a outras empresas, a companhia liderou, em 2022, a fundação do Cubo Maritime & Port, primeiro hub do setor marítimo e portuário latino-americano dedicado a promover o ecossistema de inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias.

Em 2024, a empresa foi reconhecida, pelo terceiro ano consecutivo, como líder em inovação aberta, na categoria Transporte e Logística, de acordo com o Ranking 100 Open Startups. A Wilson Sons também é uma das 150 empresas mais inovadoras do país, segundo pesquisa da PwC. A companhia está no Top 5 do setor de Transportes e Logística, conforme o Anuário Valor Inovação Brasil, elaborado a partir de minuciosa pesquisa da Strategy, consultoria estratégica da PwC, em parceria com o Valor.

Sobre a Wilson Sons


Reconhecida pela sua ampla experiência de mais de 187 anos, a Wilson Sons tem abrangência nacional e oferece soluções completas para mais de 5 mil clientes, incluindo armadores, importadores e exportadores, indústria de energia offshore, projetos de energia renovável, setor do agronegócio, além de outros participantes em diversos segmentos da economia.

Saiba mais clicando aqui

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações