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Motoapps em São Paulo deslocamentos em lugares desassistidos

por Paulo Fernandes Maciel

Deslocamentos rotineiros são principal finalidade para uso de motoapps em São Paulo

Assim como São Paulo e sua região metropolitana, a mobilidade urbana e os motivos pelos quais a população está em constante deslocamento estão sempre se transformando: 3 em cada 4 usuários de motoapps (75%) têm como principal uso do serviço os deslocamentos rotineiros, como trabalho e faculdade, 83% deles fizeram a última viagem em moto por causa da agilidade e 8 em cada 10 (84%) se mostram favoráveis à regulamentação do serviço de transporte de pessoas por moto via aplicativo. Os dados são do Instituto Datafolha, em parceria com a Uber.

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“Uber Moto tem alcançado um crescimento fenomenal, principalmente entre as mulheres, que adotaram a opção como o meio principal de uso, muito motivadas também pela segurança social que o modal proporciona. Vale ressaltar que das viagens feitas na cidade de São Paulo durante a operação da modalidade, mais da metade delas aconteceu chegando ou terminando nas proximidades de pontos de transporte público”, afirma Laura Lequain, head de Uber Moto no Brasil.

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Pesquisa inédita do Datafolha aponta que 75% dos usuários usam o motoapps como modal para ir e voltar do trabalho e faculdade.

Comparado com a população, o usuário de moto por aplicativo é mais jovem, e maior entre mulheres (53%), tem uma média de idade de 31 anos, ante uma média de idade de 44 anos da amostra total (incluindo não-usuários). Para o público total de mulheres respondentes, 44% disseram que fazer as viagens em moto é mais seguro que andar a pé e 73% afirmam que é mais prático para pedir.

8 em cada 10 são favoráveis à regulamentação do serviço.

O preço também é um fator relevante para esse resultado, já que 52% das pessoas que utilizaram o modal pela última vez fizeram o uso devido ao preço. O percentual é maior entre pessoas economicamente ativas (83%), sendo 67% delas com ensino médio completo e 65% das classes C,D e E. Além disso, 68% concordam que as motos por aplicativos aumentaram o acesso das pessoas a um transporte de qualidade. Entre quem não utiliza atualmente o serviço, 52% responderam que o preço mais baixo seria o principal motivador para o uso.

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53% dos usuários são mulheres com idade média de 31 anos.

Dos moradores da capital, 6 em cada 10 consideram usar o serviço de moto por aplicativo se ele estivesse disponível, sendo que a maioria (54%) usaria sempre ou às vezes.

Regulamentação do serviço de Motoapps

Cerca de 8 em cada 10 (84%) se mostram favoráveis à regulamentação do serviço de transporte de pessoas por moto via aplicativo. O percentual é maior entre as mulheres (86%), na classe DE (87%), com ensino fundamental e médio (85%) e na região metropolitana (87%).

Motoapps e a Geração de oportunidades e renda

Quase a totalidade das pessoas entrevistadas (95%) concorda que moto por aplicativo ajuda muita gente a complementar a renda. Cerca de 9 em cada 10 concordam também que tem menor tempo de deslocamento (94%), é ideal para percursos curtos (88%), reduz a desocupação por ser uma opção de trabalho (86%) e é uma boa alternativa para a falta de transporte público (85%).

Segurança

A segurança é um tema de destaque para os usuários de motocicletas por aplicativo. Embora todos os itens listados sejam considerados importantes, destacam-se: fornecer capacete (93%), cumprir regras de trânsito (90%), ter todos os equipamentos de segurança (88%) e ser experiente (88%).

Sobre a pesquisa


O Datafolha entrevistou 1.807 pessoas de 18 anos ou mais de todas as classes econômicas na Capital e cidades da Região metropolitana de São Paulo. As entrevistas aconteceram entre 16 e 23 de dezembro de 2024, com abordagem pessoal e aplicação de questionário estruturado em tablet com 12 minutos de duração média. A margem de erro máxima da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

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