Home Artigos LATAM abre vagas para comissários de voo e copilotos no Brasil

LATAM abre vagas para comissários de voo e copilotos no Brasil

por Paulo Fernandes Maciel

LATAM abre vagas e são quase 900 vagas para comissários de voo e copilotos no Brasil

A LATAM Brasil, maior empregadora do setor aéreo nacional com 20,5 mil funcionários, acaba de anunciar a abertura de seu processo seletivo para tripulantes técnicos e de cabine em 2025. O novo investimento é anunciado logo após a companhia bater o recorde de mais de 1 mil contratações de tripulantes no país em 2024.

No novo ano processo seletivo da LATAM no Brasil, serão abertas 738 vagas para Comissários de Voo e 157 vagas para Copilotos, disponíveis para inscrição a partir de 14 de fevereiro de 2025 em Link.

Empresa aérea LATAM, que mais investe no Brasil abrirá inscrições a partir de 14 de fevereiro de 2025 para quem quer fazer parte de seu grupo de voo no país; Serão 738 vagas para tripulantes de cabine e 157 vagas para tripulantes técnicos

“A abertura de quase 900 vagas para o complemento do nosso grupo de voos em apenas 1 ano é mais um reforço do forte investimento que a LATAM tem feito no Brasil e de como é possível, com o devido planejamento, investir de forma eficiente e sustentável em um setor fundamental para a nossa economia e sociedade”, afirma Jefferson Cestari, diretor de Recursos Humanos da LATAM Brasil.

SAIBA MAIS SOBRE AS VAGAS

Tripulantes de cabine – para se cadastrar nesta vaga, os requisitos são:

• Ser maior de 18 anos;
• Formação: Ensino Médio Completo;
• Certificado Médico Aeronáutico (CMA), com validade mínima de 1 ano – no ato da inscrição;
• Imprescindível: Aprovação no exame teórico ANAC (Banca ANAC) – no ato da inscrição;
• Imprescindível: Experiência de trabalho em áreas de serviços, cargos de atendimento ao cliente e/ou vendas;
• Diferencial: Inglês e/ou Espanhol;
• Passaporte Brasileiro válido – no momento da admissão;
• Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) | Vacina de Febre amarela (FA) – no momento da admissão.

As inscrições estarão abertas de 14 a 19 de fevereiro de 2025 em: Link. Importante que o perfil do candidato no Trabalhe Conosco esteja utilizado e que o e-mail de contato cadastrado seja preferencialmente @gmail.
Vale reforçar que, uma das mudanças implementadas pela LATAM para garantir processos seletivos mais diversos e inclusivos para tripulantes de cabine, diz respeito à exigência do idioma (inglês ou espanhol), que deixou de ser obrigatória e passou a ser desejável para o cargo. A companhia continua a aplicar o teste de idiomas para mapeamento, mas os critérios para a escolha dos candidatos são agora totalmente baseados em outras capacidades técnicas para exercício da função e em suas competências comportamentais.

Outra iniciativa para democratizar o processo seletivo é a realização de 90% das suas etapas de forma online, com apenas exames e entrevista final presencial em locais próximos ao candidato. Isso contribui para que pessoas de todos os estados possam se candidatar e participar das etapas sem a necessidade de deslocamento até São Paulo, como era feito anteriormente até 2022.

LATAM
Formatura Comissários(as) de Voo da LATAM Brasil
Crédito: Divulgação LATAM

Tripulantes Técnicos – para se cadastrar nesta vaga, os requisitos são:

• Experiência mínima de 150 horas totais de voo de avião;
• Licença de Piloto Comercial de Avião;
• Habilitação IFRA;
• Habilitação MLTE ou Tipo;
• CCT de PLA;
• ICAO 4 ou Superior com validade mínima de 1 ano – no ato da inscrição;
• CMA de primeira classe com validade mínima de 1 ano – no ato da admissão;
• Curso Superior Completo;
• Passaporte brasileiro válido – no momento da admissão;
• Diferencial: Visto Americano (B1/B2) válido;
• Diferencial: Curso de jet training ou habilitação Tipo.
O prazo para inscrição vai de 14 a 23 de fevereiro de 2025 em: Link. Importante que o perfil do candidato no Trabalhe Conosco esteja utilizado e que o e-mail de contato cadastrado seja preferencialmente @gmail.

Vale destacar que a LATAM superou em 70% a meta de contratação de tripulantes técnicos para o ano de 2024.

Integração de novos pilotos e pilotas da LATAM Brasil
Crédito: Divulgação LATAM

Após a seleção e aprovação no processo, os tripulantes passarão pelos devidos treinamentos oferecidos pela LATAM antes de seguir para o voo.

COMO É O TREINAMENTO DE TRIPULANTES DE CABINE NA LATAM

A LATAM oferece um treinamento completo para todos os seus tripulantes de cabine que atuam em voos domésticos no Brasil e internacionais de curta e longa distância. O treinamento inicial, ou seja, para recém contratados, tem uma carga aproximada de 234 horas e as atividades são aplicadas e conduzidas especialmente de acordo com o modelo da aeronave que o tripulante irá voar e suas configurações.

Os treinamentos são tanto online quanto práticos, e englobam simulação de atividades como pouso na água ou em floresta/mata; operação de portas e saídas de emergência da aeronave; manuseio das galleys (cozinha do avião); evacuações de emergência; primeiros socorros; atividades com fumaça e técnicas de resgates de passageiros nessas situações; além de aulas de serviço de bordo e atendimento.

COMO É O TREINAMENTO DE PILOTOS NA LATAM

O treinamento de tripulantes técnicos que acabaram de entrar na LATAM conta com uma duração média de 3 a 4 meses e é dividido em 3 fases:/

Treinamento de Solo: primeira etapa, em que os novos pilotos estudam os sistemas da aeronave, temas técnicos, organizacionais, de legislação e regulamentação aeronáutica. Hoje, grande parte desse treinamento é online, enquanto os treinamentos práticos são realizados presencialmente na Academia Corporativa LATAM.

Simulador de Voo: após a conclusão da fase de treinamento de solo, avançam para o treinamento em simulador, realizado em duplas com um instrutor qualificado, em centros de treinamento certificados. Nesta fase, são preparados para lidar com cenários normais e anormais. O treinamento é finalizado com uma sessão de avaliação por um examinador credenciado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que confirma a aptidão dos pilotos para prosseguir à fase final de treinamento.

Instrução em Rota: essa é a fase final e de adaptação aos voos da LATAM, em que os pilotos, acompanhados por um comandante instrutor, conhecem a rotina da empresa e se familiarizam com os seus aeroportos e locais de operação. Esta é a última etapa para qualificá-los como copilotos ou comandantes. Embora já estejam preparados desde a fase de instrução em simulador, devem passar por uma avaliação final em rota para voar regularmente sem a presença de um instrutor.

Após o treinamento inicial, todos os pilotos da LATAM passam anualmente por treinamentos e exames de revalidação.

LATAM
Treinamento de pilotos(as) na Academia Corporativa LATAM
Crédito: Divulgação LATAM

MAIS CAPACITAÇÃO

Em dezembro de 2024, a LATAM inaugurou no Brasil a Escola LATAM, um programa profissionalizante para o desenvolvimento de carreiras no mercado de aviação no País. Inicialmente voltada para a formação de novos mecânicos aeronáuticos, as aulas da Escola LATAM foram iniciadas em janeiro de 2025, com uma primeira turma de 70 funcionários bolsistas da própria empresa. A LATAM, vale destacar, é a única companhia aérea brasileira a ter um Centro de Instrução certificado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para a formação de mecânicos de manutenção aeronáutica.

MAIS AVIÕES

Nos últimos dois anos, a frota da LATAM no Brasil cresceu 13%. É esse o resultado do recebimento pela companhia de 25 novas aeronaves direto de fábrica desde janeiro de 2023.

MAIS VOOS E ASSENTOS

Atualmente, a LATAM é a empresa aérea que mais adiciona voos e assentos ao mercado brasileiro, operando a maior malha aérea da sua história no País, com voos para 52 aeroportos em território nacional. Para 2025, a companhia prevê um crescimento de até 8% na sua oferta doméstica de assentos (ASK*) no Brasil.
Já na operação internacional, a LATAM é a companhia que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos próprios do País para 90 aeroportos no exterior. Em 2024, a LATAM inaugurou as rotas Brasília-Santiago, Curitiba-Lima, Fortaleza-Santiago e Recife-Santiago.

Sobre o Grupo LATAM

A LATAM Airlines S.A. e suas subsidiárias são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos e o Caribe.

O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A320, A320neo e A319.

LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as subsidiárias de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 19 aeronaves de carga. Essas subsidiárias de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.

Mais informações financeiras aqui.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações