Home Artigos IoT (Internet das Coisas) Internet das pessoas

IoT (Internet das Coisas) Internet das pessoas

por Paulo Fernandes Maciel
Internet

A Internet das … pessoas?

Internet

Muita gente tem tentado compreender o que é a IoT (Internet das Coisas).

Quão real ela é? Quais produtos e serviços serão impactados por seu uso e como? O que é preciso fazer para se preparar?

Mas, ler inúmeros artigos sobre o assunto, às vezes, não só deixa de responder a essas perguntas, como gera ainda mais dúvidas.

 

 

Alguns artigos apontam que a IoT, quando completamente implementada, será tão disruptiva que a sociedade;

( precisará pagar um salário mínimo para as pessoas que forem substituídas por máquinas e ficarem fora do mercado de trabalho).

Esta visão de um futuro distópico, com desemprego sistêmico e maciço;

Devido à tecnologia, parece plausível se considerarmos as tendências dos últimos 20 anos.

No entanto, acredito que há uma outra visão, mais positiva e propositiva que;

Ao contrário de isolar as pessoas – as conecta.

 

Leia também: Novo portal da APC by Schneider Electric

 

Vou explicar por meio de uma experiência de atendimento ao cliente pela qual passei recentemente e poderia ter sido frustrante;

Mas foi de fato bastante agradável.

 

 

 

Ao planejar uma viagem internacional para uma reunião de negócios, em vez de tentar reservar on-line, liguei para a nossa agência de viagens corporativas.

Depois de navegar em um breve menu no telefone eu estava conectado à “Maria” (nome fictício).

Maria imediatamente me encontrou pelo meu nome (eu liguei do telefone da minha mesa, gravado na agência).

Ela era simpática, profissional e me deu várias opções de voos, conseguiu um assento com espaço extra para as pernas, conhecia minhas preferências (assento na janela).

Ela notou, ainda, que eu estava voando no domingo e voltando sexta-feira;

E ofereceu um voo no sábado que economizou R$ 1.000,00.

Eu decidi sair um dia antes para poupar o dinheiro da empresa, ter um dia extra para fazer turismo e me recuperar do jet lag.

 

 

Agora, contraste essa experiência com o que tenho certeza que todos nós encontramos ao buscar esse tipo de serviço:

Ter que repetir informações pessoais todas as vezes que ligamos para o atendimento ao cliente (às vezes até na mesma chamada);

Sentindo que sabemos mais sobre os produtos do que o representante do serviço.

Nesse aspecto, uma coisa que me irrita é a manipulação da pesquisa de satisfação do cliente;

Onde todas as perguntas se concentram na pessoa que estava tentando ajudar, quando deveria ter foco no motivo pelo qual a ligação foi feita;

O que nos obriga a dar uma boa classificação, pois se sabe que a pessoa do centro de atendimento está sendo avaliada.

Enquanto isso, o produto ou serviço ruim pelo qual a ligação foi feita não está coberto no questionário.

 

Você pode estar pensando: “O que o serviço de atendimento ao cliente tem a ver com IoT”?

Afinal, IoT parece prometer menos interações humanas, uma vez que os produtos inteligentes estão conectados analiticamente e reduzirão grandemente a necessidade de trabalho humano.

Na verdade, muitas vezes o uso da IoT é baseado nesta proposição de valor.

Eu acredito que essa visão futurista não acontecerá em grande escala em curto prazo;

Já que a base instalada de equipamentos não possui conectividade com internet.

 

Internet facilitadora

 

No entanto, IoT pode fornecer valor antecipado, identificando produtos específicos por cliente;

E depois conectando-se a fontes de informação existentes (dados do produto, garantia, manutenção e consultoria especializada).

Usando a Internet das Coisas, as empresas podem ter melhores informações contextuais disponíveis para que a experiência do cliente seja aprimorada.

 

IoT ou IIoT (Industrial Internet of Things) poderia ajudar a tornar essas interações B2C e B2B mais centradas no ser humano de fato.

Imagine ligar para o atendimento ao cliente de um produto ou serviço;

E o representante da empresa possuir todas as informações pertinentes, antes de você começar a falar?

Eles não saberiam só sobre seus dados, mas também detalhes sobre o produto ou serviço que você está perguntando:

Modelo

Número de série;

Garantia, bem como informações de desempenho e poderiam entrar em contato com você antes mesmo de um problema ocorrer.

Então, melhor do que sujeitar os clientes a um processo frustrante de encontrar a pessoa certa para explicar a situação;

Os clientes e as empresas poderiam estar conectados em um compromisso menos estressante, talvez até agradável.

 

 

 

Seria a internet aplicada a favor das melhores interações humanas.

Seria a Internet não das Coisas, mas a Internet das Pessoas.

 

 

Artigo de Alan Satudi*

 

internet

*Alan Satudi é gerente de marketing de produto para ITD na Schneider Electric.

Formado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia São Paulo;

Alan Satudi é Gerente de Marketing de Produtos da Schneider Electric.

Há mais de 10 anos atuando na companhia, o executivo tem ampla experiência em:

Infra-estrutura elétrica, física e de climatização de precisão para sistemas de missão crítica, principalmente para Data Centers.

 

Sobre a Schneider Electric

A Schneider Electric é especialista mundial em gestão de energia e automação.

Com receita de 25 bilhões de euros em 2016, a companhia possui mais de 160 mil funcionários;

E atende clientes em mais de 100 países, ajudando-os na gestão e processos de energia para que seja segura, confiável, eficiente e sustentável.

Desde o mais simples switche até sistemas operacionais complexos;

A Schneider melhora a forma como seus clientes gerenciam e automatizam suas operações com tecnologia, softwares e serviços.

Com a estratégia de negócio Life Is On, as tecnologias conectadas da Schneider remodelam indústrias;

Transformam cidades e enriquecem vidas.

Saiba mais sobre a Schneider em: www.schneider-electric.com.br

Confira mais assuntos sobre data centers e a Schneider no OverBr

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações