Ferramentas do ambiente online são essenciais para o relacionamento com o cliente
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Quando o assunto é relacionamento com o cliente, o contato de maneira presencial é uma das etapas mais importantes, já que esse fator colabora de maneira profunda para que o público se identifique de forma mais pessoal com a marca, até a consolida-la no ambiente digital.
Entretanto, o comércio online não possibilita que a relação seja construída dessa maneira, sendo necessário que as empresas encontrem alternativas para corresponder às demandas de seus atuais e futuros clientes.
Colocar o público como centro da operação e fazer bom uso do ambiente digital são essenciais com a popularização do e-commerce
Com a era da digitalização, muitos negócios migraram para o ambiente digital.
Junto a isso, cresceu também o número de ferramentas e alternativas para melhorar a relação das empresas com o público, com o uso das redes sociais e de outros canais de comunicação;
Além de espaços para feedbacks e recursos que garantem maior agilidade na resolução de dúvidas e correção de problemas.
Colocar o cliente como ponto principal na operação é a melhor maneira de encontrar pontos problemáticos com antecedência e entender melhor os desejos do público-alvo.
E é nesse pensamento que se baseia o conceito de Customer Centric (Organização Centrada no Cliente ou Cliente no Centro, em tradução livre), que consiste em colocar o cliente no centro das ações da empresa.
Garantir que ele está satisfeito com o produto e com todo o processo de compra será um ponto levado em consideração, caso esse mesmo cliente queira adquirir um produto no futuro, aumentando as chances de que ele priorize a empresa anterior, ao invés de fechar a compra com um concorrente.
Usando o ambiente digital, online a seu favor
Facilitar os processos, tanto para o comprador, quanto para a marca, é um ponto importante para garantir que o cliente não se perca com a quantidade de informações, além de facilitar um possível encaminhamento por parte de um funcionário durante uma ligação para resolução de algum problema.
Além disso, com acesso fácil às principais informações, como questões referentes à troca de produtos, prazo de entregas e envio, o cliente se sente melhor assegurado, já que, em caso de algum problema, poderá recorrer às informações oficiais.
O bom aproveitamento das redes sociais é outro ponto que deve ser levado em consideração pelas marcas. A presença da empresa nesses espaços é essencial para criar uma relação mais próxima com o público, objetivo tão difícil de ser atingido em um ambiente unicamente digital.
Responder aos comentários feitos em redes sociais e em sites de avaliação, além de deixar claro o interesse pela opinião do consumidor antes e após o fechamento de um negócio, resulta em uma impressão positiva para atuais e futuros clientes.