Honda realiza teste bem-sucedido de lançamento e pouso de foguete experimental reutilizável
A Honda R&D Co., Ltd., subsidiária de pesquisa e desenvolvimento da Honda Motor, realizou um teste de lançamento e pouso de foguete experimental reutilizável*1 (6,3 m de comprimento, 85 cm de diâmetro, 900 kg de peso seco/1.312 kg de peso úmido) desenvolvido de forma independente pela Honda. O teste foi concluído com sucesso, sendo a primeira vez que a Honda pousou um foguete após atingir uma altitude de quase 300 metros.
Este teste marcou o primeiro teste de lançamento e pouso de foguete realizado pela Honda com o objetivo de demonstrar tecnologias essenciais para a reutilização de foguetes, como estabilidade de voo durante a subida e a descida, bem como capacidade de pouso. Com este teste bem-sucedido, a Honda atingiu os comportamentos pretendidos para o foguete durante o lançamento e o pouso (atingindo uma altitude de 271,4 m e pousando a 37 cm do ponto de toque do alvo, com uma duração de voo de 56,6 s), obtendo dados durante a subida e a descida.

Visão geral do teste de lançamento e pouso de foguete reutilizável Honda
Objetivo: Estabelecer as principais tecnologias necessárias para um foguete reutilizável
Local: Instalação da Honda em Taiki Town*2, Distrito de Hiroo, Prefeitura de Hokkaido, Japão
Data/Hora: 17 de junho de 2025. Horário de lançamento: 16h15
*1 Um foguete reutilizável, também conhecido como veículo de lançamento reutilizável (RLV), é um tipo de foguete que, ao contrário de um veículo de lançamento descartável (ELV) convencional, pode ser usado repetidamente em um curto período de tempo. Um foguete reutilizável é lançado na posição vertical, atinge uma altitude de cerca de 100 quilômetros e, em seguida, pousa de volta na Terra, mantendo a posição vertical.
*2 A cidade de Taiki, localizada no sudeste de Hokkaido, no Japão, vem se desenvolvendo como uma “cidade espacial” por meio de esforços conjuntos dos setores público e privado, e vários testes relacionados à aviação/espaço estão sendo conduzidos por uma ampla gama de organizações, incluindo a JAXA (Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial), empresas e universidades.

Medidas de segurança para testes de lançamento e pouso de foguetes Honda
Desde 2024, a Honda realiza com segurança testes de combustão de motores e testes de voo pairado para seus foguetes reutilizáveis em Taiki Town, no distrito de Hiroo, Hokkaido, Japão. Como em todos os testes anteriores, a Honda realizou este teste de lançamento e pouso priorizando a segurança e contando com a compreensão e a cooperação das autoridades e moradores locais.
Medidas de segurança específicas tomadas para este teste
Foi estabelecida uma área restrita com raio de 1 quilômetro. Durante o teste, o acesso à área foi restringido por meio da instalação de placas e portões, além da mobilização de agentes de segurança.
A área restrita foi definida calculando a área potencial onde o foguete poderia cair na Terra no caso de um corte de empuxo e adicionando uma zona de proteção suficiente (distância segura calculada com base nas diretrizes estabelecidas pelo Gabinete do Governo do Japão) que cobriria a área potencial onde uma onda de choque, dispersão de detritos ou bolas de fogo poderiam impactar no caso de uma explosão dentro da área de queda potencial.
O foguete experimental foi equipado com um sistema de segurança para evitar desvios de um corredor de voo, velocidade e condições de atitude pré-definidos, garantindo que não houvesse impacto além da área restrita.

Iniciativas da Honda nas áreas de pesquisa de foguetes
Conforme anunciado em 2021, a Honda vem investindo em pesquisa e desenvolvimento na área de tecnologias espaciais, considerando-a um espaço para assumir desafios e realizar os “sonhos” e o “potencial” de pessoas em todo o mundo, alavancando suas principais tecnologias. A Honda tem como objetivo permitir que as pessoas transcendam as restrições de tempo, lugar ou capacidade, tornando o cotidiano delas mais agradável. Exemplos de iniciativas da Honda para criar novo valor no ambiente espacial incluem pesquisas sobre um sistema de energia renovável circulante, tecnologias robóticas essenciais para uso no espaço sideral e foguetes reutilizáveis.
Inspiração
Inspirada pelo sonho de jovens engenheiros da Honda que queriam construir foguetes utilizando tecnologias essenciais acumuladas pela Honda por meio do desenvolvimento de vários produtos, como tecnologias de combustão e controle, a Honda iniciou a pesquisa de foguetes com base na crença de que ela tem o potencial de contribuir mais para a vida diária das pessoas ao lançar satélites com seus próprios foguetes, o que poderia levar a vários serviços*3 que também são compatíveis com outros negócios da Honda.
No mundo atual, grandes quantidades de dados são consumidas, com a crescente expectativa de maior utilização de um sistema de dados no espaço sideral por meio da expansão do uso de satélites. Diante dessa tendência, a necessidade de foguetes de lançamento de satélites também deverá aumentar nos próximos anos.
Nesse ambiente de mercado, a Honda decidiu assumir o desafio tecnológico de desenvolver foguetes reutilizáveis, utilizando tecnologias acumuladas pela Honda no desenvolvimento de vários produtos e sistemas de direção automatizada, com base na crença de que foguetes reutilizáveis contribuirão para alcançar o transporte sustentável.
Embora a pesquisa de foguetes da Honda ainda esteja na fase de pesquisa fundamental e nenhuma decisão tenha sido tomada quanto à comercialização dessas tecnologias de foguetes, a Honda continuará progredindo na pesquisa fundamental com o objetivo de desenvolvimento tecnológico de concretizar a capacidade tecnológica para permitir um lançamento suborbital até 2029.
Comentários de Toshihiro Mibe, CEO global da Honda sobre lançamento e pouso de foguete
“Estamos satisfeitos que a Honda tenha dado mais um passo à frente em nossa pesquisa sobre foguetes reutilizáveis com a conclusão bem-sucedida de um teste de lançamento e pouso. Acreditamos que a pesquisa de foguetes é um empreendimento significativo que alavanca os pontos fortes tecnológicos da Honda.
A Honda continuará a assumir novos desafios, não apenas para oferecer aos nossos clientes diversos serviços e valor por meio de nossos produtos, ao mesmo tempo em que aborda questões ambientais e de segurança, mas também para continuar a criar novos valores que tornarão o tempo e o espaço das pessoas mais agradáveis.
*3 Exemplos incluem sensoriamento remoto para monitorar condições da Terra, como aquecimento global e condições climáticas extremas, bem como constelações de satélites que permitem comunicação de longa distância, um componente essencial para recursos conectados de produtos de mobilidade.

Sobre a Honda no Brasil:
Em 1971, a Honda iniciava no Brasil as vendas de suas primeiras motocicletas importadas. Cinco anos depois, era inaugurada a fábrica da Honda Motos, em Manaus.
De lá para cá, a unidade produziu mais de 30 milhões de motos, com destaque para a CG, veículo mais vendido do Brasil, além de quadriciclos e de motores estacionários que formam a linha de Motores e Máquinas, também composta por motobombas, roçadeiras, geradores e cortadores de grama.
Para facilitar o acesso aos produtos da marca, em 1981 nasceu o Consórcio Honda, administradora de consórcios referência no mercado nacional, que faz parte da estrutura da Honda Serviços Financeiros, também composta pela Seguros Honda e o Banco Honda.
Dando continuidade à trajetória de crescimento, em 1992 chegavam ao Brasil os primeiros automóveis Honda importados e, pouco tempo depois, em 1997 a Honda Automóveis do Brasil iniciava a produção, em Sumaré (SP).
A segunda planta de automóveis da marca, construída na cidade de Itirapina (SP), foi inaugurada em 2019 e concentra, atualmente, toda produção dos modelos locais, enquanto a unidade de Sumaré se consolida como centro de produção de motores e componentes, desenvolvimento de produtos, estratégia e gestão dos negócios do grupo Honda.
Atualmente
Atualmente, mais de 2 milhões de automóveis da marca já foram produzidos em solo nacional. Durante esses anos, a empresa também inaugurou Centros Educacionais de Trânsito, de Treinamento Técnico, de Distribuição de Peças e de Pesquisa & Desenvolvimento.
Estruturou uma rede de concessionárias hoje composta por aproximadamente 1.300 endereços. Em 2014, em uma iniciativa inédita no segmento, a Honda inaugurou seu primeiro parque eólico do mundo, na cidade de Xangri-Lá (RS).
O empreendimento supre toda a demanda de energia elétrica das plantas de automóveis no interior de São Paulo e do escritório na capital paulista, reduzindo os impactos ambientais das operações da empresa. Em 2015, a Honda Aircraft Company anunciou a expansão das vendas do HondaJet, o jato executivo mais avançado do mundo, para o Brasil.